Plantas medicinais

Hipericão combate estresse: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 23/09/2021)
hipericão

Hipericão é uma planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. O hipericão, conhecido também como erva-de-são-joão ou Hypericum perforatum, é usado desde a Grécia antiga.

hipericão o que e, benefícios, para que serve e como usar

Embora seja empregado como antidepressivo, não está livre de esconder certos perigos em sua administração. A planta medicinal recebe ainda os nomes: ibitipoca, milfurada ou hipérico verdadeiro, servindo como remédio caseiro para expulsar lombrigas, amenizar dificuldades respiratórias, estresse, ansiedade e problemas na vesícula biliar. Veja tudo sobre esta planta:

O que é hipericão?

O hipericão é uma plana medicinal, também conhecida como Erva-de-são-joão, Milfurada, Ibitipoca ou Hipérico-verdadeiro muito utilizada como remédio caseiro para combater a depressão, eliminar as lombrigas ou aliviar problemas respiratórios, por exemplo.

O nome científico do hipericão é Hypericum perforatum e esta planta pode ser comprada, na sua forma natural ou em forma de tintura, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, assim como em algumas feiras livres e supermercados.

Propriedades:

As propriedades desta planta incluem sua ação calmante, antidiarreica, anti-séptica, adstringente, vermífuga, antimicrobiana e sedativa.

Para que serve hipericão:

Esta planta serve para ajudar no tratamento de excesso de estresse, depressão, ansiedade, lombrigas, bronquite, asma, problemas na vesícula biliar, gastrite, diarreia, hemorroidas, gota, dores musculares, reumatismo, eritemas e feridas.

Modo de uso:

As partes usadas são suas flores para fazer chás ou emplastros, por exemplo.

  • Chá para ansiedade e estresse: Colocar 2 colheres (de chá) de flores hipericão em 500 ml de água fervente. Depois, deixar repousar 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia após as refeições.
  • Emplastro para reumatismo e dores musculares: Mergulhar um pano limpo ou uma compressa no chá de hipericão morno e aplicar sobre a região afetada.​

Malefícios:

Os efeitos colaterais desta planta incluem sensibilidade à luz solar, cansaço, dores de cabeça e reações alérgicas, quando utilizado em excesso.

Contraindicações:

Esta planta está contraindicado para grávidas e mulheres a amamentar, assim como para pacientes a fazer tratamento com anticoagulantes ou anti-retrovirais do HIV.

Sair da versão mobile