Ipeca – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Ipeca – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96.67%) 24 vote[s]

Conheça a Ipeca, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. A Ipeca é uma maravilhosa erva medicinal reconhecida em todo o mundo não só na medicina homeopática (homeopatia) como também pelo seu famoso xarope, sendo que é também designada por Ipecacuanha que significa “planta de doente de estrada”. Trata-se de uma planta que pode atingir os 30 cm de altura com apenas 2 anos e meio de idade. É originária de regiões húmidas, sobretudo das florestas tropicais da América, com especial destaque no Brasil, Venezuela, Equador, Bolívia, Colômbia e Peru. Veja tudo sobre esta planta:Ipeca

O que é Ipeca:

​A Ipeca é um pequeno arbusto de apenas 30 cm de altura, que pode ser usada como planta medicinal para induzir o vômito, cessar a diarreia e para soltar as secreções do sistema respiratório.

Ela também é conhecida como Ipecacuanha, ipeca-verdadeira, poaia e poia cinzenta, muito utilizada para provocar o vômito.

Seu nome científico é Psychotria ipecacuanha e pode ser comprada na forma de xarope em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

As partes utilizadas dessa planta para fins fitoterápicos são suas raízes e esta planta possui grandes folhas ovaladas em tom de verde escuro brilhantes e opostas, com flores brancas que depois de fecundadas transformam-se em pequenos cachos de frutos vermelhos.

Propriedades da Ipeca:

A Ipecacuanha possui emetina e cefalina, e pode ser usada no tratamento contra a diarreia causada por amebas, como expectorante pode ser útil em caso de gripe, bronquite e asma, e também atua como adstringente e anti-inflamatório

Benefícios da Ipeca:

A Ipecacuanha serve para induzir o vômito e para ajudar no tratamento de bronquite, pneumonia e infestação por amebas. Antigamente a Ipeca era utilizada em caso de envenenamento, mas esta indicação já não é aceite pela FDA, a agência que regulamenta a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos.

Modo de uso da Ipeca:

A Ipecacuanha é uma planta tóxica e só deve ser utilizada na forma industrializada. A superdosagem é de apenas 2g de suas raízes podendo causar graves problemas de saúde. Seus compostos podem chegar ao Sistema Nervoso Central e causar alucinações, podendo ser usada em rituais religiosos.

Efeitos Colaterais da Ipeca:

Após a ingestão excessiva ou prolongada dessa planta podem ocorrer gastrite, taquicardia, pressão baixa, arritmia cardíaca, convulsões, choque e pode levar até mesmo ao coma. Estes efeitos podem ser revertidos ao cessar sua ingestão.

Contraindicações da Ipeca:

A Ipecacuanha está contraindicada para crianças com menos de 6 meses de idade, durante a gravidez ou quando indivíduo ingeriu querosene, gasolina ou agentes corrosivos ácidos ou alcalinos. Por ser uma planta medicinal tóxica esta só deve ser usada sob indicação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *