Plantas medicinais

Gilbardeira combate varrizes: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 23/09/2021)
gilbardeira

Conheça a gilbardeira, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. De nome científico ruscus aculeatus L., a Gilbardeira é uma planta muito comum na Europa Mediterrânea, Sudoeste da Ásia e no Norte da África.

Além disso, a gilbardeira é conhecida por ser utilizada como ornamento em festas natalinas como um símbolo de prosperidade. Em alguns lugares do mundo, as pessoas consomem os seus brotos quando ainda estão jovens, o sabor lembra o do aspargo, embora os brotos sejam mais amargos.

Esta planta possui frutinhas vermelhas, semelhantes a cerejas, estas, porem, não devem ser consumidas pois são muito tóxicas e podem causar diarreia. Veja tudo sobre esta planta:

gilbardeira

O que é gilbardeira?

A gilbardeira é uma planta medicinal, popularmente utilizada para hemorroidas, para tratar varizes, para tonificar e reduzir o inchaço dos vasos sanguíneos e para melhorar a circulação sanguínea.

Normalmente, ela cresce espontaneamente nas encostas com sol dos países mediterrânicos, como Portugal por exemplo, e é um arbusto espinhoso, com caule e folhas pequenas verde escuro semelhantes a escamas, e frutos redondos e vermelhos, semelhantes a pequenas cerejas.

O nome científico da gilbardeira é Ruscus aculeatus, e pode ser encontrada na forma de cápsulas e comprimidos, que podem ser comprados em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Benefícios da gilbardeira?

Esta planta apresenta propriedades drenantes e levemente diuréticas e laxantes, assim como tonifica os vasos, esta planta atua tonificando, contraindo e reduzindo o inchaço dos vasos sanguíneos, incluindo hemorroidas inflamadas, prevenindo assim futuras lesões.

Além disso, gilbardeira serve para ajudar no tratamento de doenças venosas, como cãibras noturnas, sensação de peso e inchaços. Além de ser utilizada como diurético natural, varizes, hemorroidas, coceira, má circulação, dores na barriga da perna e no tratamento de problemas no fígado e rins.

Para que serve?

Esta planta serve para ajudar no tratamento de doenças venosas, como varizes, hemorroidas, dores, coceira, má circulação como sensação de peso e inchaços, cãibras noturnas na barriga da perna e no tratamento de problemas no fígado e rins. Além disso esta planta também pode ser utilizada como diurético natural.

Modo de uso:

Esta planta é utilizada na forma de em cápsulas, comprimidos ou pomada, contendo preparados com extratos das raízes da planta, que devem de ser tomados ou aplicados de acordo com as indicações do médico ou fitoterapeuta.

  • As capsulas de gilbardeira são indicadas para o tratamento da TPM, dores nas pernas, varizes, hemorroidas, cãibras e inchaço, sendo recomendada a toma de 3 cápsulas de 50 mg por dia, junto das refeições e com um copo de água.
  • A pomada de gilbardeira, é indicada para aplicar nas hemorroidas, varizes e em casos de dores nas pernas, 1 vez por dia.

Quais são as contraindicações?

Além disso, as contraindicações desta planta não são totalmente conhecidas, porém, grávidas, mulheres que amamentam ou crianças, não devem de tomar a cápsulas ou comprimidos sem indicação médica. Normalmente, esta planta não tem efeitos colaterais, mas raramente pode causar dor ou desconforto no estômago.

Sair da versão mobile