Dieta e Nutrição

Os 20 benefícios do mel para saúde!

benefícios do mel

o mel tem sido usado para o cuidado da pele e bem-estar e até perda de peso desde a antiguidade devido as suas ótimas propriedades terapêuticas. Além disso, o mel é um dos adoçantes mais populares e amplamente utilizados, com enormes benefícios para a saúde.

Desde a antiguidade, ele tem sido usado tanto como alimento quanto como remédio. É muito alto em compostos de plantas benéficas e oferece vários benefícios para a saúde.

quais os benefícios do mel para saúde?
quais os benefícios do mel para saúde?

Ele é particularmente saudável quando usado em vez de açúcar refinado , que é 100% de calorias vazias.

Mas o que torna ele tão popular? Provavelmente, é a facilidade com que pode ser consumida. Pode comer diretamente, colocá-lo em pãezinhos como uma geleia, misturá-lo com suco ou qualquer bebida em vez de açúcar, ou misture com água morna, suco de Limão, canela e outras ervas para fazer um remédio. É saboreado por todos devido ao seu gosto, bem como benefícios para a saúde, tornando-o extremamente útil e versátil.

Valor nutricional:

Este alimento conta com ação antioxidante e probiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia.

O alimento também conta com potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.

Quais os benefícios do mel para saúde?

1. Melhora a saúde do intestinal:

Devido às suas propriedades probióticas e antibacterianas, ele pode ajudar na melhora da flora intestinal, promovendo o melhor trânsito e evitando diarreias e constipações no intestino.

2. Diminui o estresse:

Ele estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo, melhorando o bem-estar.

Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o alimento ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.

Veja Também: Anemia Ferropriva – O que é, Sintomas e Tratamentos!

3. Para pele:

Ele faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca. Ele tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas, mantendo, assim as espinhas bem longe.

4. Tratamento da caspa:

Estudos têm mostrado a deficiência dele no tratamento da dermatite seborreica, condição que pode causar caspa e coceira no couro cabeludo. Basta diluir o alimento doce em 10% de água morna e aplicara na cabeça.

5. Problemas relacionados ao coração:

Ele é uma excelente fonte em antioxidantes e flavonoides, eles reduz a taxa de oxidação do colesterol LDL. Os antioxidantes ajudam na redução da formação placas nas artérias, também são úteis na redução proteínas C-reativa que causam problemas cardíacos.

6. Ajuda a melhorar o sono:

Ele é um alimento poderoso que pode estimular a produção de serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O resultado é de redução do estresse e maior relaxamento, além de melhores noites de sono.

7. Hipercalórico natural:

Por isso, é importante encaixar na dieta alimentos como ele, que são altamente calóricos mas ao mesmo tempo são recheados de benefícios para a saúde.

Acrescentar três colheres dele por dia aos shakes de proteína ou às frutas garante quase 200 calorias a mais na dieta.

Veja Também: Os 4 Melhores Remédios Caseiros Para Remover a Caspa!

8. Infecção urinária:

Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana dele. Entre esses microrganismos estão a streptococcus faecalis, proteus species e pseudomonas aeruginosa, todas elas podem causar a infecção urinária.

9. Aparelho digestivo:

Quando misturado com o Limão, eles se tornam um bom remédio para regular o pH do corpo, eliminar a acidez e receber nutrientes importantes, como a vitamina C, riboflavina e vitamina B. Essa combinação também é boa para limpar o sangue e o fígado, além de tratar os transtornos de estômago, como o refluxo ácido e as úlceras.

10. Prevenir o envelhecimento precoce:

Graças às suas propriedades antioxidantes, o mel também ajuda a combater os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, responsáveis por promover o envelhecimento da pele. O resultado é de uma pele mais saudável e jovem, livre de rugas e linhas de expressão.

11. Ajudar na prevenção do câncer:

O mel é uma rica fonte de antioxidantes que o torna-se realmente um poderoso combatente contra o câncer. Os Antioxidantes reduzem o metabolismo das células cancerosas no corpo, reduzindo assim a probabilidade de ocorrência de câncer.

A presença de polifenóis (antioxidantes) nele ajuda a proteger as células contra os radicais livres. Estudos têm demonstrado que a combinação de canela e ele auxilia na prevenção do câncer.

12. Controle da glicose:

Por conter uma baixa taxa glicêmica, o mel pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Por isso, ele é recomendado para ser usado como adoçante de alimentos no lugar de açúcares comuns, que podem elevar a taxa de glicose no organismo.

o mel pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue
o mel pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue

13. Aumentar a energia:

Ele é conhecido por fornecer energia instantânea, pois possui alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose nele é absorvido muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, ele é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.

14. Como cicatrizante:

Ele também é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzida através de aplicações, uma vez que contém peróxido de hidrogênio o que diminui significativamente os pigmentos e as marcas da pele.

15. Melhorar a imunidade:

O mel é uma fonte de antioxidantes e vários minerais, que diminui a permeabilidade capilar e fragilidade devido ao aumento do nível de antioxidante.Ajuda a Tratar Problemas Respiratórios:
Pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do ele. Entre esses micro-organismos estão a Haemophilus influenzae, responsável por infecções respiratória e sinusites, Mycobacterium tuberculosis, que leva a tuberculose, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae, que causa a pneumonia.

16. Alívio da tosse:

Não é à toa que as avós costumam recomendar uma colher dele ao primeiro sinal de gripe ou resfriado: ajudar a diminuir as inflamações e afastar a tosse estão entre os benefícios dele para a saúde.

De acordo com um estudo infantil publicado, crianças entre 1 e 5 anos com resfriado tossem menos à noite quando recebem duas colheres de Ele antes de ir para a cama.

17. Tratar alergias:

O ele possui efeitos anti-inflamatórios graças à presença do pólen em sua composição, que, por sua vez, é um dos responsáveis pela produção de anticorpos no sistema imunológico. Por isso, o alimento pode ser um grande aliado para tratar alergias, atuando como uma vacina natural.

18. Perda de peso:

Ele é um ótimo substituto do açúcar. É um ingrediente natural e oferece menos calorias e é mais doce. A presença de vários aminoácidos e minerais no Mel ajuda no metabolismo, reduzindo assim as probabilidades de ganho de peso.

19. Para memória:

Ele é rico em antioxidantes e, por isso, pode atuar na prevenção do dano celular causado pelos radicais livres no cérebro. Além disso, esse poderoso alimento pode ajudar o organismo na absorção de cálcio, um mineral essencial para a saúde do sistema nervoso. Ao consumir o doce líquido regularmente na alimentação, o resultado será de melhora na memória e nas funções cognitivas.

20. Tratamento da herpes:

O néctar das abelhas inclui a enzima glicose oxidase, que ajuda quando aplicado à ferida porque a limpa.

Se você lutar com feridas de herpes, faça uma tentativa dele para ver se você recebe algum alívio e se as feridas se curarem mais rápido.  O mel pode ser um agente de cura seguro e acessível.

Veja abaixo, outros dos diversos Benefícios do Mel Para Saúde:

Efeitos colaterais:

Melhor não alimentar crianças. A bactéria que causa o botulismo infantil foram encontradas em uma pequena porcentagem dele na América do Norte. Isso não é perigoso para adultos e crianças mais velhas, mas os bebês podem ter uma séria reação de doença no primeiro ano. Não adicione mel ao alimento para bebês ou molhe a chupeta para calmar um bebê irritado ou resfriado.

A maioria dos meles canadense não está contaminada com a bactéria que causa o botulismo infantil, mas ainda é melhor não aproveitar a chance. “Não deixe que os bebês comam mel”, afirma um site do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

É um açúcar, então não coma frascos cheios disso se você valorizar sua boa saúde e quiser manter um peso saudável. Tem um alto valor calórico e irá colocar você em um açúcar alto e baixo.

