Dieta e Nutrição

Gordura saturada – o que é, benefícios e deficiência!

As gorduras podem ser classificadas em vários tipos, e dentre eles, temos a gordura saturada. Além disso, ela se apresenta em forma sólida ou semi-sólida a temperatura ambiente, ela também está presente sobretudo em produtos de origem animal, mas também pode ser encontrada. em alguns tipos de produtos vegetais.

gorduras saturadas
gorduras saturadas

O que é gordura saturada?

A gordura saturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem animal e quimicamente só apresenta ligações simples entre seus átomos de carbono.

Além disso, o  termo “saturada” faz referência a sua estrutura química, pois elas se caracterizam por uma cadeia onde todos os átomos de carbono (C) são unidos apenas por ligações simples, pois já se encontram saturados por ligações com átomos de hidrogênio (H). Elas saturadas são geralmente sólidas em temperatura ambiente.

Quais são as fontes de gordura saturada?

Além disso, a gordura saturada pode ser encontrada, especialmente, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, mas também está presente em diversos produtos industrializados.

Vários alimentos, principalmente de origem animal, são ricos em gorduras saturadas. Como exemplos podemos citar as carnes vermelhas e brancas (principalmente a gordura da carne e pele das aves) e laticínios como leite, manteiga, queijo, creme de leite, iogurte e nata. Alguns alimento de origem vegetal como coco, dendê e babaçu também são fontes de gordura saturada.

  • Banha de porco;
  • Bacon grelhado;
  • Bife de vaca com e sem gordura;
  • Frango com pele assado;
  • Leite;
  • Salgadinho de pacote;
  • Bolacha recheada;
  • Lasanha à bolonhesa congelada;
  • Salsicha;
  • Manteiga.

benefícios da gordura saturada para saúde:

1. Ajuda na perda de peso:

Muitas vezes ouvimos que “dietas ricas em gordura” fazem você engordar. No entanto, isso é apenas uma meia-verdade. Essas dietas engordam porque geralmente contêm carboidratos refinados, açúcar e não apenas um monte de gordura.

As dietas ricas nelas e pouco carboidrato, tem o efeito oposto. Além disso as dietas pobres em carboidratos são geralmente ricas nessa gordura e fazem você perder mais peso do que dietas pobres em gordura. Além disso, as dietas ricas nela possui biomarcadores saudáveis, mais relevantes do que as dietas de baixa gordura.

2. Não causa doença cardíaca:

Uma pesquisa descobriu que não há absolutamente nenhuma associação entre a gordura saturada e o risco de doença cardíaca. Outras revisões sistemáticas, compartilham de que literalmente nenhuma evidência se sustenta.

A ideia de que a gordura saturada causa doença cardíaca sempre foi um mito, todo esse tempo, com base em estudos falhos e suportado por cientistas tendenciosos, em amor com suas teorias. Além, disso, de alguma forma isso se tornou um conhecimento popular, até que os meios de comunicação e profissionais de saúde aceitaram essa ideia de que “a gordura saturada entope as artérias”.

3. Saúde cardiovascular:

Participantes de uma pesquisa que consumiram a dieta rica nelas tiveram melhoras substanciais em importantes marcadores de risco cardiovascular tais como os níveis de pressão arterial, triglicerídeos, insulina e glicemia.

Vale lembrar que ambas as dietas incluíam alimentos frescos, minimamente processados e nutritivos, incluindo grandes quantidades de vegetais.

4. Ajuda na nutrição:

Existem muitos alimentos saudáveis ​​que são naturalmente ricos em gordura saturada. Estes alimentos tendem a ser altamente nutritivos e contêm uma grande quantidade de vitaminas solúveis nelas.

Além disso a chave aqui é comer animais que comeram alimentos que eram naturais a eles, como vacas alimentadas com capim, que são muito mais nutritivas do que as cultivadas por outro tipos de pecuária. A carne das vacas que pastam e se alimentam de capim, é especialmente rica em vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, vitamina E e K2.

5. Tem um sabor maravilhoso:

Bacon, queijo, carne, ovos, manteiga … uma vida rica em gordura saturada com certeza é uma vida melhor do que sem ela.

6. Diminuir o risco de acidente vascular cerebral:

Um acidente vascular cerebral é causado por um distúrbio do fluxo sanguíneo para o cérebro, pode danificar o tecido cerebral e está entre as causas mais comuns de incapacidade e morte nos países ocidentais.

Além disso, o AVC é a segunda principal causa de morte nos países de média e alta renda, logo após as doenças cardíacas. Há vários estudos que mostram que o consumo dela está associada com um risco reduzido de acidente vascular cerebral, embora nem sempre é estatisticamente significativo.

Veja Também: AVC – O que é, Sintomas e Tratamento

benefícios da gordura saturada
benefícios da gordura saturada

7. Aumentar o colesterol bom:

Por causa do momento de medo, criado contra as gorduras saturadas, é que elas acabam afetando o outro tipo de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), também conhecido como o colesterol “bom”.

Além disso, o HDL executa a tarefa de transportar o colesterol para longe das artérias, direcionando-o para o fígado, onde ele pode ser tanto excretado como reutilizado. O alto índice de HDL diminui o risco de doenças do coração e as gorduras saturadas elevam os níveis de HDL no sangue.

8. Fornecer energia:

Além disso ela contribui para o armazenamento e produção de energia. Elas fornecem energia, principalmente para indivíduos praticantes de atividade física, porém, devem ser consumidos com moderação.

Veja Também: Suco Detox de Açaí Para dar Mais Energia

Outros benefícios da gordura saturada:

  • É importante pra a formação de enzimas;
  • É importante para a formação de estrutura celular;
  • O consumo delas é importante para formação de hormônios.

Vale ressaltar que é só possível falar em benefícios se o consumo delas não for em excesso e se estiver associado à prática de atividade física regular e a hábitos de vida saudáveis.

Deficiência de gordura saturada:

O recomendado para o consumo dela é de 10% do total de calorias diárias. Portanto, não existem sintomas carenciais associados à ela, porque este tipo não é necessária para o organismo e quanto menos se ingerir, melhor. Como consequências de excesso, ela provoca obesidade, arteriosclerose, colesterol e vários tipos de câncer.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

17 comentários

  • […] sólidas quando resfriadas. Podem reduzir os níveis de colesterol no sangue quando substituem as gorduras saturadas na alimentação diária. São encontradas tanto em alimentos de origem animal quanto […]

  • […] disso, a gordura saturada também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. O único ponto […]

  • […] Auxilia no metabolismo de gorduras e carboidratos. […]

  • […] Gorduras saturadas […]

  • […] as condições climáticas, estocagem e tratamento, mas geralmente a manga possui: Gordura, Gorduras saturadas, Gorduras monoinsaturadas, Gorduras poli-insaturadas, Carboidratos, Açúcares, proteína, Fibra […]

  • […] Chia é rica em Carboidratos, Gorduras saturadas, Gordura monoinsaturadas, Gorduras poli […]

  • […] simpatia do bacon é uma das mais populares. Consiste em passar um pedaço de bacon nas Verrugas e depois jogar o […]

  • […] muita gordura saturada é uma das principais causas do colesterol elevado, apesar de que há vários outros fatores que […]

  • […] álcool, luz ultravioleta, pesticidas, solventes industriais, alimentos industrializados ricos em gordura saturada, atividade física em excesso sem o acompanhamento médico, […]

  • […] carnes de órgãos são altas em termos de seu valor nutricional e a Vitamina B3 é uma delas. O fígado é uma […]

  • […] que a gordura poli-insaturada foi considerado uma gordura insaturada, é conhecido por ter numerosas propriedades para ajudar a tratar doenças cardiovasculares. […]

  • […] Optar por uma dieta de Alimentos Para Baixar o Colesterol exige entender a diferença entre essas gorduras boas e ruins. Também inclui aprender dicas de estilo de vida que podem diminuir ou equilibrar os […]

  • […] é necessário, porque o óleo, se superaquecido, perde as moléculas e propicia o surgimento de gordura saturada, prejudicial ao […]

  • […] linguado é um dos peixes que é muito baixo em gordura, de fato, o mais baixo, especialmente em gordura saturada. Embora a […]

  • […] disso, o óleo de coco é benéfico para saúde devido à grande quantidade de gordura saturada que pode aumentar o nível de colesterol. Portanto, ele também pode ser usado topicamente como […]

  • […] minerais e antioxidantes. A maioria das calorias provém de gordura. Cerca de 90% da gordura é gordura saturada. A gordura saturada não tem uma boa reputação quando se trata de […]

  • […] por 100 gramas: A fruta é rica em carboidratos 14,0g; Proteínas 2,1g; Gorduras saturadas 7,1g; Gorduras monoinsaturadas 25,3g; Gordura poli-insaturada 6,5g; Fibra alimentar 13,4g; Cálcio […]

Deixe um comentário