Início » Dieta e Nutrição » Lipídios – o que é, benefícios e deficiência!

Lipídios – o que é, benefícios e deficiência!

Os lipídios, lípides ou lipídeos são compostos químicos orgânicos que ocorrem nos seres vivos que têm as mais variadas composições, proporcionando uma diversidade imensa de funções biológicas. Além disso, eles aparecem como cofatores enzimáticos, pigmentos fotossensíveis, chaperonas que ajudam nos dobramentos de proteínas, no trato digestivo como agentes emulsificantes, como hormônios, entre outras funções.

No entanto, a sua principal característica é a insolubilidade em água, devido a sua estrutura química. Mas são solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona, álcool, etc.

Os lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio.  Portanto, contém nitrogênio, fósforo e enxofre.

lipidios
lipídios

O que são lipídios?

Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona. Também chamados lípidos, essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio.

Compostos: Contêm outros grupos na molécula, além de ácidos graxos e álcoois.

Simples: São compostos que por hidrólise total dão origem somente a ácidos graxos e álcoois.

Derivados: São substâncias produzidas por hidrólise dos lipídios simples e compostos. No entanto, podem ser ácidos graxos; álcoois (glicerol e álcoois de alto peso molecular), hidrocarbonetos, vitaminas lipossolúveis, pigmentos e compostos nitrogenados (colina, serina).

Quais são as fontes de lipídeos?

Os lipídios, ou gorduras, são moléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio insolúveis em água. Além disso,  existem dois tipos de lipídio: saturados e insaturados.

Benefícios dos lipídios para saúde:

1. Aumenta a imunidade:

Os lipídios proporcionam uma saúde melhor e mais forte, auxiliando até mesmo na produção de anticorpos para a defesa do organismo, aumenta a imunidade e faz com que o organismo trabalhe melhor e com mais energia.

Veja Também: Os 5 Alimentos que Ajudam a Aumentar a Imunidade!

2. Proporcionar energia:

Os lipídios tem um papel fundamental no organismo humano, ou melhor, vários papéis importantíssimos, entre eles a reserva de energia para aguentar o dia a dia, como se fosse o combustível

Veja Também: Os 7 Chás Detox de Hibisco Para Repor Energia do Corpo!

3. Proteger as células:

No entanto, eles protegem as células, pois formam uma espécie de camada protetora que impede a chegada de vírus na célula, protegendo a célula, protege o organismo.

Outros benefícios:

  • Armazenamento e transporte de combustível metabólico;
  • Componente estrutural das membranas biológicas;
  • São moléculas que podem funcionar como combustível alternativo à glicose, pois são os compostos bioquímicos mais calóricos para geração de energia metabólica através da oxidação de ácidos graxos;

Veja Também: As 5 Dicas Para Reduzir o Níveis de Triglicerídeos Elevado!

beneficios dos lipidios
benefícios dos lipídios

Quais são as funções dos lipídios?

Além disso, os lipídios são uma importante reserva de energia, que é utilizada em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais. Nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua como isolante térmico, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios.

  • Estrutural, participando das membranas celulares e de outras estruturas;
  • Função térmica, ajudando na manutenção da temperatura corpórea;
  • Função impermeabilizante, fazendo com que o meio interno fique melhor isolado ao meio externo;
  • Produção de sais biliares (colesterol);
  • Matéria prima para produção de prostaglandinas;
  • Ajuda na produção de hormônios esteroides, como a testosterona, a progesterona e o estrógeno (colesterol).

No entanto, os óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho contém ácidos graxos essenciais, que são usados na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares.

Esses lipídios essenciais também auxiliam a absorção das Vitamina A, Vitamina D, Vitamina EVitamina K que são lipossolúveis e se dissolvem nos óleos. Como essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.

Deficiência de lipídios:

No entanto, indivíduos que apresentam um consumo inadequado de lipídos podem apresentar deficiências hormonais, deficiências em produção de algumas substâncias no corpo, baixo peso, retardo no crescimento entre outros.

Além disso, a recomendação que se tem hoje é de um consumo de 15%-30% do valor total da dieta. Isso é o que corresponde a mais ou menos 60g de lipídios nas quantidades máximas e 30g nas quantidades mínimas. Todavia, esse valor pode ser totalmente alterado de acordo com as necessidades individuais do indivíduo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

5 comentários

  • […] e adolescente durante o crescimento. Além disso, o manganês atua no metabolismo de carboidratos e lipídeos e na reprodução ajudando no bom funcionamento do organismo de maneira […]

  • […] nutrientes que encontrados na Betônica são muito variados entre os que se destacam: lipídios, ferro, água, zinco, sódio, vitamina C, vitamina A, vitamina B12, gorduras saturadas, fibras, […]

  • […] não ter sido compreendido, sabemos que pessoas com a condição têm um defeito na forma como os lipídios normalmente se movimentam dentro das células do […]

  • […] também conhecido como manteiga de gergelim, é uma ótima fonte de proteínas e outros nutrientes essenciais, incluindo a Vitamina […]

  • […] de Carboidratos, Proteínas, Fibra alimentar, Cálcio, Vitamina C, Fósforo, Manganês, Magnésio, Lipídios, Ferro, Potássio, Cobre, Zinco e […]

Deixe um comentário