Dieta e Nutrição Byanca Stefany

Os 15 Benefícios da Água do Mar Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Benefícios da Água do Mar que são incríveis para saúde. Além disso, a Água do Mar possui propriedades excelentes que proporcionam diversos benefícios. Ir à praia, pegar sol e dar um mergulho no mar, para aproveitar as altas temperaturas do ano, é mais do que uma prática relaxante de lazer, é sinônimo de saúde. Em contato com a água salgada, o nosso organismo fortalece, desde questões estéticas até o combate de doenças.

De acordo com algumas pesquisas, assim como diversos alimentos saudáveis que ingerimos no dia a dia e que fortalecem o organismo, o mar também é fonte de propriedades importantes para o bom funcionamento do corpo. Segundo profissionais na área da saúde, a água salgada possui elementos curativos e que facilitam a boa hidratação na pele, diminuindo possíveis reações alérgicas e coceiras.

Os 15 Benefícios da Água do Mar Para Saúde

Propriedades Nutricionais da Água do Mar:

A Água do Mar tem extraordinárias qualidades terapêuticas conhecidas desde a Grécia antiga. Contém todos os minerais essenciais para saúde, na mesma proporção em que seu corpo necessita. É rica em diferentes sais minerais e alguns metais que ajudam a cicatrizar a nossa pele, em especial cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio e o Ferro. Então, Confira agora os 15 Benefícios da Água do Mar Para Saúde:

1. Benefícios da Água do Mar Para Saúde da Pele:

Quem tem doenças de pele como a psoríase e também caspa, um banho no mar no local afetado com intenção de descamar a pele e tratar a doença é uma boa opção. Essa água elimina a comichão e a pele morta acumulada.

2. Benefício da Água do Mar no Tratamento da Insônia:

Quem sofre de Insônia pode recuperar o sono perdido e ganhar uma noite bem dormida ao passar o dia todo na praia, em frente ao mar, respirando a brisa, ouvindo o barulho das ondas, e tomando banho com essa água.

Veja também: Suco Detox de Chá de Camomila e Mel Para Combater a Insônia

3. Benefício da Água do Mar Para o Sistema Imunológico:

Um estudo realizado na Espanha, constatou que a Água do Mar fortalece o corpo contra os vírus, bactérias e reforça o sistema imunológico do corpo. O cloreto de Sódio, substância que faz com que essa água seja salgada, possibilita melhor funcionamento das células do corpo, principalmente as imunológicas.

Os 15 Benefícios da Água do Mar Para Saúde

4. Benefício da Água do Mar nos Processos de Cicatrização:

Essa água é rica em sais minerais, como Sódio e iodo, elementos que possuem ação cicatrizante e antisséptica para a pele. No entanto, a higienização com água potável logo após do banho com essa água é indispensável, caso haja algum ferimento.

5. Benefícios da Água do Mar Para os Pulmões:

Quando mergulhamos no mar, expiramos o ar que temos em nossos pulmões. Esse movimento proporciona limpeza dos brônquios.

Veja Também: Câncer de Pulmão – O que é, Causas e Tratamentos

6. Benefício da Água do Mar Contra a Ansiedade:

Por conter Magnésio, essa água é um importante calmante e alivia consideravelmente a ansiedade. Quem vive tenso com o estresse do dia a dia, deve ir à praia não só pelo ambiente relaxante, mas também pelas propriedades medicinais calmantes que essa água possui

7. Benefícios da Água do Mar Para a Musculatura:

A água encontrada no mar é rica em Magnésio, substância responsável por relaxar a musculatura do corpo. Um mergulho no mar pode ajudar a diminuir o estresse e relaxar toda a musculatura do corpo.

8. Benefício da Água do Mar no Combate das Cargas Negativas:

A ideia de que um mergulho no mar ajuda a renovar as energias não é apenas uma figura de linguagem. De acordo com pesquisas, os sais presentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo, energizando o organismo.

9. Benefícios da Água do Mar Para o Fígado e os Rins:

Essa água é ideal para tratar doenças no fígado e rins pois acelera o processo de regeneração das células danificadas por doenças como a cirrose, por exemplo. A água encontrada no mar ajuda a eliminar o excesso de água acumulado no abdômen, que ocorre como consequência dessa doenças, promovendo a saúde desses órgãos.

Veja Também: 15 Receitas de Suco Verde Para Desintoxicar o Fígado

10. Benefício da Água do Mar Para Massagear o Corpo:

O balanço das águas do mar também tem potencial para relaxar o corpo, pois o contato com as ondas ativa a circulação sanguínea através de uma massagem, e facilita a eliminação de toxinas acumuladas no organismo.

Os 15 Benefícios da Água do Mar Para Saúde

Outros Benefícios da Água do Mar Para Saúde:

  • Essa água auxilia na limpeza dos brônquios;
  • A substância que faz com que a Água do Mar seja salgada, possibilita melhor funcionamento das células do corpo;
  • A composição dessa água ajuda a energizar o nosso organismo e traz a sensação de bem-estar;
  • As águas do mar são capazes de desencadear recorrências e crises de inflamação;
  • Essa água tem potencial para tratar a psoríase, por diminuir a reação imunológica provocada pele doença na pele.

Cuidados com a pele após o banho de mar:

Os cuidados com a pele são extremamente importantes, sendo válido ressaltar que, após o banho de mar, mesmo com tantos benefícios, é imprescindível o uso do protetor solar.

Segundo estudos, quando nos expomos a água rica em sal, diminuímos a nossa proteção ao raios ultravioletas, isto quer dizer que envelhecemos mais cedo. Se não tomar precauções na hora de utilizar esse remédio encontrado no mar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.