Castanha Portuguesa – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Castanha Portuguesa o que é, Benefícios e Como Usar que todos devemos saber. Além disso, a castanha portuguesa apresenta diversas formas de consumo e comercialização, como castanha congelada, castanha torrada, castanha em conserva, castanha em calda, farinhas, aperitivos, entre outros. Além disso, por não conter glúten, essa oleaginosa atende ao grupo dos portadores da doença celíaca, já que a farinha de Castanha Portuguesa é uma alternativa saudável em substituição ao trigo e outros farináceos que possuem glúten.

Castanha PortuguesaO que é Castanha Portuguesa?

A castanha portuguesa é um fruto geralmente de forma arredondada e em alguns casos plana ao longo de um dos seus lados. Tem uma cor variável segundo a variedade, podendo ser castanho-avermelhado, intenso e brilhante. O miolo é branco-amarelado, de sabor doce e agradável. No seu estado original, as castanhas estão cobertas por uma capa dura e espinhosa que se chama ouriço e que contém de 1 a 5 frutos.

Existem numerosas variedades mas uma das mais importantes e representativas é o Castanheiro Europeu (Castanea sativa), conhecido em todo o mundo. A colheita efectua-se a partir de Setembro e durante esse mês ficam disponíveis em todos os mercados. No entanto o maior consumo deste fruto em Portugal ocorre por alturas do S. Martinho, em Novembro, e em algumas zonas mediterrâneas ocorre em Dezembro, talvez por costumes tradicionais.

Valores Nutricionais da Castanha Portuguesa:

A castanha portuguesa é rica em Vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais essenciais, carboidratos, fibras, proteínas, Vitamina K, Ácido Fólico, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio.

grande parte dos benefícios da castanha portuguesa referem-se ao poder de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o nosso organismo de uma série de doenças.

Além disso, é fonte de fibras e proteínas que podem ajudar no sistema digestivo e também para quem quer emagrecer com saúde, já que oferece uma ótima sensação de saciedade logo depois de consumi-la. Agora, veja Os Benefícios da Castanha Portuguesa Para Saúde.

1. Sistema Imunológico:

Por conter uma grande concentração de Vitamina C e outros antioxidantes importantes, a castanha portuguesa é um ótimo alimento para fortalecer o sistema imunológico.

A Vitamina C não só estimula a produção de glóbulos brancos, como também age como antioxidante, bloqueando a ação de radicais livres antes que eles possam prejudicar células saudáveis, causando doenças crônicas e até alguns tipos de câncer.

2. Saúde dos Ossos:Castanha Portuguesa

Cobre e Magnésio são minerais essenciais para a saúde óssea, o primeiro ajudando no processo de absorção de Ferro e o segundo aumentando a densidade dos ossos.

Além destes dois minerais, as castanhas portuguesas também são fonte de Cálcio e Fósforo, que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de prevenir doenças como a osteoporose.

3. Sistema Digestivo:

No mundo castanhas, a castanha portuguesa é uma das que mais contêm fibras em sua composição, fazendo dela uma ótima escolha para quem tem problemas gastrointestinais. Em cada 100 gramas, 3 são de fibras.

As fibras ajudam a dar forma à massa fecal, facilitando o trânsito intestinal e regulando os movimentos peristálticos. Além disso, outros benefícios da castanha portuguesa são os de poder prevenir inflamações e alguns desconfortos, como a constipação e a diarreia.

Uma dieta abundante em fibras também pode ajudar na absorção de nutrientes, o que significa que você estaria se aproveitando ainda mais das propriedades de todos os alimentos que consumir.

4. Função Cerebral e Cognição:

A castanha portuguesa possui diversos nutrientes que colaboram com a função cerebral e cognição. Primeiramente, ela é rica em vitaminas do complexo B, substâncias diretamente relacionadas ao desenvolvimento neurológico.

Além disso, o Potássio encontrado na castanha portuguesa pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, promovendo melhor saúde do sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória.

5. Prevenção de Doenças Crônicas:

Muitas doenças crônicas são desencadeadas através da ação dos radicais livres, subprodutos da respiração celular que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Os radicais livres podem causar a mutação celular, resultando em alguns tipos de câncer, além de algumas doenças crônicas como o Alzheimer.

Sem os antioxidantes, como os encontrados na castanha portuguesa, nosso organismo estaria lutando a todo o tempo contra a ação dos radicais livres, por isso consumir alimentos ricos em antioxidantes melhora a defesa natural do corpo.

6. Sistema Cardíaco:

Nosso organismo precisa de alguns tipos de gordura que são essenciais para o corpo, como é o caso dos ácidos graxos, abundantes na castanha portuguesa e na maioria das castanhas.

Estas substâncias são capazes de regular o colesterol, diminuir a inflamação do corpo e prevenir os coágulos de sangue, reduzindo o risco de AVC, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.

7. Doenças Respiratórias:

Castanha Portuguesa

A maior parte das doenças respiratórias está associada à inflamação, como é o caso da tosse, resfriados e bronquite. Para melhorar o quadro geral, é recomendado o uso de expectorantes.

Esses benefícios da castanha portuguesa provêm de suas propriedades expectorantes, que podem ajudar na saúde respiratória, evitando e tratando algumas enfermidades relacionadas a inflamações.

8. Função da Tireoide:

A tireoide é responsável pela produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), por regular o ritmo em que o nosso corpo usa energia e por controlar a sensibilidade do nosso corpo a outros hormônios.

O ácido elágico presente na castanha portuguesa ajuda a manter as funções da tireoide quando alguém sofre de hipertireoidismo, já que ele suprime a secreção de hormônio, trazendo assim um controle sobre a glândula da tireoide.

9. Pode Ajudar na Perda de Peso:

Para perder peso com saúde, nada melhor do que aliar uma rotina de exercícios com uma alimentação cheia de nutrientes. E para isso, também há benefícios da castanha portuguesa.

Além de seu grande teor de nutrientes, ela é uma das castanhas que mais possui fibras. São elas que te deixam satisfeito por mais tempo e naturalmente tiram seu apetite.

Além disso, a água e os minerais em sua composição ajudam a controlar e reabastecer a perda de eletrólitos se você faz exercícios físicos.

10. Benefícios da Castanha Portuguesa Durante a Gestação:

Mulheres grávidas devem consumir porções extras de alimentos nutritivos, já que precisam oferecer ao seu bebê uma boa dose de vitaminas e minerais que vão ajudar no seu desenvolvimento.

A castanha portuguesa equilibra os eletrólitos no organismo, prevenindo a recorrência de cólicas, além de fornecer Cálcio e vitaminas importantes para os ossos. Seu alto teor de fibras também pode ajudar na prevenção de prisão de ventre, colaborando para um fluxo intestinal mais saudável.

Como Cozinhar:

Castanha Portuguesa

Seja cozida ou assada, a castanha portuguesa é um excelente ingrediente para se usar tanto em receitas doces como nas salgadas.

Um truque essencial para preparar a castanha portuguesa em qualquer receita é fazer um corte em X no topo de cada castanha, para que assim, ela possa abrir sua casca mais facilmente.

  • Para assar: Preaqueça o forno a 200 graus e coloque as castanhas em uma assadeira por pelo menos 20 minutos ou até que as cascas se partam.
  • Para cozinhar: Coloque as castanhas em uma panela com água suficiente para cobri-las. Leve ao fogo alto por pelo menos 25 minutos ou até que elas estejam macias.
    É melhor remover as cascas e a pele interna enquanto as castanhas ainda estiverem quentes, pois depois de esfriar o processo pode ser mais difícil.

Efeitos Colaterais da Castanha Portuguesa:

Mesmo sendo um alimento natural, a castanha portuguesa pode gerar alguns efeitos indesejados.

O excesso de Vitamina B6, abundante na castanha portuguesa, é associado a algumas complicações no cérebro e nos nervos, desde que o consumo seja alto e por períodos muito longos.

A anafilaxia é outra complicação decorrente do consumo da castanha portuguesa. Esta é uma reação alérgica que causa sintomas da asma. Quem é alérgico a nozes deve se certificar de que também não é alérgico a castanha portuguesa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *