Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde
4.8 (96.67%) 6 vote[s]

Os Benefícios da Anchova Para Saúde que todos devem conhecer. Além disso, a anchova é um peixe rico em benefícios para a saúde humana. Fonte de importantes nutrientes, como as vitaminas E e D, minerais Ferro, Potássio, Selênio, Iodo, Cálcio e Fósforo, gorduras saudáveis e proteínas magras, a anchova é assim uma excelente opção para integrar a sua dieta.

Benefícios da AnchovaA sua riqueza nutricional, aliada ao facto de ser um peixe de pequenas dimensões e com pouca capacidade de absorção de mercúrio em quantidades nocivas, fazem da anchova um alimento com grandes benefícios para a sua saúde.

Propriedades Nutricionais da Anchova:

A Anchova é rica fonte em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na manutenção da boa saúde. Ele contém Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Sódio e Zinco. Este peixe é uma boa fonte de vitaminas, tais como a Tiamina, Riboflavina, Niacina, Ácido Fólico, Vitamina C, Vitamina B12, Vitamina B6, Vitamina A, Vitamina E e Vitamina K. Além disso, contém ácidos gordos e o colesterol. Então, Confira Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde.

1. Anchova é Rica em Ômega 3:

Um dos principais benefícios da anchova, sem dúvida, passa por seu alto teor de ácidos graxos ômega 3. Esse tipo de gordura saudável ajuda a prevenir doenças cardíacas, evitar a formação de trombos e coágulos sanguíneos e reduzir níveis elevados de colesterol e triglicérides.

2. Anchova é Benéfica Para a Saúde do Coração:

Além do ômega 3, essencial para a saúde cardiovascular, o Cálcio e o Magnésio também têm um papel importante para o bom funcionamento do coração. O Cálcio estimula os músculos do coração e vasos sanguíneos, enquanto o Magnésio faz com que eles fiquem relaxados. Assim, eles mantêm a regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial.

De acordo com a Universidade Estadual de Oregon (Estados Unidos), a Niacina ou Vitamina B3, encontrada nesse alimento, reduz o colesterol e triglicérides e pode reduzir a probabilidade de morrer de um ataque cardíaco.

3. Anchova Possui Boa Combinação de Vitaminas:

Graças ao seu teor de vitaminas solúveis em gordura (tais como Vitamina A e D) é um alimento que ajuda a melhorar a saúde da visão, melhora a resistência a infecções, promove a absorção de Cálcio e está envolvida na produção de hormônios sexuais e de enzimas do fígado.

4. Benefícios da Anchova Para Perda de Peso:

A Anchova têm quantidades significativas de proteínas e uma contagem de baixa caloria, o que os torna ideais para as pessoas que tentam perder peso. O aumento dos níveis de proteína pode muitas vezes produzir saciedade, o que evita excessos, e fornece-lhe com amplos benefícios nutricionais e para saúde, sem derramar em calorias extras!

5. Anchova Mantém a Pele Jovem:

Benefícios da Anchova

O consumo frequente de anchova fornece ao organismo os nutrientes necessários para manter a pele jovem. Isso se deve ao seu conteúdo de ácidos graxos, Selênio e Vitamina A e Vitamina E. A combinação desses nutrientes previne a formação de rugas e manhas na pele.

6. Anchova Ajuda a Aumenta a Massa Muscular:

Devido à sua elevada quantidade de proteínas, este alimento é particularmente recomendado para o desenvolvimento muscular. É por isso que a anchova é muito importante para pessoas que praticam atividades físicas e atletas.

7. Anchova Ajuda a Manter Ossos e Dentes Fortes:

A Vitamina D está cada vez mais deficiente na população. Esse peixe é rico nessa vitamina, que ajuda a regular os níveis de Cálcio no sangue e promove a absorção e fixação deste mineral nos ossos e dentes, mantendo-os fortes e saudáveis. Também contém Vitamina A, Magnésio, Fósforo e outros nutrientes que promovem a saúde dos ossos.

Apenas 20 g de filé de anchova fresca têm cerca 2% da ingestão diária recomendada de Magnésio, 3% de Cálcio e 5% de Fósforo. Os três minerais são essenciais para o crescimento e manutenção de ossos fortes.

8. Anchova Melhora a Imunidade:

Seu conteúdo de Magnésio e Vitamina A, faz desse alimento um aliado para melhorar a imunidade.

9. Previne a Anemia:

A anchova é uma rica fonte de Ferro, 20 g de anchova fresca contêm aproximadamente 12% da ingestão diária recomendada para homens e 5% para as mulheres. O seu teor de Ferro é útil para a prevenção de anemia por deficiência de Ferro.

10. Ideal Para Grávidas:

Também fornece Ácido Fólico, uma vitamina essencial na dieta de mulheres grávidas, além disso, não contém mercúrio e outras substâncias tóxicas presentes em alguns peixes.

11. É uma Excelente Fonte de Magnésio:

Benefícios da Anchova

O Magnésio acelera o trânsito intestinal, tendo um efeito laxante suave. Ele também participa do funcionamento dos nervos e músculos, o que é importante para as pessoas que praticam esportes e para aqueles com transtornos do humor.

12. Previne Problemas da Tireoide:

O Iodo é essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide, que regula muitas funções metabólicas, bem como o crescimento fetal e desenvolvimento do cérebro.

13. Ajuda a Manter a Saúde dos olhos:

Tal como indicado acima, a Anchova é rica em Vitamina A, que tem sido intensivamente estudada no que se refere à saúde ocular. Os altos níveis de Vitamina A têm sido associadas à redução da aparência de degradação do olho e degeneração macular, bem como a catarata.

14. Sistema Cardiovascular

Sendo uma importante fonte de ácidos graxos polinsaturados, o consumo regular de anchova promove a redução do risco de problemas cardiovasculares.

15. Reparação Celular:

A proteína magra existente na anchova é muito útil na reparação e crescimento do tecido celular conjuntivo, sendo por isso excelente para manter a firmeza da pele e aumentar a massa muscular magra.

16. Menos Risco de Toxicidade:

Um dos problemas atuais dos alimentos marinhos são os níveis de mercúrio existentes em alguns peixes e mariscos. No entanto, devido ao seu tamanho pequeno e ao ciclo de vida bastante curto, a anchova nunca possui um nível alto de mercúrio.

17. Benefícios das Anchovas Para Prevenir Rugas:

As Anchovas possuem uma combinação muito útil para ajudar a combater e a regenerar a pele, sendo por isso excelente para prevenir o surgimento de rugas.

18. Reduz o Colesterol:

Benefícios da Anchova

Entre os benefícios da anchova para saúde está a redução dos níveis de colesterol no sangue. Esse efeito é possível principalmente graças ao ômega 3. Além de reduzir o LDL (colesterol ruim), esse peixe ajuda a aumentar os níveis de HDL (o colesterol bom).

19. Benefícios da Anchova Para Gestantes:

As Anchovas são uma excelente fonte de Ácido Fólico, uma vitamina essencial na dieta de mulheres grávidas, além disso, não contém mercúrio e outras substâncias tóxicas presentes em alguns peixes.

20. Melhora o Funcionamento do Intestino:

Pelo fato de o Magnésio (um dos minerais contidos na anchova) agir como um suave laxante natural, o consumo desse peixe ajuda a regular o intestino, evitando problemas como prisão de ventre, infecções intestinais, dificuldades para evacuar etc.

Essa limpeza intestinal também permite a redução do inchaço na região do abdômen e evita o acúmulo de bactérias que prejudica a flora intestinal.

21. Aumenta a Disposição Física e Mental:

Entre os benefícios da anchova para saúde, um dos menos conhecidos é o aumento da disposição física e mental. Esse efeito positivo é possível principalmente graças ao Magnésio, mineral que alivia o cansaço do corpo e da mente. Com isso, ao consumir anchova de forma regular, as pessoas se sentem mais dispostas para as atividades do cotidiano e para a prática de atividade física.

22. Sem Carboidratos:

Hoje, com novas dietas, muitas pessoas estão tentando evitar a ingestão de muitos carboidratos. Felizmente para essas pessoas, as anchovas não têm absolutamente nenhum carboidrato nelas. Isso também pode ser útil para os diabéticos saberem também.

