Os 30 Benefícios do Chocolate Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 30 Benefícios do Chocolate Para Saúde
4.8 (96.67%) 66 votes

Os Benefícios do Chocolate Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, o Chocolate possui ricos nutrientes que colaboram para a saúde do corpo humano de forma bem abrangente. Quem diria que o Chocolate, além de saboroso, também faz bem à saúde e pode até colaborar para a perda de peso. Continue lendo o artigo e veja muito mais.

chocolate

O Chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do Chocolate à saúde, bem-estar e beleza. De acordo os nutricionistas quanto maior a porcentagem de cacau, maiores serão os benefícios ao organismo.

preparamos-lhes este artigo para lhe informar detalhadamente os Benefícios do Chocolate Para saúde, mas, antes veja quais são os seus valores nutricionais, para melhor chegarmos a uma conclusão.

Valores Nutricionais do Chocolate

O Chocolate é rico em vitaminas e sais minerais que são vitais para o funcionamento do organismo. O Chocolate possui alta concentração de magnésio, ferro, potássio e cobre. O magnésio ajuda a prevenir pressão arterial alta, diabetes tipo 2 e algumas doenças cardíacas, enquanto o ferro previne anemia.

O potássio e o cobre previnem derrames cerebrais (AVC) e problemas vasculares. Chocolate com pelo menos 70% de cacau contém uma boa quantidade de fibras, manganês, fósforo, zinco e selênio. Todos eles essenciais para a sua dieta diária. Então, confira agora detalhadamente Os 30 Benefícios do Chocolate Para Saúde:

Benefícios do Chocolate Contra o Estresse

O Chocolate ajuda as pessoas a lidar com situações estressantes e sentir menos os efeitos do estresse. Pesquisadores descobriram que as pessoas que comem Chocolate escuro regularmente possuem menos quantidades de cortisol e epinefrina – os hormônios do estrese – circulando em suas veias.

Benefício do Chocolate Para Favorecer Atividades Físicas

Isso mesmo o Chocolate ajuda a diminuir o risco cardiovascular durante os exercícios físicos de média duração, pois facilita a vasodilatação, atenuando, assim, a pressão arterial induzida pelo exercício, o que ajuda em um melhor desempenho e eficiência no exercício.

Benefícios do Chocolate Para Reduzir o Colesterol Ruim

O Chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim

Benefício do Chocolate Contra Inflamações

O Chocolate é rico em flavonoides, componentes que destroem os radicais livres que causam inflamações.

Benefícios do Chocolate Para Prevenir o Câncer

Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram em 2008 que o Chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.

Benefício do Chocolate Contra Infartos

Ao contribuir para a redução das taxas de LDL e aumento do colesterol bom (HDL) e atuar na redução da pressão sanguínea, automaticamente a proteção contra obstruções arteriais e infarto é mais um dos benefícios do Chocolate.

Benefícios do Chocolate Para Saúde dos Dentes

O Chocolate meio amargo contém teobromina, uma substância que elimina bactérias e endurece o esmalte dos dentes. Se você mantém bons hábitos de higiene dental, o Chocolate escuro pode, de fato, reduzir os riscos de ocorrência de cáries.

Benefício do Chocolate Para Melhorar a Visão

Sim, os flavonoides presentes no Chocolate ajudam a melhorar a sensibilidade ao contraste visual, por propiciar maior fluxo sanguíneo tanto no cérebro quanto na retina. Isso significa uma visão com mais nitidez.

Benefícios do Chocolate Para Saúde da Pele

O consumo regular de cacau rico em flavonoides tem ação foto-protetora significativa, ajudando a minimizar o aparecimento de manchas, psoríase, acne e até mesmo o câncer de pele. Porém, o Chocolate não substitui de forma alguma o protetor solar – ele é apenas mais um recurso que pode reduzir os danos causados pelos raios UV à pele.

