Os 10 Benefícios do Leite de Cânhamo Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 10 Benefícios do Leite de Cânhamo Para Saúde
4.7 (94.67%) 60 votes

Benefícios do Leite de Cânhamo Para Saúde é uma excelente opção, pois oferece uma grande riqueza de nutrientes para nosso corpo. Além disso, o Leite de Cânhamo são tão ou mais nutritivas que as sementes de chia e de linhaça, por exemplo.

Alguns estudos conduzidos por especialistas da área de saúde confirmam suas propriedades na prevenção de doenças cardíacas, osteoporose, diminuição do colesterol, pressão alta e de sintomas da TPM e menopausa.

Pouco popular no Brasil, a semente de Cânhamo é muito consumida no exterior, principalmente por sua capacidade nutritiva, alto teor de fibras e proteínas vegetais.

O que é de Cânhamo?

Embora não seja tão popular como o leite com amêndoas ou o leite de soja, o Leite de Cânhamo é uma alternativa vegana ao leite de vaca ou de cabra e é derivado do esmagamento e imersão de sementes de Cânhamo em água.

Geralmente, as sementes de Cânhamo são incorretamente associadas à maconha, então a ideia de beber Leite de Cânhamo é pouco atraente para algumas pessoas. No entanto, não há presença de tetraidrocanabinol nas sementes de Cânhamo.

O Leite de Cânhamo não está disponível em todos os lugares, mas à medida que mais pessoas descobrem os seus benefícios para a saúde, ele continuando ganhando popularidade.

O Leite de Cânhamo é elogiado pelos veganos e aqueles com intolerância à lactose, pois é uma bebida completamente natural e é conhecido por ser mais fácil de ser digerida do que o leite tradicional.

Valores Nutricionais do Leite de Cânhamo:

Muitas pessoas ficaram surpresas ao saber que o Leite de Cânhamo possui tantos nutrientes impressionantes, incluindo quase metade da sua necessidade de cálcio por dia em uma única xícara. Portanto, ele possui uma série de gorduras “boas”, como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, vitaminas B, vitamina A,

Vitamina E e proteínas, bem como alguns outros minerais, como potássio, ferro, magnésio e zinco. Também não há colesterol, e apenas 140 calorias por copo – um pouco mais alto do que o leite desnatado, mas não tão alto quanto o Leite normal.

Benefícios de Cânhamo Para Saúde:

Os benefícios do Leite de Cânhamo mais notáveis são aumento da cognição, fortalecimento do sistema imunológico, proteção da pele e ajuda na saúde cardiovascular, dentre outras.

Benefícios de Cânhamo Para Saúde da Pele:

Com níveis significativos de vitamina E e vitamina A, dois compostos antioxidantes que podem atuar em sua dieta, o Leite de Cânhamo é capaz de melhorar a saúde da pele, reduzindo a quantidade de estresse oxidativo, que pode proporcionar rugas, inflamação e outros sinais de envelhecimento.

Benefícios de Cânhamo Para Melhorar a Cognição:

Os altos níveis de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são importantes nesta variedade de leite, pois ambos os compostos estão ligados ao impulso no desempenho cognitivo, concentração e memória, tornando-se numa bebida popular para pessoas mais velhas que possuem um maior risco de doenças neurodegenerativas.

Benefícios de Cânhamo Para Melhorar a Saúde Cardíaca:

Não há colesterol no Leite de Cânhamo, mas há uma boa quantidade de potássio. Isso significa que você terá um menor risco de aterosclerose e acumulação de placa nas artérias, ao mesmo tempo em que reduz a pressão arterial graças às capacidades vasodilatadora do potássio.

Benefícios de Cânhamo Para Aumentar a Imunidade:

Estudos descobriram que as pessoas que bebem o Leite de Cânhamo regularmente têm um sistema imunológico mais forte, provavelmente devido ao alívio antioxidante e à riqueza de minerais críticos.

Benefícios de Cânhamo Para Melhorar a Densidade Óssea:

Existem muitos minerais diferentes no Leite de Cânhamo, incluindo altos níveis de cálcio, que são essenciais para melhoramento da densidade mineral óssea e diminuição do risco de osteoporose, além dos níveis notáveis de magnésio, zinco, potássio e ferro.

Benefícios de Cânhamo Para Reduzir os Sintomas da TPM:

A TPM pode afetar cerca de 80% das mulheres em idade reprodutiva, causando incômodos não só físicos, como emocionais, causados por um hormônio chamado prolactina. Especialistas afirmam que o ácido gamalinolênico, encontrado no Leite de Cânhamo, quando em contato com nosso organismo, ativa a produção de prostaglandina E1, um vasodilatador que reduz os efeitos da prolactina.

Alguns estudos indicam que o ácido gamalinolênico pode reduzir a dor e sensibilidade nos seios, depressão, irritabilidade e retenção de líquidos, sintomas associados à TPM. A eficácia deste mesmo ácido também é associada à melhora dos sintomas da menopausa.

Estudos sugerem que o ácido gamalinolênico, contido no Leite de Cânhamo, pode ajudar a regular as variações de hormônio e inflamações causadas pela menopausa.

Benefícios de Cânhamo Contem Alto Teor de Fibras:

As fibras são componentes fundamentais em uma dieta, principalmente se queremos emagrecer. Isso porque ela auxilia na absorção de nutrientes e no bom funcionamento do sistema digestivo, além de dar maior sensação de saciedade.

Em média, mulheres precisam consumir no mínimo 25 gramas de fibras por dia e este valor aumenta para 38 gramas para homens. O Leite de Cânhamo possui um alto teor de fibras em sua composição, com cerca de um grama em apenas 3 colheres de sopa do alimento.

Benefícios de Cânhamo Atua Como Fonte de Proteína Vegetal:

Sabemos que, por conta do alto consumo de carne que temos no Brasil, falta de proteína não é um problema que enfrentamos. No entanto, este consumo pode acarretar outros problemas, já que a carne possui um alto nível de gordura e pode ser prejudicial à nossa saúde.

O Leite de Cânhamo consegue ter ainda mais proteína por grama do que a semente de linhaça e chia, conhecidas por seu alto teor proteico. A proteína vegetal produz os mesmos efeitos em nosso organismo que a proteína animal, com a vantagem de ser ainda mais saudável.

Efeitos Colaterais de Cânhamo:

Existem poucos efeitos colaterais relacionados ao consumo do Leite de Cânhamo, mas nas variedades aromatizadas, você deve observar cuidadosamente a quantidade de açúcar. Mais açúcar significa mais calorias.

Além de um maior efeito nos níveis de açúcar no sangue. O consumo do Leite de Cânhamo com moderação deve atuar perfeita no corpo, já o consumo excessivo deve ser evitado para prevenção da obesidade e diabetes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *