Plantas medicinais

Murta combate diarreias: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 20/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
murta

A murta possui muitas propriedades medicinais que podem colaborar com a nossa saúde, é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, ela apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada.

murta

Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. Além disso, durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca. Os frutos desse arbusto são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.

Propriedades:

A murta comum brasileira tem as seguintes propriedades medicinais: adstringente, antibacteriana, antileucorreica, antisséptica, antiespasmódica, digestiva, expectorante. Possui também taninos, óleos essenciais e resinas são os seus principais constituintes. Além disso, os componentes ativos deste arbusto são rapidamente absorvidos, dando à urina odor a violeta.

Benefícios da murta para saúde:

  • O arbusto é famoso por ser um grande aliado contra a má digestão e complicações como prisão de ventre.
  • Além de facilitar a digestão, este arbusto tem uma ação expetorante e antisséptica do aparelho respiratório.
  • As folhas dessa planta possuem ação expetorante e antisséptica do aparelho respiratório.
  • Além disso, esta planta é adequada para a pele e para as gengivas.
  • Esta planta é útil também no tratamento de problemas do aparelho gênito-urinário como cistite, corrimentos vaginais e uretrites.
  • Ela contém ainda taninos, úteis no combate às diarreias.

Como usar a murta?

Podem utilizar-se as folhas, flores e bagas, frescas ou secas. Utilizam-se as flores frescas em guarnições e saladas. Além disso, as folhas combinam bem com tomilho ou segurelha para temperar pratos de carne ou com funcho para temperar peixe.

Nos churrascos, queime uns raminhos do arbusto junto ao carvão, o que dará aos cozinhados um sabor semelhante ao zimbro. Além disso, no sul da Itália, utilizam as folhas da como envoltório no fabrico de pequenos queijos.

benefícios da murta

Como usar a murta no jardim:

A murta é uma planta muito resistente e de fácil cultivo. Em climas frios, desenvolve-se melhor dentro de casa nos meses de inverno. Além disso, no exterior, pode e deve plantá-la em lugar seco e abrigado.

Não a deve regar em excesso e tem de protegê-la da geada. Além disso, as folhas podem ser colhidas durante todo o ano, as flores a partir de abril ou de maio e as bagas no outono ou, nalguns casos, na reta final do verão.

Sair da versão mobile