Uma colher de chá de mel pode ter quase 4 gramas de frutose, que, se tomadas em quantidades elevadas, podem mexer com aqueles que têm diabetes ou uma condição pré-existente de insulina resistente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

128 comentários

  • […] colher (de chá) de mel de […]

  • […] Água Com Mel, como o nome sugere, é uma bebida feita combinando mel com água morna. Este tônico normalmente é consumido pela manhã, antes das refeições, ou antes […]

  • […] O mel de manuka é um tipo de mel que é produzido especificamente por abelhas na Nova Zelândia, que se alimentam do néctar de uma planta particular a flor do manuka. Este mel não é muito diferente do mel normal. […]

  • […] Mel a gosto […]

  • […] colher de sopa de mel de […]

  • […] 1 colher de sopa de mel; […]

  • […] nossa beleza. Para fazer um creme esfoliante caseiro você pode misturar um pouco de aveia com mel e fazer massagens circulares nas regiões mais afetadas. Então, Confira Esta Incrível Receita […]

  • […] – Mel e Ovo: Uma máscara capilar de mel e ovo vai Eliminar a Caspa e, por sua vez, hidrata e restabelece a produção natural de óleos. […]

  • […] xícara e meia de mel de […]

  • […] 1 colher de sopa de Mel. […]

  • […] 1 colher (de chá) de Mel; […]

  • […] mel para adoçar; […]

  • […] 2 Colheres de chá de mel; […]

  • […] Rugas Perto dos Olhos: Misture iogurte neutro com Mel de abelha e aplicar nas regiões em volta aos olhos. Deixar por 20 minutos e enxaguar com água […]

  • […] Mel […]

  • […] quiser adoce com mel ou […]

  • […] também pode adicionar Suco de Limão e Mexerica e Mel para benefícios […]

  • […] 1 colher de mel. […]

  • […] mel e limão à gosto; […]

  • […] tratamento é simples e muito eficiente, Mas é importante usar um mel puro, de boa […]

  • […] vinagre de maçã combinado com o mel é há anos um tratamento alternativo para Eliminar as Celulites Naturalmente. Ambos os […]

  • […] xícara de mel […]

  • […] parte do desenvolvimento de remédios naturais para dor de garganta, alguns dos mais eficazes são Mel, menta, Limão e Alho. O Alho é um pequeno tesouro da natureza devido às suas propriedades […]

  • […] 1 colher de chá de Mel. […]

  • […] gordura da barriga é muito simples de preparar, você simplesmente adiciona uma colher de sopa de Mel e uma de Canela de preferência em pó a uma xícara de água quente. Esta bebida deve ser tomada […]

  • […] de chá de suco recém-espremido em uma xícara de água morna. Caso prefira, adoce com um pouco de Mel (o que também é bom para reduzir o […]

  • […] opções fáceis e simples de fazer, pois além de saudáveis, são 100% naturais. Além disso, o Mel é o ouro líquido da medicina. A história nos diz que esse composto foi usado pelos antigos […]

  • […] que podem proteger a saúde e também contém certos compostos específicos que não possui no mel comercializado em […]

  • […] caso queira tentar, é recomendável misturar a água quente, vinagre de maçã, Suco de Limão, Mel cru e Canela e beber quando ainda estiver […]

  • […] uma fina camada de mel nos lábios […]

  • […] Caso já esteja tossindo a mais de 3 semanas e com acompanhamento de febre, arrepios, fadiga, então consulte seu médico imediatamente. Mas caso precisa de uma pequena ajuda para acalmar uma tosse, opte pelos remédios caseiros de Mel. […]

  • […] natural ao rosto, assim como o restante do corpo. É possível acrescentar leite, limão ou Mel, e preparar diferentes tipos. As Amêndoas Embebidas são muito eficazes em esfoliar a pele e […]

  • […]  Mel. […]

  • […] 2 colheres de chá de Mel. […]

  • […] colher de Mel […]

  • […] acredita nisso? Aqui está uma prova rápida de como o Mel e o limão ajuda na remoção do cabelo […]

  • […] Mel. […]

  • […] xícara de chá, quando consumido sem açúcar ou mel, fornece 2 […]

  • […] risco de infecção da bexiga – chamado “cistite da lua de Mel” – aumenta com o sexo frequente. As mulheres grávidas, cujos caracteres urinários […]

  • […] 1 copo de água morna com 1 colher de sopa de Mel. […]

  • […] é a principal dicas de como usar chá verde para curar o refluxo ácido. Além disso, o Mel acalma o estômago irritado e os revestimentos esofágicos, enquanto protege o corpo das […]

