Os 20 Benefícios do Mel Para Saúde

Tudo Sobre os Benefícios do Mel Para Saúde e Beleza!

Os 20 Benefícios do Mel Para Saúde
4.8 (96.02%) 181 votes

Benefícios do Mel para saúde e beleza geral do corpo. Além disso, o Mel é um dos adoçantes mais populares e amplamente utilizados, com enormes benefícios para a saúde.

Desde a antiguidade, ele tem sido usado tanto como alimento quanto como remédio. É muito alto em compostos de plantas benéficas e oferece vários benefícios para a saúde.

Mel

Ele é particularmente saudável quando usado em vez de açúcar refinado , que é 100% de calorias vazias.

Mas o que torna ele tão popular? Provavelmente, é a facilidade com que pode ser consumida. Pode comer diretamente, colocá-lo em pãezinhos como uma geleia, misturá-lo com suco ou qualquer bebida em vez de açúcar, ou misture com água morna, suco de Limão, canela e outras ervas para fazer um remédio. É saboreado por todos devido ao seu gosto, bem como benefícios para a saúde, tornando-o extremamente útil e versátil.

Valor Nutricional do Mel:

Este alimento conta com ação antioxidante e probiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia.

O alimento também conta com potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.

Veja a seguir, os 20 Benefícios do Mel Para Saúde:

1. Benefícios do Mel na Melhora da Saúde do Intestinal:

Devido às suas propriedades probióticas e antibacterianas, ele pode ajudar na melhora da flora intestinal, promovendo o melhor trânsito e evitando diarreias e constipações no intestino.

2. Benefício do Mel Para Diminuir o Estresse:

Ele estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo, melhorando o bem-estar.

Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o alimento ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.

Veja Também: Anemia Ferropriva – O que é, Sintomas e Tratamentos!

3. Benefícios do Mel Para Pele:

Ele faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca. Ele tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas, mantendo, assim as espinhas bem longe.

4. Benefícios do Mel no Tratamento da Caspa:

Estudos têm mostrado a deficiência dele no tratamento da dermatite seborreica, condição que pode causar caspa e coceira no couro cabeludo. Basta diluir o alimento doce em 10% de água morna e aplicara na cabeça.

5. Benefícios do Mel Para Problemas Relacionados ao Coração:

Ele é uma excelente fonte em antioxidantes e flavonoides, eles reduz a taxa de oxidação do colesterol LDL. Os antioxidantes ajudam na redução da formação placas nas artérias, também são úteis na redução proteínas C-reativa que causam problemas cardíacos.

6. Benefício do Mel Para Ajudar a Melhorar o Sono:

Ele é um alimento poderoso que pode estimular a produção de serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O resultado é de redução do estresse e maior relaxamento, além de melhores noites de sono.

7. Benefícios do Mel Como Hipercalórico Natural:

Por isso, é importante encaixar na dieta alimentos como ele, que são altamente calóricos mas ao mesmo tempo são recheados de benefícios para a saúde.

Acrescentar três colheres dele por dia aos shakes de proteína ou às frutas garante quase 200 calorias a mais na dieta.

Veja Também: Os 4 Melhores Remédios Caseiros Para Remover a Caspa!

8. Benefício do Mel Para Infecção Urinária:

Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana dele. Entre esses microrganismos estão a streptococcus faecalis, proteus species e pseudomonas aeruginosa, todas elas podem causar a infecção urinária.

9. Benefícios do Mel Para o Aparelho Digestivo:

Quando misturado com o Limão, eles se tornam um bom remédio para regular o pH do corpo, eliminar a acidez e receber nutrientes importantes, como a vitamina C, riboflavina e vitamina B. Essa combinação também é boa para limpar o sangue e o fígado, além de tratar os transtornos de estômago, como o refluxo ácido e as úlceras.

10. Benefício do Mel Para Prevenir o Envelhecimento Precoce:

Graças às suas propriedades antioxidantes, o mel também ajuda a combater os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, responsáveis por promover o envelhecimento da pele. O resultado é de uma pele mais saudável e jovem, livre de rugas e linhas de expressão.

11. Benefícios do Mel Para Ajudar na Prevenção do Câncer:

O Mel é uma rica fonte de antioxidantes que o torna-se realmente um poderoso combatente contra o câncer. Os Antioxidantes reduzem o metabolismo das células cancerosas no corpo, reduzindo assim a probabilidade de ocorrência de câncer.