23. Uma Boa Fonte de Proteína:

Enquanto as anchovas são baixas em calorias, elas não economizam em proteínas. Uma porção de anchovas tem 12% de sua ingestão diária de proteínas. Embora isso não pareça muito comparado com outras fontes de carne, é uma boa quantidade para uma série de calorias que acompanham.

Outros Benefícios da Anchova Para Saúde:

  • Por conter Ácido Graxo Poli-insaturado, seu consumo regular ajuda a diminuir o mau Colesterol e previne doenças cardiovasculares;
  • Sua Proteína, ajuda na reparação do tecido celular conjuntivo e no ganho de massa muscular;
  • Por se pouco calórica e rica em Proteínas, ajuda na perda de peso;
  • Mantém a saúde da pele com a combinação da Vitamina E, Ácido Graxo e Selênio;
  • Previne doenças oculares como catarata e degeneração macular, por ser rica em Vitamina A;
  • Mantém a saúde dos dentes e dos ossos, prevenindo doenças como osteoporose e artrite;
  • Também é excelente na fase de desenvolvimento da criança, onde ajuda no crescimento;

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios da Anchova Para Saúde:

Ideias Para consumir Anchova no Dia a Dia:

Para usufruir dos benefícios da anchova para saúde, nada melhor que ficar por dentro de algumas ideias de receitas, deixando as refeições mais leves e nutritivas. Vamos a elas:

  • Pizza com anchova, mussarela, alcaparras, Tomate e azeitonas;
  • Sanduíche de anchova com pão italiano e Rúcula;
  • Torradinhas com anchova;
  • Bruschetas com anchova;
  • Anchova assada recheada com aliche, Limão, Cebola e temperos;
  • Anchova assada temperada com sal grosso;
  • Pedaços de anchova grelhada;
  • Salada de trigo com anchovas;
  • Abobrinha com anchova;
  • Salada de macarrão e anchova;
  • Quiche de anchova com cebola;
  • Penne com tomate e anchova.

Melhores Acompanhamentos Para Anchovas:

Para usufruir de todos os benefícios da anchova para saúde é imprescindível ter uma dieta equilibrada e nutritiva, evitando o consumo exagerado de gordura, carboidratos densos e açúcar. Dessa forma, os melhores acompanhamentos para anchova são:

A combinação de todos esses fatores torna esse peixe ainda mais saudável e saboroso, sendo ele indicado para pessoas de todas as idades. Essas informações com relação aos benefícios da anchova para saúde demonstram por que é tão vantajoso substituir o consumo de carne vermelha (principalmente os pedaços mais gordurosos) por peixes.

Como Escolher Sua Anchova?

Benefícios da Anchova

Para ter certeza que iremos consumir tantos benefícios é preciso ter atenção na hora de comprar sua anchova fresca. Preparamos algumas dicas para saber o que deve ser observado na hora da compra.

  • As escamas devem estar brilhantes e bem associadas
  • Os olhos precisam estar também brilhantes e salientes
  • As brânquias bem vermelhas ou rosa acentuado
  • Apesar do cheiro característico do peixe, o odor não pode incomodar. O bom peixe tem cheiro de maresia
  • Opte peixes ainda com escamas, pois eles evitam contatos com outras substâncias que podem contaminar

A anchova é um peixe nutritiva, com preço justo e fácil de encontrar. Vá até a sua peixaria de confiança e incremente essa iguaria no seu cardápio. Na internet existem várias sites que podem te ajudar na hora do preparo, no qual você pode inovar nas receitas e aproveitar ao máximo o que a anchova tem pra nos dar. Combinar o consumo da anchova, com frutas antioxidante como Goji Berry e Acerola pode ser excelente para seu corpo.

Efeitos Colaterais das Anchovas:

Alguns estudos recentes têm mostrado que as Anchovas são bastante suscetíveis a parasitas. Por isso não deixe de comprar sempre suas Anchova em uma fonte confiável. A melhor maneira de evitar que os parasitas de afetem negativamente sua saúde é congelar ou cozinhar as Anchovas antes de comer.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *