Benefícios das Plantas

Fucus vesiculosus – o que é, benefícios e como usar!

fucus vesiculosus

A fucus vesiculosus possui propriedades medicinais que ajudam o organismo a combater diversas doenças. É uma alga e também pode ser conhecido como bladderwrack ou fava-do-mar. Já foi muito usado no século XVIII para o tratamento de asma e doenças de pele.

fucus vesiculosus
fucus vesiculosus

Porém, atualmente possui outras aplicações, sendo indicado para auxiliar no funcionamento adequado da tireoide e ajudar na perda de peso. Seus nomes não são muito comuns, mas podem oferecer diversos benefícios, principalmente por ser um remédio natural.

Ele pode ser utilizado em tratamentos contra doenças urinárias problemas estomacais, tosses, asma e principalmente doenças referentes à tireoide.

Propriedades da fucus vesiculosus:

A fucus vesiculosus é composta de algina, carragenina, iodo, potássio, bromina, mucopolissacarídeos, manitol, ácido algínico, ácido caínico, laminina, histamina, zeaxantina, proteína, vitaminas B-2 e vitamina C.

Sua composição é diversa, possui sais minerais, com destaque para o teor de iodo, vitaminas e provitaminas A e vitamina D, e substâncias com propriedades antioxidantes.

Benefícios da fucus vesiculosus:

Pelo alto conteúdo de iodo, estimula o funcionamento da tireoide, regulando a produção dos hormônios T3 e T4.  Por estimular a ação dos hormônios tireoidianos, ajuda a acelerar o metabolismo de glicose e ácidos graxos, contribuindo para queima de gordura.

Contém sais de potássio, que possuem ação diurética e ajudam a eliminar o inchaço. por conter componentes com ação anti-inflamatória e micronutrientes essenciais para saúde óssea articular, pode ser usado para reduzir inflamação ou dor nas articulações.

Seus compostos ativam, indiretamente, a microcirculação e melhoram a oferta de nutrientes para os tecidos. Pode atuar como protetor da mucosa digestiva e melhorar o funcionamento intestinal.

beneficios da fucus vesiculosus
benefícios da fucus vesiculosus

Contraindicações:

O consumo do fucus vesiculosus é contraindicado junto com medicamentos com hormônios para tireoide, pois pode acarretar em uma hiperatividade da glândula, além de causar sintomas como ansiedade, insônia e até problemas cardíacos, como taquicardia, hipertensão arterial e cardiopatias.

A administração oral não é recomendada para crianças, gestantes, lactentes, pessoas idosas ou portadores de patologias. A toxicidade pode causar a hiperatividade da tireoide. Além disso, pode conter certa quantidade de metais pesados e conteúdo alcoólico, que é característico. Por isso, não deve ser consumido sem orientação médica.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário