Abeto Branco – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Biomédico pela UFRGS

Especialista do Cura Natural

Abeto Branco – O que é, Benefícios e Como Usar
4.5 (90%) 2 votes

Abeto Branco – O que é, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o Abeto Branco é popular como o rei das florestas, ele é uma planta majestosa e alta, por essa razão ela se destaca no meio de tantas outras plantas.

A árvore pode alcançar de 20 a 55 metros de altura, contém uma casca lisa, acinzentada e por ser uma planta gimnospérmicas suas sementes não produzem frutos.

Suas folhas são tanto masculinas como femininas, já o cheiro exalado por ela é limonado e o sabor é ligeiramente azedo.

Além dessas características físicas, a Abeto Branco possui uma série de particularidades que a transformam em um excelente remédio natural para doenças que podem afetam o corpo do ser humano.

O Abeto Branco é uma planta que possui diversas propriedades, tais como:

  • analgésica;
  • anti-espasmódico antisséptica;
  • contra-irritante;
  • expectorante;
  • antiescorbútico;
  • balsâmica;
  • diurética;
  • sudorífico.

As propriedades da planta Abeto Branco tem a capacidade de atuar contra a enfisema, bronquite, leucorreia, sudação e escorbuto.

Além disso, a planta é um remédio natural muito indicado para o tratamento de cistite, problemas menstruais, úlcera cutânea, frieiras reumatismo, varizes e outros tantos problemas.

Como Usar o Abeto Branco?

O Abeto Branco pode ser usado tanto de forma interna como de forma externa. O chá feito com essa planta serve de chá, para inalações e banhos.

Além disso, o óleo de terebintina, extraído da planta, também pode ser consumido. Se você deseja fazer o chá do Abeto Branco, os ingredientes e modo de preparo estarão abaixo.

INGREDIENTES:

  • Três colheres de de gomos da planta;
  • Um litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Leve os ingredientes ao fogo até que alcancem a fervura;
  • Depois, deixe o o líquido esfriando por 10 minutos;
  • A dosagem ideal é de três chávenas durante o dia.

Já com a essência do óleo de Abeto Branco é ainda mais fácil, é só ingerir de três a cinco gotas do óleo ao dia.

Se o seu propósito é aliviar dores reumáticas, o óleo também pode ser adicionado aos banhos. Em suma, quem deseja controlar a asma também pode fazer inalações do óleo de abeto.

Em ambas as situações, você só precisa pingar algumas gotas do óleo em água quente ou morna e aproveitar os benefícios que surgiram.

Efeitos Colaterais do Abeto Branco:

A utilização do Abeto Branco tanto de forma inalada, quanto por digestão, deve ser controlado e moderado, isso porque doses excessivas dessa substância podem provocar irritação do sistema nervoso central, principalmente, nas crianças.

Também não deve ser ingerido para quem deseja perder peso, tendo em vista que essa planta é muito calórica e gordurosa.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *