Broto de Bambu – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Broto de Bambu – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.1%) 29 vote[s]

Broto de Bambu – O que é, Benefícios e Como Usar que devemos ficar informados. Além disso, uma das mais populares comida nativa na região do Nordeste da Índia é o broto de bambu. Muito parecido com os outros alimentos fermentados encontrados na região acima mencionada, esta também é uma grande delicadeza entre a maioria dos nativos do nordeste da Índia e outros países asiáticos, incluindo China, Coreia, Japão, Taiwan, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Nepal.

Broto de BambuO que é Broto de Bambu?

A maioria das partes do mundo pode não estar ciente do que seja broto de bambu. No entanto, broto de bambu não é nada, mas que brotos que brotam ao lado da planta de bambu. Esses brotos ou rebentos são comestíveis e que pertencem à subfamília Bambusoideae de grama.

O broto de bambu traz diversos benefícios para a nossa saúde em geral. E a melhor notícia é que ele possui pouca quantidade de calorias. Você quer saber um pouco mais sobre o broto de bambu para incrementar a sua dieta? Continue lendo este artigo até o final.

Valor Nutricional do Broto de Bambu:

O broto do bambu tem 90% de água em sua composição, com 2 a 2,5% de proteína. Contém ainda glutamina, arginina e lisina entre seus 17 aminoácidos. É mais nutritivo que a maioria dos vegetais consumidos pelo homem. Está entre os vegetais que possuem as mais baixas calorias. 27 calorias para cada 100 gramas de broto de bambu.

São ricos em vitaminas do complexo B, como Riboflavina, Niacina, Tiamina, piridoxina e ácido pantotenico, fundamentais para as funções metabólicas do organismo humano. Contém micronutrientes como o Cobre (produção de glóbulos vermelhos do sangue), Manganês, Ferro (respiração celular), Cálcio e Fósforo. Bons níveis de Potássio também são encontrados nos brotos, auxilia no controle da frequência cardíaca e consequentemente, da pressão arterial. Agora, veja Os Benefícios do Broto de Bambu Para Saúde:

1. Perder Peso:

Broto de bambu pode ajudá-lo a perder peso devido ao baixo teor calórico. Além disso, brotos de bambu também contêm muitas fibras, isso faz com que seu estômago fique saciado quando consumido.

2. Baixo Colesterol:

Em cada porção de 100 gramas, broto de bambu contêm 2,5 gramas de açúcar, o teor de gordura insaturada e gordura saturada em torno de 0,49 gramas. Isso torna o broto de bambu um alimento que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue e nutrir o coração.

3. Impulsionar o Sistema Imunológico:

Os Brotos de bambu também contém muitas vitaminas, como Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B6, Ácido Fólico, Tiamina, Riboflavina e Niacina, também contém minerais importantes, como Ferro, Manganês, Cobre, Potássio, Fósforo, Sódio, Zinco, Magnésio e Cálcio. Todos estes nutrientes são essenciais para impulsionar o sistema imunológico.

4, Resolver Problemas Respiratórios:

Broto de bambu contém aminoácidos e é uma boa fonte de proteína, isso faz com que os brotos de bambu tenham o potencial de superar problemas respiratórios como resfriados, tosse ou congestão nasal.

5. Digestão Saudável:

Broto de bambu pode ajudar a superar problemas digestivos, como diarreia e gastroenterite. Além disso, brotos de bambu também podem ser usados como um medicamento para tratar vermes intestinais.

6. Contra o Câncer:

Brotos de bambu contendo fitoesteróis como flavona, amilasi e clorofila que podem ajudar a combater o câncer.

7. Redução da Pressão Arterial:

O alto teor de Potássio, fazendo broto de bambu em um dos alimentos que podem ajudar a baixar a pressão arterial e mantê-lo normal. Consumir brotos de bambu também estão associados com uma diminuição da depressão, doença mental e ansiedade.

8. Ajuda no Ciclo Menstrual:

Broto de Bambu

Se o seu ciclo menstrual não é suave, tente consumir brotos de bambu. Isso ocorre porque broto de bambu contem ingredientes naturais que podem ajudar a acelerar o ciclo menstrual e podem reduzir a dor.

9. Ajuda a Combater Úlceras e Feridas:

Com base na pesquisa mais recente, os brotos de bambu têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização de feridas.

Como Usar Broto de Bambu:

O broto de bambu deve ser lavado, cortado em rodelas ou cubos e fervido em água. Escorrer a água e ferver novamente em água nova, dependendo da idade do broto e dureza do palmito. Mais fervuras produzem um gosto mais suave e um broto mais macio. Deixar descansar em água fria por algumas horas antes de preparar a conserva ou consumir.

As fervuras e o descanso em água fria são importantes para eliminação de algumas substâncias pouco digestivas existentes em algumas espécies. Colocar em um vidro grande esterilizado, duas partes de água fervida para uma de vinagre e sal a gosto. Mergulhar os brotos na solução e deixar descansar por alguns dias para apurar o sabor.

O broto de bambu é um ótimo substituto para o palmito em saladas, caldos e refogados. Uma colher de bicarbonato de sódio na água da conserva ajuda a quebrar a acidez e suavizar o gosto. Leia mais sobre alimentos vegetais em nossa matéria.

Receita de Broto de Bambu Refolgado:

Ingredientes:

  • 200 g de broto de bambu picado.
  • 1 Maçãi picada com casca.
  • 1 Cebola picada.
  • 4 dentes de Alho.
  • 3 colheres de azeite.
  • cheiro verde a gosto.
  • tempero caseiro a gosto (mistura de alho batido com sal e pimenta-do-reino).

Modo de Preparo:

  • Comece cortando os brotos e tirando a casca.
  • Depois que tirar as partes mais duras, pique bem pequenininho, para ficar mais gostoso na hora de refogar.
  • Antes ferva esse broto por 40 minutos, duas vezes, com a tampa aberta.
  • Escorra e reserve.
  • Coloque o azeite em uma panela pra esquentar.
  • Acrescente o alho e a cebola e depois coloque o broto para refogar.
  • Mexa, acrescente o tempero caseiro, cheiro verde e umas folhas de manjericão.
  • Termine o refogado e sirva.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *