Plantas medicinais

Euphorbia usada para tratar paralisia: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 24/09/2021)
euphorbia

A euphorbia  é um arbusto ou arvoreta, lenhoso, de seiva tóxica e aspecto único e decorativo. Seu caule é ereto e ramificado, de textura suculenta quando jovem, mas que vai lignificando aos poucos. Os ramos são cilíndricos e verdes, verticilados e desempenham o papel da fotossíntese da planta. Eles são geralmente verdes, mas sob sol forte adquirem belas tonalidades alaranjadas e avermelhadas.

euphorbia

A planta é um tradicional ingrediente de chás medicinais e garrafadas (tipo de bebida feito a partir de ervas popularmente conhecidas como medicinais) e atribui-se a ela algumas características antitumorais, entretanto ainda não há comprovações científicas.

Ela despertou a curiosidade de um empresário nordestino, após a melhora de um familiar com câncer que realizou um tratamento com a planta, então, o empresário decidiu investir em pesquisas e, na fase pré-clínica (testes em células em cultura e em animais), foram demonstrados resultados positivos em diversos tipos de tumores sólidos.

Para que serve a euphorbia:

A euphorbia hirta possui mais benefícios medicinais, ela pode ser usada no tratamento de asma, bronquite, enfisema, tosse nervosa, catarro, febre do feno e disenteria amébica. Seu uso externo é indicado para queimaduras e também verrugas. Todas as partes dessa planta podem ser usadas, além do seu suco.

Para fazer o suco elas são cortadas quando estão florescendo e usadas frescas, para infusões, extratos líquidos e tinturas são usadas secas. Esta é uma erva picante, amarga e também anti-séptica que expele flegma e alivia espasmos.

Benefícios da euphorbia:

Curadores de todos os tempos foram certeza de que os benefícios da euphorbia está na seiva leitosa é um diurético, laxante, sudorífico, anti-emético, perturbador, ação analgésica e anti-helmíntico. Euphorbia usado para edema, paralisia, nonhealing úlceras, mordidas de animais portadores de raiva.

A seiva de algumas espécies deste género era utilizada como tratamento para vários cancros mais superficiais, como por exemplo alguns câncer de pele. A seiva pode também ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como por exemplo abcessos, reumatismo ou tosse.

Além das propriedades medicinais, a seiva de determinadas espécies é altamente comercial devido à presença de látex, utilizado em diversas industrias. As espécies do gênero euphorbia podem ser produzidas também para intuitos comerciais.

Por exemplo, as plantas conhecidas como Estrelas de Natal, são Euforbias muito vendidas no natal. Outras espécies (com porte arbóreo) são produzidas para a obtenção de madeira, muito apreciada para a produção de carvão.

euphorbia benefícios

Como usar a euphorbia:

Para dores reumáticas, passar o leite diluído de duas a três vezes ao dia. Para verruga e calo, pingar uma gota do látex no local.

Malefícios:

Não há relatos de efeitos colaterais ou contraindicações no uso, porém a substância leitosa que sai dessa segunda erva é prejudicial aos animais. Algumas espécies podem ser tóxicas e causar certos tipos de alergia.

Sair da versão mobile