  • […] chá de hortelã com mel limpa e purifica a Garganta combatendo o desconforto e o […]

  • […] e deixe amornar, a seguir, coe e, para adoçar este chá, adicione 1 colher de chá de mel de abelhas, por […]

  • […] importante não adicionar açúcar ou Mel, pois eles também favorecem a produção de […]

  • […] 1 colher de sopa de Mel. […]

  • […] Mel (de qualquer qualidade); […]

  • […] Coar e beber a seguir, adoçado com mel. […]

  • […] 5 colheres de Mel. […]

  • […] 1 colher de Mel; […]

  • […] colher de chá de Mel de […]

  • […] 1 colher (sopa) de Mel. […]

  • […] 1 colher (chá) de Mel. […]

  • […] 3 colheres (sopa) de mel; […]

  • […] A canela ajuda a aliviar a dor de garganta e também a tratar a tosse seca. Além da receita, você também pode optar por consumir algumas gotas de óleo de casca de canela com mel. […]

  • […] 2 colheres (sopa) de mel; […]

  • […] 100 ml de mel. […]

  • […] 1 colher de chá de Mel, […]

  • […] 4 colheres de chá de tintura de verbasco; 4 colheres de chá de tintura de raiz de alteia; 1 colher de sopa e tintura de anis; 1 colher de sopa de tintura de tomilho; 4 colheres de chá de tintura de tanchagem; 2 colheres de chá de tintura de alcaçuz; 100 ml de mel. […]

  • […] Mel a gosto; […]

  • […] Mel a gosto; […]

  • […] Mel à Gosto […]

  • […] Mel à Gosto […]

  • […] Mel à Gosto […]

  • […] com açúcar ou mel e […]

  • […] 1 colher de sobremesa de Mel. […]

  • […] adoçar com Mel ou […]

  • […] todos os ingredientes no liquidificador como a água; Se desejar, adicione mel; Beba 1 Copo, 4 vezes ao […]

  • […] colheres de sumo de cebola, 1 colher de mel e o sumo de 1 limão, juntar tudo com uma chávena de água quente, misturar e tomar. Repetir o […]

  • […] Mel a gosto […]

  • […] descansar por aproximadamente dez minutos, coando e consumindo em seguida. Você pode adoçar com mel e consumir entre três e cinco xícaras ao […]

  • […] tratamento é simples e muito eficiente, Mas é importante usar um mel puro, de boa […]

  • […] Mel à Gosto […]

  • […] também pode consumir uma banana madura junto com mel duas vezes por dia. As bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue, pois são ricas em […]

  • […] descansar por aproximadamente dez minutos, coando e consumindo em seguida. Você pode adoçar com mel e consumir entre três e cinco xícaras ao […]

  • […] gramas de Rabanete. 4 limões. 3 colheres de chá de Mel. 2 colheres de chá de canela. 2 centímetros raiz de […]

  • […] Depois do tempo determinado, coe a bebida e, se preferir, adoce com Mel. […]

  • […] 1 colher (sopa) de mel; […]

  • […] 2 colheres de sopa de mel; […]

  • […] 2 colheres de sopa de Mel; […]

  • […] mel ajuda a sair da depressão mais rápido, pois ele estimula a produção de serotonina, que é o […]

  • […] colher de sopa de Mel de […]

  • […] mel ajuda a sair da depressão mais rápido, pois ele estimula a produção de serotonina, que é o […]

  • […] 1/2 xícara de açúcar ou Mel. […]

  • […] colher de sopa de Mel de abelha (opcional para […]

  • […] colher de sopa de Mel de abelha (opcional para […]

  • […] diretamente sobre a área inflamada ou consuma o suco de Limão com Gengibre com Mel para colher os benefícios nutricionais da fruta para reduzir a dor e […]

  • […] Mel. […]

  • […] Mel para adoçar (opcional). […]

  • […] Mel para adoçar (opcional). […]

  • […] 1 colher (de sopa) de mel […]

  • […] colher de sopa de Mel […]

  • […] Mel a gosto […]

  • […] Mel para adoçar (opcional). […]

  • […] 2 colheres (sopa) de Mel; […]

  • […] 1 colher de sopa de mel; […]

