Uva Ursina – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Uva Ursina – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, a Uva Ursina (Arctostaphylos uva-ursi L.), pertencente à família das Ericáceas, também conhecida como buxilo, medronheiro, ursina, uva-de-urso e búxulo. Esta planta habita, principalmente, as regiões montanhosas da Europa, Ásia e América do Norte; ganhou o apelido de “uva de urso” (que originou o nome uva ursi) porque seu fruto – que são bagas de coloração vermelha – tem um gosto que não agrada muito o paladar humano, mas agrada bastante o dos ursos, que o consomem demais. Esta planta vem sendo utilizada como antisséptico e diurético do aparelho urinário há séculos, como forma de chás ou extratos das folhas. Mas seu chá, até hoje, é o destaque. Suas folhas verdes que podem ser colhidas a qualquer época do ano proporcionam benefícios ao organismo humano através do seu chá. Veja tudo sobre a Uva Ursina – O que é, Benefícios e Como Usar:Uva Ursina

O que é Uva Ursina:

A Uva Ursina é uma planta medicinal, também conhecida como buxilo, medronheiro, ursina, uva-de-urso ou búxulo, muito utilizada como anti-séptico e diurético, sendo muito eficaz no tratamento de infecções urinárias e dos órgãos genitais.

O seu nome científico é Arctostaphylos uva-ursi L. e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e mercados.

Propriedades da Uva-Ursina:

As propriedades da Uva Ursina incluem a sua ação antibacteriana, adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica e diurética.

Benefícios da Uva-Ursina:

A Uva Ursina serve para tratar cistite, pedras nos rins, infecções urinárias, inflamações na garganta, vaginites, corrimentos, inflamações da próstata, inflamações na uretra, blenorragias, diarreia e disenteria.

Modo de uso da Uva-Ursina:

A parte utilizada da Uva Ursina são as suas folhas.

Chá para infecção urinária: ferver 50 a 60 gramas de folhas de Uva-Ursina em 1 litro de água por, aproximadamente, 15 minutos. Beber 3 a 4 xícaras diariamente.

Efeitos Colaterais da Uva-Ursina:

Os efeitos colaterais da Uva-Ursina podem incluir irritabilidade, náuseas, vômito e insônia.

Contraindicações da Uva-Ursina:

A Uva-Ursina esta contraindicada para mulheres grávidas, crianças menores de 12 anos e indivíduos com problemas de estômago.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *