Dieta e Nutrição

14 benefícios da clorofila para saúde e beleza!

beneficios da clorofila

Os benefícios da clorofila que muitos ignoram, pois, contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. É uma forma concentrada de luz solar e é responsável pela tonalidade verde brilhante das plantas. É uma molécula que absorve a energia do sol para promover a fotossíntese nas plantas.

beneficios da clorofila
benefícios da clorofila

A clorofila para as plantas é o que o sangue é para nós, chegando a ter uma estrutura molecular parecido à da hemoglobina. Felizmente, o sustento que oferece para as plantas também se transfere para humanos. É cheia de nutrientes e vitaminas. Ela é comprovada benéfica para a saúde humana e está ganhando reputação como superalimento.

Valor nutricional:

Ao consumir a clorofila, você estará ingerindo uma ampla gama de nutrientes e vitaminas. É rica em betacaroteno, vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina K. Também é embalada com antioxidantes e minerais que promovem a saúde como cálcio, ferro, potássio, magnésio e ácidos graxos essenciais.

Benefícios da clorofila para saúde e beleza:

1. Tem ação antioxidantes:

Conforme mencionado acima, contém poderosos antioxidantes, que procuram os radicais livres no organismo, neutraliza-os e impedem que danifiquem as células saudáveis. Esta capacidade antioxidante ajuda na prevenção do desenvolvimento de várias doenças.

2. Saúde do sangue:

Considerada o sangue das plantas, a clorofila incentiva a saúde do sangue humano. Rico em vitamina K, promove a coagulação do sangue e restaura as células do sangue, eliminando problemas como anemia, hemorragias nasais e mulheres que sofrem de sangramento menstrual intenso. Também contém enzimas que ajudam na limpeza do sangue e auxilia no transporte de oxigênio em todo o corpo.

3. Saúde óssea e muscular:

O composto essencial encontrado é o magnésio, que é vital na formação de ossos e músculos fortes. O magnésio também melhora o tônus ​​muscular e a contração e relaxamento dos músculos. Nutrientes, como cálcio e vitamina D, também estão presentes, o que é essencial para a saúde óssea.

4. Contra o câncer:

A clorofila ajuda no combate ao desenvolvimento do câncer. Pesquisas descobriram que, ao estimular a apoptose, tem a capacidade de proteger contra o câncer de cólon. A clorofila protege ainda mais o cólon contra uma variedade de agentes cancerígenos que absorvemos pelo ar, ou pelo consumo de carne e grãos cozidos.

Ao consumir, também estamos protegendo o nosso trato gastrointestinal, bloqueando a absorção de toxinas prejudiciais, como a aflatoxina, que prejudica o DNA e pode causar hepatite e câncer de fígado. Outras pesquisas descobriram que, através de um composto fitoquímico, também pode reduzir a multiplicação de células cancerosas e inibir o crescimento de tumores.

5. Saúde Digestiva:

A clorofila proporciona alívio digestivo promovendo um movimento regular dos intestinos, aliviando a constipação e o desconforto suave associado aos gases. Nossos tratos intestinais passam muito tempo para digerir alimentos e mantém o nosso sistema imunológico funcionando.

Por sorte, atua como um remédio natural para prevenir complicações intestinais e para curar e regenerar os tecidos intestinais feridos. Uma pesquisa também descobriu que promove a limpeza do cólon bloqueando o crescimento de coloncitos.

6. Para imunidade:

Consumir ajuda na construção de paredes celulares mais fortes e promove a saúde geral do sistema imunológico. Além disso, o magnésio, um composto fundamental na clorofila. é altamente alcalino.

Alimentos que são altamente alcalinos impedem o desenvolvimento e o crescimento de agentes patogênicos nocivos. Além disso, os alimentos ricos em alcalinos também melhoram a saúde do cérebro e do fígado, inibem as complicações cardiovasculares e aumentam o bom funcionamento dos rins.

7. Para desintoxicação:

A clorofila não só limpa o sangue, mas também o oxigena, ajudando a eliminar as toxinas nocivas eficientemente. Suas propriedades de limpeza não param entretanto. Também liga e elimina metais pesados como o mercúrio, o que é essencial para a saúde do fígado.

Além disso, verificou-se também que os compostos encontrados efetivamente reduzem a radiação dos efeitos e ajudam a liberar os depósitos de drogas e químicos do corpo.

8. Promove a cura:

Quando usado topicamente, a clorofila ajuda na aceleração do processo de cicatrização de feridas e queimaduras. Além disso, reduz a inflamação e estimula a produção de células brancas, aumentando a capacidade do corpo de combater a infecção e matar os germes.

9. Combate cândida albicans:

A Cândida albicans é uma infecção que é resultante de um crescimento excessivo de fermento chamado cândida. Além disso, este problema médico pode ser atenuada pelas propriedades antimicrobianas da clorofila, que isola e inibe o crescimento de Cândida albicans.

10. Para a desodorização:

O mau hálito não é apenas o resultado de uma má higiene dental, mas também pode ser o sinal de uma má saúde digestiva. Além disso, não é tão impossível quanto parece. A clorofila não só ajuda na saúde digestiva.

Mas também é um ingrediente em muitos enxaguatórios bucais, pois é eficaz na luta e na eliminação do mau hálito. Além disso, os pacientes descobriram que ao beber, eles eliminam o odor emanado de feridas relacionadas a colostomias e distúrbios metabólicos.

11. Saúde bucal:

Junto com o mau hálito, a clorofila também alivia as inflamações, o sangramento das gengivas. Além disso, é frequentemente utilizada para tratar infecções orais e problemas dentários, como a piorreia.

12. Saúde respiratória:

A clorofila é um tratamento eficaz para infecções e problemas de sinusite, como sinusite, rinite e resfriado comum.

13. Tratamento da artrite:

As propriedades anti-inflamatórias presentes na clorofila provaram ser benéficas para aqueles que sofrem dos efeitos dolorosos da artrite. Além disso, verificou-se que inibe o crescimento de bactérias que produzem inflamação. Também foi encontrada como um ingrediente efetivo em medicamentos que tratam artrite e fibromialgia.

14. Para pancreatite:

Profissionais médicos administram por via intravenosa para ajudar no tratamento da pancreatite. Além disso, uma pesquisa descobriu que alivia os sintomas associados à pancreatite, como a redução da febre, aliviando a dor abdominal sem causar efeitos colaterais desagradáveis ou nocivos.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe um comentário