Dieta e Nutrição

Os 10 benefícios do chá de gengibre para saúde

quais os benefícios do chá de gengibre?

O chá de gengibre, uma das ervas mais populares, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, problemas respiratórios, náuseas e combater a inflamação. Entretanto, uma xícara de chá de gengibre pode ser uma das bebidas mais revitalizantes e aquecedoras, desde que saiba como prepará-la, quando bebê-la e quais são os possíveis efeitos colaterais. Antes de adicionar em seu plano de saúde, você deve entender o que este chá contém, bem como seus potenciais benefícios para a saúde.

quais os benefícios do chá de gengibre?
quais os benefícios do chá de gengibre?

O que é o chá de gengibre?

O chá de gengibre, como o nome indica, é um chá feito da raiz do Gengibre ou do Gengibre em pó. Por milhares de anos, a raiz de Gengibre tem sido uma parte valiosa da medicina tradicional, particularmente na tradição ayurvédica.

No entanto, sua popularidade se espalhou para o resto do mundo, em grande parte porque o Gengibre também é uma das especiarias mais úteis e com sabor único. O rizoma (raiz) do Gengibre é a parte útil da planta Zingiber officinale e pode ser moído em pó, descascado e cortado.

O chá é de fácil preparação e tem uma série de efeitos poderosos no corpo, graças à sua impressionante composição de nutrientes. O chá de gengibre é rico em vários antioxidantes, ingredientes ativos e compostos orgânicos, bem como Vitamina C e magnésio, entre outros.

Quais os benefícios do chá de gengibre?

1. Como raiz medicinal: 

Alguns dos benefícios mais notáveis do chá para saúde incluem: capacidade de ajudar na perda de peso, aumento do sistema imunológico, redução da dor e a inflamação, prevenção de certos tipos de câncer e otimização dos processos digestivos.

2. Perda de peso: 

Os ingredientes ativos no Gengibre são conhecidos por acelerar o metabolismo, especificamente devido às suas qualidades termogênicas. Isso pode aumentar o nível de queima de gordura passiva e do trabalho de perda de peso em seu corpo. O Gengibre também é conhecido por diminuir o apetite, o que pode auxiliar na perda de quilos.

3. Combater o câncer: 

O chá de gengibre não só tem propriedades antioxidantes, o que pode reduzir a presença de radicais livres e estresse oxidativo no corpo, mas também possui propriedades anti-náuseas, tornando-o ideal para pessoas submetidas a quimioterapia, pois a náusea e os vômitos são os mais recorrentes efeitos colaterais comuns desse tratamento.

4. Aliviar dor e inflamação: 

As propriedades anti-inflamatórias do chá de gengibre podem aliviar a dor nas articulações, aliviar o estômago e evitar o desencadeamento de receptores de dor no corpo.

Essas propriedades analgésicas afetam todas as partes do corpo, especialmente se o chá for consumido constantemente.

5. Melhorar digestão: 

A raiz do gengibre é famosa em todo o mundo como um tratamento para problemas gastrointestinais. O chá funciona da mesma forma e é capaz de otimizar a digestão ao tratar a irritação no intestino.

6. Fortalece sistema imunológico: 

O chá de gengibre fornece uma boa quantidade de Vitamina C, que é a principal linha de defesa do corpo contra os agentes patogênicos infecciosos, uma vez que pode estimular a produção de glóbulos brancos.

7. Circulação sanguínea

Os minerais e as vitaminas no chá podem apoiar uma circulação saudável, garantindo que os recursos e o oxigênio cheguem às partes do corpo que mais precisam.

8. Sistema respiratório:

Este chá é comumente recomendado para pessoas com dor de garganta e outras afecções respiratórias. Pode atuar como um agente anti-inflamatório, bem como um expectorante, auxiliando na eliminação do muco e fleuma, ao mesmo tempo que ataca a infecção subjacente.

9. Cólicas menstruais:

As mulheres em todo o mundo usam o chá como remédio eficiente para reduzir as cólicas menstruais e equilibrar os níveis hormonais durante esse período do mês.

o chá de gengibre alivia o estresse e ansiedade
o chá de gengibre alivia o estresse e ansiedade

10. Alivia o estresse e ansiedade:

Estudos descobriram que o gingerol e os outros ingredientes ativos no chá podem aliviar a ansiedade ao equilibrar os níveis hormonais no corpo.

Precaução: 

O consumo excessivo de chá de gengibre não é recomendado, pois pode ter alguns efeitos colaterais negativos, como a dor gastrointestinal. Para outros com problemas específicos, como gravidez, doenças cardíacas, diabetes ou distúrbios hemorrágicos, o chá pode exacerbar esses problemas.

Caso sofra de alguma doença crônica, fale com seu médico antes de adicionar o chá a seu consumo diário.

Técnico em informática, Cursando Sistema em informação, hábil em seo, estrutura de dados, e apaixonado por musculação, boa alimentação e bem estar. Buscando sempre informação de forma segura com profissionais qualificados no assunto.

4 comentários

  • […] Gengibre: O gengibre é um analgésico natural que auxilia na eliminação da dor. Também atua como anti-inflamatório, […]

  • […] um chá de gengibre com duas fatias de gengibre fresco e duas xícaras de […]

  • […] é recomendável a inalação de vapor. Você pode usar um vaporizador ou segurar uma xícara de chá quente e inalar os […]

  • […] pode acelerar o processo de emagrecimento porque aumentam o metabolismo, controlam o apetite e têm propriedades antioxidantes capazes de desintoxicar o […]

Deixe um comentário