Início » Benefícios das Plantas » Beladona Alivia as crises de asma: veja os benefícios da planta

Beladona Alivia as crises de asma: veja os benefícios da planta

beladona

A beladona é uma planta da família das Solanaceae que possui as folhas em formato elíptico, possui muitas propriedades benéficas para tratar e prevenir doenças. Além disso são simétricas e sua coloração varia de tonalidades de verde ao castanho-esverdeado. Sua nervação é peninérvea e a superfície é seca e áspera. As flores são de coloração púrpura até castanho-amareladas.

Beladona Alivia as crises de asma: veja os benefícios da planta
beladona

Planta, também chamada de bela dona, bela dama, dama da noite e erva midriática, recebe o nome de beladona devido à sua aplicação na Roma antiga. As mulheres da época usavam o suco do fruto para dilatar suas pupilas.

Como uma forma de manter-se mais bonitas de acordo com a estética aceitada na época. O nome científico é Atropa L. e, apesar de ser extremamente intoxicante, ela é usada para desenvolvimento de alguns medicamentos. A beladona é rara e cresce em solos úmidos, principalmente perto de rios e lagos.

Usos da beladona:

O uso da beladona na medicina baseia-se na presença de um alcaloide em sua composição, conhecido como atropina. Dessa planta são usadas as folhas e as flores, e seus principais princípios ativos são a atropina, já citada anteriormente, a noratropina, atroscina e norhiosciamina – além de outros.

Sua indicação é para dilatação das pupilas, tratamento de doenças espásticas do trato biliar, cólico ureteral e renal, além de ser eficaz no alívio das crises de asma, das dores musculares, cólicas urinárias, gastrointestinais ou abdominais e na eliminação da prisão de ventre.

Benefícios da beladona:

A beladona possui um alto grau de toxidade, apesar disso, ela é utilizada em muitos remédios medicinais na homeopatia, pois foram realizados alguns estudos de como isolar a atropina a substância que causa o efeito tóxico quando utilizado em demasia. Confira

Outros benefícios da beladona para saúde:

  • Tem Ação Analgésico;
  • Parasimpatolítico;
  • Espasmolítico;
  • Inibidor da secreção.
  • Relaxante dos músculos lisos;
  • Reduz as dores das cólicas urinárias e da vesícula biliar;
  • Alivia as crises de asma;
  • É utilizado para reduzir os suores noturnos dos indivíduos que sofrem com a tuberculose;
  • É utilizado nos exames oftalmológicos por causa do efeito da atropina (dilatação da pupila ocular).
  • Indicada em casos de problemas bastante específicos do sistema nervoso ou da digestão.

Como fazer o chá de beladona:

O chá da beladona deve ser preparado por meio de infusão. Use a proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. Leve a água ao fogo e espere ferver. Em seguida, adicione e aguarde levantar fervura novamente. Após esse período, desligue o fogo e mantenha a mistura abafada por cerca de dez minutos. Coe e consuma uma xícara de uma a duas vezes ao dia.

Malefícios:

Os efeitos colaterais da beladona incluem alucinações, náuseas, cegueira, distúrbios gastrointestinais, dor de cabeça e alteração renal.

Além disso, se consumida em excesso, esta planta pode provocar envenenamento e perigo de morte. Dessa forma, os medicamentos feitos com esta planta devem ser utilizados com muito cuidado e apenas com orientação de um médico.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.