A presença de polifenóis (antioxidantes) nele ajuda a proteger as células contra os radicais livres. Estudos têm demonstrado que a combinação de canela e ele auxilia na prevenção do câncer.

12. Benefício do Mel no Controle da Glicose:

Por conter uma baixa taxa glicêmica, o Mel pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Por isso, ele é recomendado para ser usado como adoçante de alimentos no lugar de açúcares comuns, que podem elevar a taxa de glicose no organismo.

Benefícios do Mel

13. Benefícios do Mel Para Aumentar a Energia:

Ele é conhecido por fornecer energia instantânea, pois possui alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose nele é absorvido muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, ele é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.

14. Benefício do Mel Como Cicatrizante:

Ele também é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzida através de aplicações, uma vez que contém peróxido de hidrogênio o que diminui significativamente os pigmentos e as marcas da pele.

15. Benefícios do Mel Para Melhorar a Imunidade:

O Mel é uma fonte de antioxidantes e vários minerais, que diminui a permeabilidade capilar e fragilidade devido ao aumento do nível de antioxidante.Ajuda a Tratar Problemas Respiratórios:
Pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do ele. Entre esses micro-organismos estão a Haemophilus influenzae, responsável por infecções respiratória e sinusites, Mycobacterium tuberculosis, que leva a tuberculose, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae, que causa a pneumonia.

16. Benefício do Mel no Alívio da Tosse:

Não é à toa que as avós costumam recomendar uma colher dele ao primeiro sinal de gripe ou resfriado: ajudar a diminuir as inflamações e afastar a tosse estão entre os benefícios dele para a saúde.

De acordo com um estudo infantil publicado, crianças entre 1 e 5 anos com resfriado tossem menos à noite quando recebem duas colheres de Ele antes de ir para a cama.

17. Benefícios do Mel Para Tratar Alergias:

O ele possui efeitos anti-inflamatórios graças à presença do pólen em sua composição, que, por sua vez, é um dos responsáveis pela produção de anticorpos no sistema imunológico. Por isso, o alimento pode ser um grande aliado para tratar alergias, atuando como uma vacina natural.

18. Benefício do Mel na Perda de Peso:

Ele é um ótimo substituto do açúcar. É um ingrediente natural e oferece menos calorias e é mais doce. A presença de vários aminoácidos e minerais no Mel ajuda no metabolismo, reduzindo assim as probabilidades de ganho de peso.

19. Benefícios do Mel Para Memória:

Ele é rico em antioxidantes e, por isso, pode atuar na prevenção do dano celular causado pelos radicais livres no cérebro. Além disso, esse poderoso alimento pode ajudar o organismo na absorção de cálcio, um mineral essencial para a saúde do sistema nervoso. Ao consumir o doce líquido regularmente na alimentação, o resultado será de melhora na memória e nas funções cognitivas.

20. Benefício do Mel no Tratamento da Herpes:

O néctar das abelhas inclui a enzima glicose oxidase, que ajuda quando aplicado à ferida porque a limpa.

Se você lutar com feridas de herpes, faça uma tentativa dele para ver se você recebe algum alívio e se as feridas se curarem mais rápido.  O Mel pode ser um agente de cura seguro e acessível.

Veja abaixo, outros dos diversos Benefícios do Mel Para Saúde:

Efeitos Colaterais do Mel:

Melhor não alimentar crianças. A bactéria que causa o botulismo infantil foram encontradas em uma pequena porcentagem dele na América do Norte. Isso não é perigoso para adultos e crianças mais velhas, mas os bebês podem ter uma séria reação de doença no primeiro ano. Não adicione mel ao alimento para bebês ou molhe a chupeta para calmar um bebê irritado ou resfriado.

A maioria dos meles canadense não está contaminada com a bactéria que causa o botulismo infantil, mas ainda é melhor não aproveitar a chance. “Não deixe que os bebês comam mel”, afirma um site do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

É um açúcar, então não coma frascos cheios disso se você valorizar sua boa saúde e quiser manter um peso saudável. Tem um alto valor calórico e irá colocar você em um açúcar alto e baixo.

Uma colher de chá de mel pode ter quase 4 gramas de frutose, que, se tomadas em quantidades elevadas, podem mexer com aqueles que têm diabetes ou uma condição pré-existente de insulina resistente.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os 20 Benefícios do Pistache Para Saúde!

Os 34 Benefícios do Orégano Para Saúde!