Dieta e Nutrição

Os 35 benefícios da alcaparra para saúde!

quais os benefícios da alcaparra?

A alcaparra é baixa em calorias e uma rica fonte de cálcio, magnésio, fibra e vitamina C. Adicionar na sua dieta pode ser muito benéfico para saúde.Os frutos dos alcaparras são chamados de alcaparra. O nome científico do caper arbusto é Capparis spinosa. Pertence às capparaceae da família. Capers bush encontrado nas regiões do Mediterrâneo, certas partes da África como a África Oriental, certos países da Ásia e também em certas regiões da Austrália.

quais os benefícios da alcaparra?
quais os benefícios da alcaparra?

Alcaparra fornece alguns benefícios para a saúde devido ao seu modesto conteúdo de nutrientes, o que ajuda você a alcançar a ingestão diária recomendada de alguns nutrientes essenciais. No entanto, devido ao seu alto teor de sal, você deve consumi-los com moderação.

Valores nutricionais:

A alcaparra é altamente nutritiva e contêm muitas vitaminas e minerais. 100 gramas contêm 3 g de fibra dietética que promove a digestão. Eles contêm 2 g de proteínas que são os blocos de construção do corpo.

Eles são ricos em vitaminas, Vitamina B1 ou Tiamina, Vitamina B2 ou Riboflavina, Vitamina B3 ou Niacina, Vitamina B5,  Vitamina B6, Ácido Fólicoou folato, Vitamina C ou ácido ascórbico, Vitamina E ou alfa-tocoferol, Vitamina K ou filoquinona.

Quais os benefícios da alcaparra?

1. Para aliviar reumatismo:

A alcaparra foi usada como tratamento para dor reumática na Grécia antiga.

2. Para aliviar flatulência:

A alcaparra alivia dor de estômago e flatulência. Além disso, esses botões picantes são comidos para melhorar o apetite.

3. Para controlar o diabetes:

A alcaparra ajuda a manter o diabetes sob controle. A alcaparra contem produtos químicos que mantêm o açúcar no sangue sob controle. Evite consumir grandes quantidades de alcaparra se você já estiver usando medicamentos para diabetes, pois ambos tendem a baixar o açúcar no sangue.

4. Para aliviar congestão:

A alcaparra também é conhecido por evitar o congestionamento no peitoral e reduzir a fleuma.

5. Para aliviar a pele seca:

A alcaparra é boa para a pele seca. Ela pode ser usada ​​diretamente na pele para mantê-la hidratada.

6. Para pele:

A alcaparra é usada no tratamento de distúrbios da pele, como vermelhidão da pele, irritação e espinhas. Por isso, a alcaparra são usadas em produtos de cuidados da pele. Além disso, a alcaparra ajuda a diminuir o processo de envelhecimento devido às suas propriedades antioxidantes.

7. Para perda peso:

Extratos de alcaparra inibem os efeitos de uma enzima intestinal, chamada lipase pancreática, que ajuda a digerir a gordura dietética. Este efeito relaciona-se com o alto teor de rutina e está sob investigação por sua atividade de perda de peso.

8. Para inflamação da pele:

extratos de alcaparra são usados ​​para prevenir o envelhecimento
extratos de alcaparra são usados ​​para prevenir o envelhecimento

Assim como os polipenóis da alcaparra protegem a planta da radiação ultravioleta, os extratos de alcaparra são usados ​​em cremes medicinais para prevenir o envelhecimento fotográfico e para tratar condições inflamatórias como a rosácea.

9. Para combater o câncer:

A alcaparra é usada na medicina tradicional chinesa para apoiar o tratamento do câncer. Os pesquisadores descobriram que a alcaparra têm uma atividade antitumoral natural, desencadeando o próprio mecanismo do corpo para destruir células anormais (um processo conhecido como apoptose).

Este processo envolve as mitocôndrias geradoras de energia encontradas nas células. Uma proteína com atividade anticancerígena, antiviral e antifúngica também foi identificada a partir de bagas de alcaparra.

10. Para baixar o colesterol:

Os extratos de alcaparra reduzem significativamente o colesterol LDL total e “ruim”, bem como os triglicerídeos aumentados, para melhorar o equilíbrio geral de lipídios.

11. Trata artrite:

A alcaparra é um medicamento anti-inflamatório tradicional usado para aliviar a dor e rigidez do reumatismo e artrite. Os estudos de cultura celular mostram que os extratos de alcaparra têm um efeito protetor maior nas células da cartilagem das articulações do que o fármaco anti-inflamatório não esteroide, a indometacina.

12. Para memória:

As investigações iniciais sugerem que os extratos de alcaparra têm efeitos benéficos no cérebro para melhorar a aprendizagem e a memória.

13. Aumenta a imunidade:

Os extratos de alcaparra aumentaram a atividade fagocítica nesses animais. Os fagócitos são as células que envolvem micróbios nocivos como bactérias. Eles também estimularam a ação das citocinas, que são substâncias imunomoduladoras muito importantes. As pessoas que consomem alcaparra regularmente certamente irão desfrutar de um forte sistema imunológico e boa saúde geral.

14. Alivia a constipação:

A alcaparra é uma fonte rica de fibras. A fibra na dieta é absolutamente essencial para manter um sistema digestivo saudável. A falta de fibra suficiente na dieta leva à constipação, o que é muito problemático.

A constipação, por sua vez, pode levar a muitos outros problemas como pilhas ou hemorroidas, fissuras anais, etc., que são muito dolorosas. Alcaparra com seu alto teor de fibra nos ajudam a se livrar da constipação e prevenir as complicações da constipação. A fibra em alcaparra absorve água e torna as fezes muito macias e fáceis de passar pelo nosso intestino.

15. Trata a anemia:

A anemia é a falta de hemoglobina adequada no sangue. Isso leva a cansaço excessivo, cansaço se leve e falta de ar e mesmo insuficiência cardíaca, se muito grave.

Alcaparra têm uma boa quantidade de Ferro que promove a formação de hemoglobina no organismo e cura a anemia. Eles também têm Vitamina C, o que facilita a absorção de ferro do sistema alimentar.

16. Ajuda a aliviar o congestionamento:

alcaparra tem várias vitaminas benéficas
alcaparra tem várias vitaminas benéficas

Algumas pessoas sofrem de excesso de produção de fleuma ou muco que se acumula no tórax e nas vias respiratórias. Isso leva ao aperto do peito, dor no peito, etc. A alcaparra torna o trato respiratório saudável, elimina o excesso de muco ou fleuma e alivia o congestionamento.

17. Para um sistema imunitário mais forte:

Alcaparra tem várias vitaminas benéficas e antioxidantes que funcionam para tornar o seu sistema imunológico forte e saudável. Seu corpo torna-se resistente e mostra resistência efetiva contra bactérias causadoras de doenças.

18. Para os olhos:

Alcaparra tem uma grande quantidade de Vitamina A que é considerada muito benéfica para a visão saudável. Também ajuda no tratamento de problemas oculares e câncer associado.

19. Trata cólicas estomáticas:

A alcaparra é muito útil no tratamento de problemas de estômago como cólicas, dores, flatulências etc.

20. Reduz os distúrbios da pele:

Enriquecidos com Vitamina E e antioxidantes, a alcaparra mostra ação suave para uma ampla gama de distúrbios da pele como irritação, erupção cutânea, acne, vermelhidão, espinhas e inflamação. Este é o motivo pelo qual este é um dos ingredientes especiais na variedade de cuidados com a pele e produtos cosméticos.

21. Para prevenir câncer de pele:

A presença de flavonoides úteis como rutina e quercetina torna benéfica na prevenção de câncer e doenças da pele. A alcaparra também é uma boa fonte de Vitamina E que mantém a uniformidade das células contidas na membrana mucosa. As pessoas que sofrem de distúrbios graves da pele, como eczema, psoríase, etc., são beneficiados por essa fruta maravilhosa.

22. Dentes mais fortes:

A alcaparra tem sido uma excelente fonte de vários minerais, como Ferro, Cobre, Cálcio e Sódio. O Cálcio é muito benéfico para preservar a densidade de ossos e dentes em seu corpo. O consumo de alcaparra mantém seus dentes fortes e saudáveis. Problemas como a cárie dentária, dentes quebrados e quebradiços, gume inchado e outros problemas dentários podem ser facilmente evitados com o consumo regular desta fruta.

