Dieta e Nutrição Brenda Lima

Gordura Saturada – O Que é, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Benefícios da Gordura Saturada, entenda O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências que ela pode trazer para saúde. Além disso, as gorduras podem ser classificadas em vários tipos, e dentre eles, temos as gorduras saturadas.

Ela se apresenta em forma sólida ou semi-sólida a temperatura ambiente. Está presente sobretudo em produtos de origem animal, mas também pode ser encontrada em alguns produtos vegetais.Gordura Saturada

Gordura Saturada – O que é?

A Gordura Saturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem animal e quimicamente só apresenta ligações simples entre seus átomos de carbono.

O termo “saturada” faz referência a sua estrutura química, pois elas se caracterizam por uma cadeia onde todos os átomos de carbono (C) são unidos apenas por ligações simples, pois já se encontram saturados por ligações com átomos de hidrogênio (H). Elas saturadas são geralmente sólidas em temperatura ambiente.

Fontes de Gordura Saturada:

A Gordura Saturada pode ser encontrada, especialmente, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, mas também está presente em diversos produtos industrializados.

Vários alimentos, principalmente de origem animal, são ricos em gorduras saturadas. Como exemplos podemos citar as carnes vermelhas e brancas (principalmente a gordura da carne e pele das aves) e laticínios como leite, manteiga, queijo, creme de leite, iogurte e nata. Alguns alimentos de origem vegetal como coco, dendê e babaçu também são fontes de gordura saturada.

  • Banha de porco;
  • Bacon grelhado;
  • Bife de vaca com e sem gordura;
  • Frango com pele assado;
  • Leite;
  • Salgadinho de pacote;
  • Bolacha recheada;
  • Lasanha à bolonhesa congelada;
  • Salsicha;
  • Manteiga.

Veja a seguir, os 10 benefícios da Gordura Saturada Para Saúde:

1. Benefícios da Gordura Saturada Para Perda de Peso:

Muitas vezes ouvimos que “dietas ricas em gordura” fazem você engordar. No entanto, isso é apenas uma meia-verdade. Essas dietas engordam porque geralmente contêm carboidratos refinados, açúcar e não apenas um monte de gordura.

As dietas ricas nelas e pouco carboidrato, tem o efeito oposto. As dietas pobres em carboidratos são geralmente ricas nessa gordura e fazem você perder mais peso do que dietas pobres em gordura. Além disso, as dietas ricas nela possui biomarcadores saudáveis, mais relevantes do que as dietas de baixa gordura.

2. Gordura Saturada Para Não Causa Doença Cardíaca:

Uma pesquisa descobriu que não há absolutamente nenhuma associação entre a gordura saturada e o risco de doença cardíaca. Outras revisões sistemáticas, compartilham de que literalmente nenhuma evidência se sustenta.

A ideia de que a gordura saturada causa doença cardíaca sempre foi um mito, todo esse tempo, com base em estudos falhos e suportado por cientistas tendenciosos, em amor com suas teorias. De alguma forma isso se tornou um conhecimento popular, até que os meios de comunicação e profissionais de saúde aceitaram essa ideia de que “a gordura saturada entope as artérias”.

3. Benefício da Gordura Saturada Para Saúde Cardiovascular:

Participantes de uma pesquisa que consumiram a dieta rica nelas tiveram melhoras substanciais em importantes marcadores de risco cardiovascular tais como os níveis de pressão arterial, triglicerídeos, insulina e glicemia.

Vale lembrar que ambas as dietas incluíam alimentos frescos, minimamente processados e nutritivos, incluindo grandes quantidades de vegetais.

4. Benefícios da Gordura Saturada Para Nutrição:

Existem muitos alimentos saudáveis ​​que são naturalmente ricos em gordura saturada. Estes alimentos tendem a ser altamente nutritivos e contêm uma grande quantidade de vitaminas solúveis nelas.

A chave aqui é comer animais que comeram alimentos que eram naturais a eles, como vacas alimentadas com capim, que são muito mais nutritivas do que as cultivadas por outro tipos de pecuária. A carne das vacas que pastam e se alimentam de capim, é especialmente rica em vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, vitamina E e K2.

5. Gordura Saturada Tem um Sabor Maravilhoso:

Bacon, queijo, carne, ovos, manteiga … uma vida rica em gordura saturada com certeza é uma vida melhor do que sem ela.

6. Benefícios da Gordura Saturada Para Diminuir o Risco de Acidente Vascular Cerebral:

Um acidente vascular cerebral é causado por um distúrbio do fluxo sanguíneo para o cérebro, pode danificar o tecido cerebral e está entre as causas mais comuns de incapacidade e morte nos países ocidentais. O AVC é a segunda principal causa de morte nos países de média e alta renda, logo após as doenças cardíacas. Há vários estudos que mostram que o consumo dela está associada com um risco reduzido de acidente vascular cerebral, embora nem sempre é estatisticamente significativo.

Veja Também: AVC – O que é, Sintomas e Tratamento

7. Benefício da Gordura Saturada Para Aumentar o Nível do Colesterol LDL:

O colesterol é uma molécula absolutamente vital. Cada membrana celular do nosso corpo está carregada de colesterol que é aproveitado pelo organismo para ser transformado em hormônios como o cortisol, testosterona e estradiol. Sem colesterol, morreríamos.

Nosso corpo desenvolveu mecanismos capazes de fabricá-lo, para ter certeza de que sempre teremos o suficiente. Mas uma proteína que transporta o colesterol no sangue, a lipoproteína de baixa densidade (LDL), tem sido associada a um alto risco de doença cardíaca. No entanto, novos dados mostram que existem subtipos de LDL:

LDL pequena e densa, são partículas que podem facilmente penetrar a parede arterial.
LDL Grande, são partículas macias como bolas de algodão. Estas partículas não estão associadas com o risco de doença cardíaca. As gorduras saturadas elevam o grande subtipo de LDL, o que significa que os efeitos de angariação de colesterol das Gorduras Saturadas (que são leves) são irrelevantes.

Veja Também: As 8 Maneiras Simples de Combater o Colesterol Alto

8. Gordura Saturada Não se Limita à Alta Temperatura

As gorduras saturadas são muito menos propensas a reagirem ao oxigênio do que as gorduras insaturadas. As gorduras insaturadas, especialmente os ácidos gordos polinsaturados, contêm muitas ligações duplas e são portanto propensos à oxidação.

Quando as gorduras insaturadas reagem ao oxigênio durante a culinária de alta temperatura, elas formam subprodutos tóxicos com aspecto rançoso. Portanto, versões como a manteiga e o óleo de coco são as melhores opções quando você precisa cozinhar alguma coisa em alta temperatura.

Benefícios da Gordura Saturada9. Benefícios da Gordura Saturada Para Aumentar o Colesterol HDL (o colesterol bom):

Por causa do momento de medo, criado contra as gorduras saturadas, é que elas acabam afetando o outro tipo de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), também conhecido como o colesterol “bom”. O HDL executa a tarefa de transportar o colesterol para longe das artérias, direcionando-o para o fígado, onde ele pode ser tanto excretado como reutilizado. O alto índice de HDL diminui o risco de doenças do coração e as gorduras saturadas elevam os níveis de HDL no sangue.

10. Benefícios da Gordura Saturada Para Fornecer Energia:

Ela contribui para o armazenamento e produção de energia. Elas fornecem energia, principalmente para indivíduos praticantes de atividade física, porém, devem ser consumidos com moderação.

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Outros Benefícios da Gordura Saturada:

  • É importante pra a formação de enzimas;
  • É importante para a formação de estrutura celular;
  • O consumo delas é importante para formação de hormônios.

Vale ressaltar que é só possível falar em benefícios se o consumo delas não for em excesso e se estiver associado à prática de atividade física regular e a hábitos de vida saudáveis.

Deficiência de Gordura Saturada:

O recomendado para o consumo dela é de 10% do total de calorias diárias.
Mas não existem sintomas carenciais associados à ela, porque este tipo não é necessária para o organismo e quanto menos se ingerir, melhor.

Como consequências de excesso, ela provoca obesidade, arteriosclerose, colesterol e vários tipos de câncer.

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Sobre o autor | Website

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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