Dieta e Nutrição Alan Costa

Cobalto – o que é, benefícios e deficiência!

O cobalto por ser um componente da vitamina B12, ele se torna muito útil para o corpo humano. Na verdade, a vitamina B-12 é chamada Cobalamin. Além disso, o corpo não pode produzir vitamina B12, portanto, os suplementos de cobalto por si só não terão nenhum efeito sobre os níveis de vitamina B12, já que este metal na vitamina já está integrado neste nutriente quando entra no corpo dessa maneira. Portanto, ela precisa ser adquirida a partir de alimentos ou suplementos assim como este metal.

O cobalto é um suplemento necessário para o desenvolvimento saudável do corpo, pois ele também possui o nome de uma cor azul impressionante. Portanto, este metal além de ser um elemento que é classificado como químico, ele também foi recentemente identificado como parte integrante da produção de células sanguíneas.

cobalto

cobalto

O que é a cobalto?

O cobalto é um elemento natural encontrado em vários depósitos de rochas em todo o mundo. Os depósitos de minério deste metal foram descobertos no Zaire, Marrocos e Canadá. Portanto, este metal é um elemento com o símbolo químico Co.

Na sua forma mais natural, esse metal é cinzento quebradiço que possui capacidades magnéticas. Quando este metal é combinado com o sal, ele produz um mineral bonito, de cor azul profundo, para o qual esse tom de azul foi designado.

Principais fontes de alimentos ricos em cobalto:

Este metal é usado para produzir raios gama, que podem auxiliar na esterilização de muitos alimentos e medicamentos. Além disso, os raios gama possuem altos níveis de radiação que são capazes de esterilizar sem danificar o alimento ou os remédios. Este metal radioativo também ajuda a tratar certos tipos de cânceres.

Benefícios do cobalto para saúde:

1. Saúde do coração:

Este metal que é pouco conhecido é excelente para a saúde do coração, pois diminui os níveis de homocisteína, uma substância que danifica as paredes arteriais, levando à arteriosclerose, ajudando assim, na saúde e um bom funcionamento do coração.

2. Tratar a esclerose:

A bainha de mielina é uma cobertura protetora que envolve nossos axônios nervosos, que é responsável pela condução adequada de sinais nervosos em todo o corpo. Além disso, a esclerose múltipla é a doença que causa a ruptura desta bainha protetora, e este metal é um dos tratamentos utilizados para ajudar a aliviar esta condição.

benefício do cobalto

benefício do cobalto

3. Combate a anemia:

Muitas pessoas ainda não sabem, mas este metal apóia a formação de glóbulos vermelhos, pois forma a base de coenzimas cobalmínicas, que são mais conhecidas como vitamina B12. Além disso, este metal por conter vitamina B12 é um componente essencial de células vermelhas do sangue que assim, ajuda a combater anemia de forma saudável.

4. Aumenta o metabolismo:

Este metal por conter uma quantidade significativa de vitamina B12, ele ajuda a melhorar o funcionamento geral do corpo, pois a vitamina B12 presente neste metal supera a boa saúde do sistema nervoso e os processos metabólicos do corpo.

Outros benefícios do cobalto para saúde:

  • Este metal, apesar do baixo perfil, desempenha um papel importante na nossa saúde e bem-estar geral do corpo.
  • Muitos não sabem, mas como este metal ajuda absorver o ferro, ele é capaz de promover a saúde óssea.
  • Este metal também pode ser útil para a saúde capilar, pois existe uma ótima ligação coma vitamina C que ajuda a fortalecer os fios do cabelo e promovendo o seu crescimento.

Deficiência de cobalto:

Além disso, a deficiência deste metal pode levar ao desenvolvimento anormal de glóbulos vermelhos, que é ainda responsável pelo surgimento de anemia macrocítica. Portanto, a ausência deste metal no corpo, causa a falta de ar e a diminuição das funções da tireoide, além das complicações associadas ao coração.

A deficiência desse metal quando ocorre, os sintomas podem incluir:

  • Mal estar;
  • Ossos fracos;
  • Cabelos fracos;
  • Anemia;
  • Doenças relacionadas ao coração;
  • Diminuição do metabolismo.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.