Início » Dieta e Nutrição » 30 benefícios do chá de sálvia para saúde!

30 benefícios do chá de sálvia para saúde!

beneficios do cha de salvia

São vários benefícios do chá sálvia, que irá te ajudar a trazer bons resultados, porém tem algumas precauções que deve ser tomada. Além disso, o chá ajuda a emagrecer e tem um grande poder no combate a várias doenças, essa planta é bastante usada como antioxidante, antimicrobiana, anti inflamatória, como ansiolítico natural, como calmante, diurético, expectorante, ou estimulante.

Quer saber mais sobre este chá? Logo abaixo vou te explicar tudo dessa planta, antes de tomar você tem que ter certeza das precauções que tem que ter com essa planta.

beneficio do cha de salvia
benefícios do chá de sálvia

Propriedades do chá de sálvia:

A sálvia é um potente expectorante e “limpador de catarros ocultos” – se você tomar chá  por 7 dias verá que até onde você não imaginava que houvesse catarros ou mucos, estes brotarão e se limparão.

Portanto, se você está resfriado, com o peito pesado, apele para a sálvia, tanto na forma de chá como na de inalação (um pouco do chá de sálvia misturado soro fisiológico é um ótimo recurso em casos de bronquites, rinites e processos semelhantes, se usado em um vaporizador ou inalador, por exemplo). Também é febrífuga e antitussígena.

Benefícios do chá de sálvia para saúde:

1. Antisséptico:

Se você tem problemas com cicatrização, saiba que uma compressa de água preparada com sálvia, se aplicada diretamente sobre a ferida, pode apoiar a recuperação e regeneração da pele, reduzindo o impacto que poderia ser causado por bactérias e adversidades externas.

2. Evita a depressão:

Que os chás são excelentes calmantes, isso nós sabemos, mas o que foi descoberto é que a infusão de sálvia pode auxiliar no equilíbrio do humor e até mesmo reduzir os sintomas de casos de depressão.

beneficios do cha de salvia
benefícios do chá de sálvia

3. Sistema cardiovascular:

Um dos benefícios do chá de sálvia é ser rica em flavonoides e ácidos fenólicos, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

4. Tratar a menopausa:

Além disso, a sálvia é apontada como funcional para o controle e redução dos sintomas causados no período de menopausa. Sabemos que as mulheres lidam com diferentes desconfortos, e a erva pode agir diretamente sobre a mente e sistema nervoso.

5. Saúde dos cabelos:

A sálvia pode ser útil para homens que desejam prevenir a calvície. Pois o óleo da erva é muito procurado para ser aplicado diretamente sobre o couro cabeludo.

No entanto, o seu chá também tem os seus efeitos otimizados se combinada com outras ervas, como o alecrim ele pode ser aplicado para deixar os fios mais brilhosos e sem caspa. Se você deseja o crescimento dos fios, saiba que a sálvia também pode favorecer a melhor circulação de nutrientes no couro cabeludo, o que auxilia na revitalização de seu cabelo.

6. Melhorar a memória:

A erva é recomendada para o melhor desenvolvimento da memória. Os benefícios do chá de sálvia ainda podem ser favoráveis para pessoas que precisam de tratamento para Alzheimer. Aqueles que desejam melhorar o rendimento nos estudos também podem contar com a contribuição da erva, já que ela oferece apoio para melhor atenção e desempenho mental.

7. Baixar o colesterol ruim:

Além disso, a erva pode induzir à redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, assim reduzindo também as gorduras contidas na corrente sanguínea. Algumas pessoas que se submeteram a análise durante 60 dias puderam notar que os níveis de triglicerídeos e colesterol reduziram até 18%. Pode-se obter aumento de até 10% de HDL, enquanto o LDL foi reduzido significativamente.

8. Tratar indigestão:

A sálvia é recomendada para o tratamento e prevenção de doenças gastrointestinais e dispepsia. Ela pode estimular o funcionamento do estômago e reduzir a fraqueza do sistema digestório de modo geral. No entanto, esta erva estimula o funcionamento intestinal, reduzindo a possibilidade de má digestão e o funcionamento correto do pâncreas.

cha de salvia
chá de sálvia

9. Tratar o diabetes:

Para aqueles que desejam equilibrar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, o extrato da erva também pode contribuir com efeitos anti-hiperglicêmicos, auxiliando no controle de glicose. Além disso, as pessoas com diabetes tipo 2 podem obter estes benefícios do chá de sálvia ainda mais superiores, mas é importante ressaltar que sem uma reeducação alimentar, sua contribuição pode ser mínima.

10. Combater a asma:

Além disso, esta planta pode agir como antiespasmódica, assim reduzindo as tensões no sistema respiratório, favorecendo a inalação e reduzindo a possibilidade de crises de asma. Inflamações e constipações nas vias nasais também podem ser prevenidas e tratadas com os benefícios do chá de sálvia, justificados pelo efeito calmante que a erva pode oferecer sobre os músculos do sistema respiratório.

11. Perda de peso:

O Chá de Sálvia pode ser importante para a perda de peso, pois ele oferece efeito diurético, que auxilia na eliminação de líquidos, evitando a retenção destes. no entanto, a erva ainda pode contribuir com seus efeitos antioxidantes e estimulantes, o que apoia o funcionamento metabólico, otimizando a queima calórica. Com o corpo livre de toxinas, pode-se notar melhor os efeitos esperados de dieta e exercícios físicos, evidenciando a perda de peso significativa.