Benefício do Chocolate Para Reduzir a Pressão Arterial

O cacau é a principal matéria prima do Chocolate. Seus derivados são ricos em polifenóis, entre eles a procianidina, é um potente vasodilatador, ou seja, reduz a pressão arterial. Além disso, esse polifenol contribui para evitar o início da aterosclerose.

Benefícios do Chocolate Para Tratar Tosses

A teobromina também está presente no Chocolate. A teobromina também é um estimulante suave e funciona bem para acalmar tosse. Este composto químico bloqueia a atividade dos nervos sensoriais, fazendo parar o reflexo da tosse. Diferente da codeína, ingrediente ativo de vários xaropes, o Chocolate escuro não provoca sonolência.

Benefício do Chocolate Para Melhorar o Humor

É bem sabido que muitas pessoas apelam para o Chocolate quando estão chateadas ou deprimidas. O motivo deve-se ao fato de o Chocolate estimular o organismo a produzir endorfina e serotonina, hormônios que nos fazem sentir prazer e alegria.

Benefícios do Chocolate Para Combater os Radicais Livres

Ao se falar dos alimentos com maior potencial antioxidante, o Chocolate é um dos grandes candidatos às primeiras posições. Há algum tempo os cientistas desenvolveram uma maneira de medir a capacidade que uma substância tem de combater os radicais livres.

Benefício do Chocolate Contra os Efeitos do Cigarro

Como o Chocolate ajuda na produção de antioxidantes, os fumantes se beneficiam mais dessas ajudas, pois os mesmos têm mais radicais livres em seus corpos, logo a catequina e a epicatequina absorvem mais dessas partículas danosas e ajudam a diminuir os efeitos maléficos do cigarro.

Benefícios do Chocolate Contra a Doença de Alzheimer

Dois quadradinhos de Chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto.

Benefícios do Chocolate Contra Depressão

O Chocolate ainda atua na sensação de disposição e bem estar, combatendo o desânimo e sintomas de depressão, diminui o estresse, controla o humor e a ansiedade.

Benefício do Chocolate Para Perda de Peso

Quando o Chocolate é ingerido nas quantidades certas, é ainda possível conseguir emagrecer, e quando mais amargo for o Chocolate, maiores benefícios ele traz, já que contém muito mais cacau em sua fórmula.

chocolate beneficios

Outros Benefícios do Chocolate Para Saúde

  • O Chocolate dietético melhora o desempenho da insulina, hormônio responsável por manter o nível de açúcar no sangue dentro de padrões saudáveis.
  • O Chocolate ajuda a minimizar o estresse oxidativo, que é um dos principais fatores de deterioração da estrutura dérmica.
  • O consumo frequente, porém, moderado (30 gramas diárias), de Chocolate com 70% de cacau pode trazer benefícios para a saúde do coração.
  • Para quem não tem diabetes, o Chocolate comum também tem o efeito positivo de regular o nível de açúcar, o que é muito importante para saúde.
  • A ingestão de 23g diárias de Chocolate por quatro semanas consecutivas aumenta os bifidobactérias e lactobacilos, o que significa menos doenças intestinais, virais e bacterianas.
  • O Chocolate pode ajudar você a sentir-se mais satisfeito e não exagerar na comida.
  • O Chocolate é rico em antioxidantes que reduzem a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos
  • O Chocolate é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias, mas é preciso ingerir a versão amarga, com muito cacau.
  • O Chocolate também contribui com a diminuição do estresse e da ansiedade e o aumento da saciedade também são benefícios que podem contribuir para eliminar mais rápido os quilos extras.
  • A cafeína presente no Chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral.

Quantidade Ideal de Chocolate que se Deve Consumir

Se há tantos benefícios do Chocolate amargo, isso significa que você pode consumi-lo à vontade? Infelizmente, não. O Chocolate ainda é uma fonte significativa de calorias e gorduras saturadas, que devem ser consumidas com moderação para não trazerem o efeito oposto ao que você procura.

Uma porção de 25 a 30 gramas por dia é mais do que suficiente para você obter todos os Benefícios do Chocolate sem ficar com peso na consciência e sem atrapalhar a dieta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *