Dieta e Nutrição

10 benefícios do chá de rooibos para perder peso!

chá de rooibos para perda de peso

O chá de rooibos é conhecido por seus inúmeros benefícios medicinais. É popular devido à sua doçura natural, cor única e sabor. Além disso, de acordo com o Conselho Sul-Africano de rooibos, o chá é isento de cafeína, carregado com antioxidantes, ajuda na proteção do coração, o fígado e o cérebro, e pode combater o câncer. Neste artigo, discutiremos em detalhes como o chá de rooibos ajuda a perda de peso.

quais os benefício do chá de rooibos?
quais os benefício do chá de rooibos?

O chá de rooibos ou o chá vermelho é um chá de ervas feito das folhasde uma planta ribeirinha sul-africana chamada Aspalathus linearis. Por milhares de anos, foi usado como remédio natural para diversos problemas de saúde.

Agora, os pesquisadores testaram o chá e identificaram algumas das principais propriedades que contribuem para a sua propriedade de perda de peso.

Quais os benefício do chá de rooibos?

1. Baixo em calorias:

O primeiro e principal motivo pelo qual o chá é ótimo para perda de peso é que ele é baixo em calorias. Uma xícara de chá fornece 0-2 calorias, dependendo da marca. Este valor é menor do que o conteúdo calórico de chá ou café com leite e açúcar.

o chá de rooibos é naturalmente doce
o chá de rooibos é naturalmente doce

Então, basicamente, quando você bebe chá de rooibos, você consome menos calorias, reduzindo assim as chances das calorias extras serem armazenadas como gorduras.

2. Naturalmente doce:

É naturalmente doce. Isso evita que adicione açúcar refinado ou aspartame para adoçar seu chá. É melhor que beba em sua forma natural sem adicionar nenhum edulcorante artificial para manter suas propriedades de perda de peso intactas.

3. Rico em antioxidante:

Este chá é carregado com aspalatina e não-butilina, que são antioxidantes. Eles ajudam a eliminar os radicais de oxigênio livres nocivos que tendem a danificar o DNA e dificultar as funções celulares normais.

Os flavonoides presentes no chá de rooibos protegem o DNA evitando o empalme dos fios de DNA. No entanto, os níveis antioxidantes do chá dependem da região cultivada, do processo de fermentação, da técnica de fabricação do chá, etc.

4. Redução do estresse oxidativo:

Um estado aumentado e contínuo de estresse oxidativo pode provocar o acúmulo de gordura, especialmente na região da barriga. Beber chá de rooibos pode ajudar na diminuição dos níveis de estresse oxidativo, ajudando na perda de peso. Isso também ajuda na proteção do cérebro contra o dano oxidativo.

5. Anti-Inflamatório:

Os pesquisadores descobriram que a aspalatina e o nothofagin, os dois principais antioxidantes encontrados no chá de rooibos, têm propriedades anti-inflamatórias. Os pesquisadores descobriram que eles bloquearam os precursores da inflamação, o que impediu uma resposta inflamatória total.

Em outro estudo, cientistas descobriram que suplementar ratos de laboratório ajudou na diminuição do dano e a inflamação do DNA. Estamos bem conscientes de que a inflamação por um período prolongado pode levar à obesidade induzida por inflamação.

6. Para regular o açúcar no sangue:

O alto nível de açúcar no sangue é uma condição em que seu corpo não está produzindo insulina suficiente ou se tornou resistente à insulina. Nesse caso, o corpo não é capaz de usar a glicose como energia. Como resultado, há um aumento nos níveis de glicose, provocando a diabetes.

o chá de rooibos regula o açúcar no sangue
o chá de rooibos regula o açúcar no sangue

Um estudo publicado na Phytomedicine (2009) afirmou que o tratamento de ratos diabéticos com a aspalatina aumentou significativamente a absorção de glicose e a secreção de insulina, diminuiu os níveis de glicemia e tornou os ratos sensíveis à insulina. Assim, pode ajudar na prevenção da diabetes tipo 2.

7. Para melhorar o perfil lipídico:

Caso queira ser saudável, você precisa ter um perfil lipídico normal. Quanto maiores os níveis de triglicerídeos, maior o risco de destruir as funções do corpo, inflamação, aumento de peso e ataque cardíaco/acidente vascular cerebral. Beber chá de rooibos, que é carregado com antioxidantes, pode ajudar no melhoramento do perfil lipídico.

8. Reduzir o colesterol no sangue:

O colesterol é de dois tipos – bom (colesterol HDL) e ruim (colesterol LDL). O colesterol LDL é ruim porque forma placa ou é depositado nas paredes das artérias, levando ao estreitamento das passagens arteriais. Isso, por sua vez, restringe o fluxo sanguíneo e coloca a saúde do seu coração em risco.

Pode diminuir os níveis de colesterol LDL, o que melhora o metabolismo. Os cientistas também descobriram que beber chá de rooibos pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol HDL.

9. Para prevenir doenças metabólicas:

As doenças metabólicas afligem a maioria da população mundial. O chá de rooibos pode reduzir os níveis de triglicerídeos e LDL, melhorar os níveis de HDL, baixar o nível de açúcar no sangue e prevenir a obesidade, que geralmente são os precursores de doenças metabólicas. Portanto, beber regularmente pode impedir que caia na presa dessas doenças fatais.

10. Para melhorar o sono:

Pode melhorar a qualidade do sono. Isso reduz o estresse oxidativo e inflamação em seu corpo. Ele ajuda no funcionamento adequado de cérebro e células do corpo. E quando você descansar e dormir melhor, você vai perder peso naturalmente.

Chá de rooibos:

Fazer chá de rooibos é fácil, mas você deve saber o método correto. É assim que você deve fazer isso.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá de rooibos
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

  1. Coloque um copo de água para ferver.
  2. Retire do fogo e deixe esfriar por um minuto.
  3. Adicione as folhas de rooibos e deixe descansando por 3 minutos.
  4. Coe o chá antes de beber.

1. Chá de rooibos para perda de peso:

Adicionar alguns ingredientes naturais ao seu copo de chá de rooibos acelerará o processo de perda de peso e aumentará a saúde do corpo. Aqui estão algumas receitas:

chá de rooibos para perda de peso
chá de rooibos para perda de peso

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá de rooibos
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de Preparo:

  1. Coloque um copo de água para ferver.
  2. Retire do fogo e deixe esfriar por um minuto.
  3. Adicione as folhas de rooibos e deixe descansando por 3 minutos.
  4. Coloque o chá em uma xícara.
  5. Adicione o suco de limão e mexa bem. Seu chá está pronto!

2. Chá de rooibos e hortelã para perder peso:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá de rooibos
  • 1 xícara de água
  • 5 folhas de hortelã

Modo de Preparo:

  • Coloque um copo de água para ferver.
  • Adicione as folhas de hortelã e deixe fervendo por 2 minutos.
  • Retire do fogo e deixe esfriar por um minuto.
  • Adicione as folhas de rooibos e deixe descansando por 3 minutos.
  • Coloque o chá em uma xícara e saia!

Benefícios: As folhas de hortelã têm um efeito de resfriamento e ajudam no melhoramento da digestão.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] envolvida no lipedema. Mas ainda é importante fazer essas coisas porque elas podem ajudá-lo a perder peso com a gordura não lipedema e reduzir a […]

Deixe um comentário