  • […] O mel de abelha é um antibiótico natural que devemos tomar todos os dias. Neste caso, aumenta os níveis de […]

  • […] colher (chá) de mel (7,5 […]

  • […] Bananas nutrem e condiciona o cabelo com Banana e Mel. Moa uma Banana no liquidificador até conseguir uma consistência espessa. Adicione uma colher de […]

  • […] um pouco de mel ou melaço preto para melhorar o […]

  • […] Misture 1 colher de suco de Limão fresco e mel; […]

  • […] em sua geladeira, elimine o chocolate com leite, sucos de frutas embalados, água aromatizada, Mel, frutas secas, cereais no café da manhã, alimentos prontos para serem consumidos, álcool e […]

  • […] uma colher de chá de pó de gengibre e pimenta preta. Deixe sentar alguns minutos e adicione Mel. Tome este chá duas vezes por […]

  • […] 1 e ½ colher de mel […]

  • […] colheres de chá de Mel […]

  • […] Mel é tão bom para suprimir um resfriado quanto o dextrometorfano. 2 colheres de chá de […]

  • […] uma mistura de Açúcar e mel em seus lábios diariamente, desta forma, você terá lábios lisos e […]

  • […] você pode recorrer aos remédios caseiros em vez de tratamentos comerciais. O Vinagre de Maçã, mel, máscara de argila e limão são alguns remédios mais eficazes, para Tratar […]

  • […] 1 banana (pode ser prata ou nanica); – uma colher de sopa de mel; – 1 colher de chá de aveia em […]

  • […] órgãos internos. Na medicina tibetana é utilizado em doenças das membranas mucosas e pele. Este Mel estimula a formação de sangue e aumenta as propriedades de proteção do […]

  • […] é misturado com Mel, ele possui um efeito de secante e ação esfoliante, que é muito útil eliminar os […]

  • […] em sua geladeira, elimine o chocolate com leite, sucos de frutas embalados, água aromatizada, Mel, frutas secas, cereais no café da manhã, alimentos prontos para serem consumidos, álcool e […]

  • […] sementes de jaca podem lhe proporcionar uma pele perfeita. Molhe alguma semente seca com leite e Mel. Misture até formar uma pasta fina e aplique no seu rosto. Deixe secar e, em seguida, lave para […]

  • […] de maçã em um copo de água, adicione o suco de um limão recém-espremido e uma colher de Mel. Além disso, tome isso três vezes por dia até que os sintomas […]

  • […] uma colher de chá de suco de cebola e mel e tome isso uma vez por […]

  • […] Mel hidrata e nutre a pele tornando-a […]

  • […] uma colher de chá de Cúrcuma e um pouco de Mel em um copo de leite […]

  • […] xícara de água fervente. Cubra e deixe fervendo por mais 10 minutos. Coe e adicione um pouco de Mel e Suco de Limão, beba enquanto estiver quente. Não tome mais de três xícaras de chá de […]

  • […] 2 colheres (sopa) de água, 4 colheres (sopa) de suco de limão fresco e 2 colheres (sopa) de mel no suco de […]

  • […] maravilhoso para acne hormonal, reduzindo o excesso de produção de óleo e hidratando a pele. O Mel contém propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e hidratantes, por isso esta é uma das […]

  • […] o Alho possui componentes antibacterianos e antimicrobianos que ajudam no tratamento da tosse. O Mel aliviará a […]

  • […] o mel em sua picada de mosquito para ter um pequeno […]

  • […] 1 colher (chá) de mel […]

  • […] Combine 1 clara de ovo e 1 colher de sopa de mel. […]

  • […] uma colher de chá de Mel e […]

  • […] ½ cenoura ralada; – 1 maçã sem casca; – 5 folhas de melissa; – 1 colher de mel; – 1 copo de […]

  • […] estudos demonstraram que o Mel possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, proporcionando um bom remédio para a dor […]

  • […] propriedade antioxidante presente no Mel impede o dano causado pelos radicais livres. Ele cura as cicatrizes de acne e torna a pele lisa e […]

  • […] mel ajuda a sair da depressão mais rápido, pois ele estimula a produção de serotonina, que é o […]

Deixe um comentário