23. Possui alto valor de antioxidante:

A alcaparra é conhecida por conter altos níveis de antioxidante conhecido como querceitina. Esses antioxidantes atuam como prevenção de doenças perigosas, como o câncer. Além disso, esta querceitina é conhecida por possuir propriedades anti-virais e anti-carcinogênicas.

Outros benefícios:

  1. Estimula o apetite, a digestão, influencia a secreção de enzimas digestivas.
  2. É considerado um antigo remédio contra o reumatismo.
  3. Um bom diurético, remove edema e retenção de água no corpo.
  4. Pode ser usada por diabéticos, mas também é usado como agente preventivo no desenvolvimento de diabetes.
  5. Contém uma abundância de antioxidantes que tornam a alcaparra um bom protetor de vasos sanguíneos contra danos e aparência de arteriosclerose e trombo.
  6. Utilizada internamente no tratamento de infecções gastrointestinais, diarréia, gota e reumatismo.
  7. Externamente, é usado para tratar condições de pele, fraqueza capilar e contusões fáceis.
  8. Os botões florais não abertos são laxantes.
  9. Eles são usados ​​internamente no tratamento da tosse e externamente para tratar infecções oculares.
  10. A decocção da planta é utilizada para tratar o tordo vaginal.
  11. As folhas são machucadas e aplicadas como cataplasma no tratamento da gota.
  12. As peças de alcaparra têm sido usadas para aliviar a dor reumática em medicamentos tradicionais.
  13. Ajuda a reduzir a dor de estômago e as condições de flatulência.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios da Alcaparra Para Saúde:

Efeitos colaterais:

  1. Se você estiver com uma dieta com baixo teor de Sódio, você deve evitar alcaparra, uma vez que eles são uma fonte rica de sódio.
  2. Um sinal comum de comer alcaparras em excesso é a sede extrema. Então tente consumi-lo em quantidades moderadas.
  3. As alcaparras mantêm a água naturalmente, uma vez que contêm uma quantidade elevada de sódio. Portanto, esta retenção de água pode fazer você se sentir inchado. Tenha cuidado ao comer uma quantidade excessiva de alcaparras.
  4. Se você sofre de pressão alta, você deve evitar comer alcaparras. O excesso de sódio aumenta o volume sanguíneo, uma vez que retém a água. O excesso de ingestão de sódio pode colocar o corpo em risco de doenças cardíacas.
  5. Outro efeito colateral de comer muitas alcaparras é o risco de desenvolver osteoporose. O sódio diminui sua densidade óssea, o que os faz perder força. Também evita que seu corpo absorva cálcio, o que é crucial para a construção e manutenção da saúde óssea. A condição óssea fraca geralmente leva à osteoporose. E se você já possui osteoporose, fique longe de alcaparras.
  6. As alcaparras devem ser evitadas quando você está grávida ou está passando por qualquer cirurgia.

Como adicionar alcaparras à sua dieta?

A alcaparra permanece indefinidamente se mantidas cobertas pelo líquido de decapagem. Drenar e enxaguar qualquer sal, depois usar alcaparras inteiras, picadas ou trituradas, dependendo da receita.

Alcaparras são um acompanhamento perfeito para pizza, molho de macarrão, saladas, peixe, frango, carne cozida ou pratos antipasto de carne fria. As alcaparras formam parte integrante de molhos como tapenade (com azeitonas), tartare (para acompanhar peixe) e o pianista Puttanesca. Eles também são excepcionalmente bons com salada de batata e salmão defumado.

Receita de salada de limão e alcaparra:

Ingredientes:

  • Suco de 1 Limão.
  • 1 colher de sopa de alcaparras drenadas, picadas.
  • 1 cebolinha (cebola), picada).
  • 2 colheres de chá de mostarda de Dijon.
  • 4 colheres de sopa de azeite.
  • 1 dente de Alho, esmagado.
  • Fatia de pimenta preta recém-moída.

Modo de Preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes em um frasco pequeno e parafuso.
  2. Agite para emulsionar e arraste uma salada.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

1 comentário

  • […] mussarela, alcaparras, Tomate e […]

Deixe um comentário