12. Age como bactericidas:

Valer ressaltar que este chá é contra as doenças respiratórias em geral (garganta, gripe, etc.). Decocção de uma colher de chá de folhas secas por xícara. Vamos tomar duas xícaras por dia. (Gargarejar com esta decocção para o tratamento de amigdalite, faringite, laringite, rouquidão).

13. Cicatrizante:

Chá de Sálvia Combate (úlceras, cortes, feridas, etc.) para curar as feridas e úlceras, promovendo a cicatrização ou impedindo que esta ferida possa ser infectada. Compressas com maceração de 20 gramas de folhas de secas em ¾ de litro de água ou a planta fresca aplicada sobre as feridas.

14. Enxaguante bucais:

com o vinho mencionado anteriormente podemos realizar enxagues bucais para fortalecer as gengivas. Também podemos utilizar as folhas frescas para esfregar as gengivas e os dentes e conseguir o mesmo resultado.

15.  Tratar alzheimer:

O chá ajuda a conservação da acetilcolina, um dos principais neurotransmissores, por isso que as infusões desta planta poderiam ajudar o melhor funcionamento da mente dos pacientes de Alzheimer.

16. Eliminar o mau cheiro:

Além disso, este chá reduz a transpiração excessiva, por isso resulta útil para combater o mau odor corporal. (Infusão de uma colher de plantas secas por xícara de água. Tome um par de copos por dia). Portanto, esta mesma preparação pode ser usada para bochechos com os quais é possível combater a halitose ou mau hálito na boca.

17. Cosméticos de beleza:

O uso do chá de sálvia com banho de água quente revigora a pele e energiza todo o corpo. Para o tratamento da pele oleosa faça uma máscara com a infusão desta planta diluída em uma unidade de iogurte. (Duas colheres de sopa da infusão misturadas com iogurte. Deixe esfriar e aplique no rosto até que seque bem. Limpe com água fria).

19. Diabéticos:

Estudos indicam que esta erva tem o potencial de diminuir os níveis de colesterol, bem como triglicérides, em pessoas que são diabéticos tipo 2. Os extratos foliares desta erva é conhecido por possuir propriedades anti-hiperglicêmicas. Também foi comprovado que a Sálvia melhora o perfil lipídico em diabéticos tipo 2.

20. Anti-Inflamatório:

Além disso, os antioxidantes presentes nesta erva são conhecidos por aliviar os problemas inflamatórios. É por isso que é um dos mais procurados remédios herbal para problemas inflamatórios, incluindo a aterosclerose, artrite reumatoide e asma brônquica.

21. Para o Coração:

2 colheres de chá de sálvia contém cerca de 20 mg de cálcio e uma boa dose de potássio, ambos essenciais para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e para manter o ritmo dos batimentos cardíacos. Esta erva não possui colesterol e é baixa em sódio.

Portanto, ela deve ser usada por aqueles que têm problemas de colesterol para proteger doenças cardiovasculares.

22. Cicatrização de Feridas:

As substâncias anti-inflamatórias da sálvia ajudam na limpeza e cicatrização de feridas, evitando também a proliferação de bactérias que poderiam agravar as lesões.

23. Alivia dores de cabeça:

Além disso, as propriedades relaxantes e anti-inflamatórias dessa planta aliviam dores de cabeça geralmente provocadas por tensão, sendo que esse efeito analgésico estende-se até mesmo no caso de dores mais severas, como as da enxaqueca, por exemplo.

24. Tratar Doenças Respiratórias:

Rica em substâncias antiespasmódicas, a chá de sálvia ajuda a tratar diversos tipos de doenças respiratórias, tais como gripes, bronquite, asma etc., estimulando a limpeza dos pulmões.

Outros benefícios do chá de sálvia para saúde:

  • Combate a queda capilar e a caspa;
  • Favorece a saúde da pele;
  • Alivia sintomas da depressão;
  • Auxiliar da digestão; sudorese excessiva das mãos e axilas;
  • Escaras de decúbito; feridas; piolhos; aftas.

Como utilizar o chá de sálvia nos alimentos?

Por conta do seu sabor delicado e aroma marcante, as folhas de sálvia são muito utilizadas na culinária escandinava e alemã para o preparo de:

  • Carnes (bovinas, suínas, carneiro, aves e peixes);
  • Linguiças;
  • Salsichas;
  • Molhos;
  • Caldos e sopas;
  • Patês;
  • Panquecas e demais tipos de massa;
  • Pães.

Além disso, essa planta “quebra” o sabor adocicado de determinados alimentos (sobretudo as carnes). No entanto, é necessário utilizá-la com moderação, já que em excesso a sálvia pode amargar os ingredientes.

Quais são as contraindicações?

No entanto, embora o Chá de Sálvia proporcione benefícios para a saúde, ela NÃO deve ser ingerida nos seguintes casos:

  • Gestantes (pois essa planta causa contrações uterinas, podendo levar ao aborto);
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Mulheres que apresentam excesso de estrogênio (hormônio feminino);
  • Pessoas alérgicas à sálvia.

OBS: O uso excessivo de sálvia pode causar intoxicação e diminuição do ritmo cardíaco.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário