Gordura Poli-insaturada – O Que é, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Gordura Poli-insaturada – O Que é, Benefícios e Deficiência
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Benefícios da Gordura Poli-insaturada, entenda O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências que ela pode trazer para saúde. Além disso, as gorduras insaturadas subdividem-se em dois tipos, a gordura monoinsaturada e a Gordura Poli-insaturada, diferenciando-se uma da outra, principalmente, por sua estrutura molecular.

No entanto, as diferenças entre elas também são consideradas quando o assunto são os benefícios oferecidos ao organismo humano. Mas vale lembrar que ambas fazem bem à saúde.Gordura Poli-insaturadaGordura Poli-insaturada é um ácido graxo. Este tipo de gordura está muito presente em óleos de origem vegetal e peixes. Os principais tipos de Gordura Poli-insaturadas são o ômega 3 e o ômega 6.

Gordura Poli-insaturada: O que é?

A Gordura Poli-insaturada recebe esse nome principalmente por sua estrutura química, que apresenta mais de uma ligação dupla em sua molécula, por isso a denominação “poli”. Ela é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas através da alimentação.

Além disso, a gordura saturada também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. O único ponto negativo é que ela reduz tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o bom colesterol (HDL), mas isso não é motivo para evitar o consumo de alimentos ricos em Gordura Poli-insaturada.

Líquidas em temperatura ambiente e são encontradas basicamente em alimentos de origem vegetal. Podem auxiliar na redução do colesterol no sangue quando usadas no lugar da gordura saturada.

Fontes de Gordura Poli-insaturada:

As gorduras que contêm mais do que uma ligação dupla são consideradas poli-insaturadas. A recomendação é que a sua dieta inclua até 10 por cento de gorduras poli-insaturadas. Estes podem vir das seguintes fontes:

A seguir, confira os 5 Benefícios da Gordura poli-insaturada Para Saúde:

1. Benefícios da Gordura Poli-insaturada Para Controlar o Colesterol:

Melhora o perfil lipídico por diminuir a concentração de colesterol total e LDL. Alguns estudos mostraram efeitos deletérios dos ácidos graxos quando consumidos em grande quantidade, pelo aumento da suscetibilidade das partículas de LDL à oxidação.

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2. Benefício da Gordura Poli-insaturada Para Reduzir a Pressão Sanguínea:

Os ácidos graxos poli-insaturados podem ajudar a baixar a pressão arterial. Vários estudos mostram esse benefício. O estudo avaliou as dietas de várias pessoas e descobriu que as pessoas que consomem óleos de peixe e Gorduras Poli-insaturadas têm pressão arterial mais baixa.

3. Benefícios da Gordura Poli-insaturada Para Melhorar a Depressão:

Um benefício para Gorduras Poli-insaturadas inclui a possibilidade de melhorar os sintomas da depressão. Alguns estudos mostraram benefícios, enquanto outros não, porém a suplementação não parece prejudicial. Um estudo, aponta que os ácidos graxos ômega-3 usados ​​sozinhos provavelmente não são benéficos, a menos que sejam usados ​​em conjunto com um antidepressivo.

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4. Benefício da Gordura Poli-insaturada Para Reduzir Triglicerídeos:

Um benefício de ácidos gordos poli-insaturados é que eles diminuem os triglicerídeos. É recomendado a pessoas com triglicerídeos altos para substituir a gordura saturada na dieta com Gordura Poli-insaturada. Gordura Poli-insaturada anexam e eliminam gorduras não saudáveis, como gorduras saturadas, colesterol e triglicerídeos.

5. Benefícios da Gordura Poli-insaturada Para o Coração:

Proporciona menor risco de eventos coronarianos fatais. Em contraste, ele está relacionado com a redução do risco de desfechos não fatais, como angina instável. Os dados disponíveis ainda são insuficientes para o estabelecimento de recomendações quantitativas acerca de seu consumo individual.

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Deficiência de Gordura Poli-insaturada:

A sua carência favorece a oxidação de carboidratos (glicose, glicogênio, reserva energética presente no fígado e nos músculos).

Isso pode levar à exaustão precoce. Os nutricionistas recomendam a ingestão de Gorduras poli-insaturadas, encontrada no salmão, e monoinsaturadas, existentes no azeite de girassol, nozes, castanhas e amêndoas.

Benefícios da Gordura Poli-insaturada

Os exercícios prolongados, de alta intensidade interferem no sistema imune, e os ácidos graxos ômega-3 nos protegem desse efeito. A carência de gorduras na dieta provoca a deficiência das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K).

Nas mulheres pode ocorrer redução de hormônio estradiol, o que altera o ciclo menstrual. A ingestão das gorduras poli e monoinsaturadas também aumentam o bom colesterol (HDL), reduzem o ruim (LDL) e os triglicerídeos. As gorduras precisam estar acompanhadas de proteínas e carboidratos.

Precauções:

Não deve ser consumido em grandes quantidades pois alimentos que contém gordura poli-insaturadas possuem alta quantidade de calorias.

Ao contrário das gorduras monoinsaturadas e saturadas que ajudam o seu corpo a emagrecer e com saúde, esses óleos vegetais inflamam o seu corpo e dificultam seu organismo a perder peso. Devemos evitar o consumo e principalmente evitar frituras nessas gorduras.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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