Murta – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Murta – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.56%) 9 vote[s]

Murta – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Murta possui muitas propriedades medicinais que podem colaborar com a nossa saúde. A Murta é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, ela apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada.

murta

Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra jasmim e flor-de-laranjeira. Os frutos desse arbusto são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.

Propriedades da Murta:

A Murta comum brasileira tem as seguintes propriedades medicinais: adstringente, antibacteriana, antileucorreica, antisséptica, antiespasmódica, digestiva, expectorante. Possui também taninos, óleos essenciais e resinas são os seus principais constituintes. Os componentes ativos deste arbusto são rapidamente absorvidos, dando à urina odor a violeta. Então, confira agora os Benefícios da Murta Para Saúde:

Benefícios da Murta Para Saúde:

  • O arbusto é famoso por ser um grande aliado contra a má digestão e complicações como prisão de ventre.
  • Além de facilitar a digestão, este arbusto tem uma ação expetorante e antisséptica do aparelho respiratório.
  • As folhas dessa planta possuem ação expetorante e antisséptica do aparelho respiratório.
  • Além disso, esta planta é adequada para a pele e para as gengivas.
  • Esta planta é útil também no tratamento de problemas do aparelho gênito-urinário como cistite, corrimentos vaginais e uretrites.
  • Ela contém ainda taninos, úteis no combate às diarreias.

Como Usar a Murta?

Podem utilizar-se as folhas, flores e bagas, frescas ou secas. Utilizam-se as flores frescas em guarnições e saladas. As folhas combinam bem com tomilho ou segurelha para temperar pratos de carne ou com funcho para temperar peixe.

Nos churrascos, queime uns raminhos do arbusto junto ao carvão, o que dará aos cozinhados um sabor semelhante ao zimbro. No sul da Itália, utilizam as folhas da como envoltório no fabrico de pequenos queijos.

murta beneficios

Como Usar a Murta no Jardim:

A murta é uma planta muito resistente e de fácil cultivo. Em climas frios, desenvolve-se melhor dentro de casa nos meses de inverno. No exterior, pode e deve plantá-la em lugar seco e abrigado.

Não a deve regar em excesso e tem de protegê-la da geada. As folhas podem ser colhidas durante todo o ano, as flores a partir de abril ou de maio e as bagas no outono ou, nalguns casos, na reta final do verão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *