Início » Benefícios das Plantas » Cardo mariano – o que é, benefícios e como usar!

Cardo mariano – o que é, benefícios e como usar!

cardo mariano

O cardo mariano é uma planta medicinal, também conhecida como Cardo-leiteiro, Cardo-santo ou Serralha-de-folhas, muito utilizada para fazer remédios caseiros para problemas no fígado e na vesícula biliar, por exemplo.

O nome científico do cardo mariano é Silybum marianum e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

cardo mariano
cardo mariano

Também pode ser usado para aumentar a produção de leite materno, através da substância Silimarina que é extraída da planta. Além disso, as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pelo cardo mariano são reconhecidos há mais de 2.000 anos.

Existem registros datados do século I que indicam a utilização desta planta pelos romanos, como um agente protetor do fígado. Além disso, registros médicos datados dos séculos XVIII e XIX também citam no tratamento de males. A seguir, saiba mais a respeito das propriedades medicinais e dos benefícios proporcionados por esta planta.

Benefícios do cardo mariano:

O chá de cardo mariano é indicado para tratar casos de hepatite viral aguda e crônica, cálculos biliares, dispepsia, dor de barriga, cirrose causada pelo álcool e colesterol elevado. Além disso, esta planta tem a fama de ser um remédio para estados depressivos.

O cardo mariano ajuda a manter o fígado saudável e pode ser utilizado sempre que este órgão esteja sob tensão. Além disso, o que é geralmente visível pelo elevado número de enzimas hepáticas.

  • Antisséptico;
  • Aperiente;
  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatório;
  • Diurético;
  • Tônico;
  • Regeneradora;
  • Colagoga;
  • Depurativa;
  • Digestiva.

Como usar cardo mariano:

A planta cardo mariano pode ser utilizada de várias maneiras, servindo a diversas finalidades. Confira a seguir:

Chá das folhas: Evita o enjoo se ingerido 8 dias antes de uma viagem;

Decocção: Ferva duas colheres de sopa de folhas junto a ½ litro de água, durante 5 minutos. Além disso, beba em pequenos goles. Esta decocção favorece a digestão de alimentos ricos em gordura.

Tintura das sementes: A tintura das sementes são usadas para tratar males da uretra, do útero e hemorroidas.

Como fazer chá de cardo mariano:

Para preparar o chá de cardo mariano, use a proporção de duas colheres de sopa das folhas para cada meio litro de água. Além disso, em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, cronometre aproximadamente cinco minutos e desligue em seguida.

Tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida. Além disso, a dose indicada é de duas ou três xícaras ao dia, consumidos em goles pequenos e pausados.

beneficios do cardo mariano
beneficios do cardo mariano

Contraindicações:

O consumo do chá de cardo mariano é contraindicado para crianças, além de pacientes que tenham problemas renais, úlceras, gastrites ou hipertensão. Além disso, em doses excessivas, seu consumo pode causar problemas de queimaduras nas mucosas das vias digestivas, vômitos e diarreias, além de elevar a pressão arterial.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

1 comentário

  • […] 2 colheres (de chá) de sementes de cardo-mariano; […]

Deixe um comentário