Dieta e Nutrição

5 benefícios de comer arroz com feijão para saúde!

beneficios de arroz com feijao

O arroz e feijão já foram vistos como grandes vilões das dietas, porém, se consumidos na quantidade correta, trazem diversos benefícios ao organismo. A combinação arroz com feijão contém nutrientes essenciais para o bom funcionamento e a saúde do nosso organismo. Da família das leguminosas, que também inclui a ervilha, a lentilha, o grão de bico e soja, o feijão é rico em proteínas, vitaminas B1,  vitamina B2 e minerais, como o ferro e o cálcio. Isso vale para todos os tipos de Feijão seja ele preto, branco, carioca, azuki, moyashi.

arroz e feijao
arroz e feijão

Um estudo feito pela Escola de Medicina de Baylor University, localizada no Texas (Estados Unidos), comprovou que quem consome uma porção (100g) de Arroz (branco ou integral) diariamente apresenta maior quantidade de sais minerais (como ferro e magnésio) no corpo e menor de gordura corporal.

Benefícios de comer arroz com feijão para saúde:

1. Emagrece:

Quem está de dieta pode e deve comer arroz com feijão. Como a combinação tem pouca gordura, vai ajudar a saciar a fome e manter o organismo nutrido, ajudando no processo de emagrecimento.

Claro que é essencial não cometer exageros. Não adianta comer um pratão de arroz com feijão, a quantidade correta são 2 porções de arroz para 1 porção de feijão.

2. Bom durante exercícios: 

Quem está querendo emagrecer ou apenas se manter saudável, o arroz com feijão ajuda muito na hora dos exercícios, principalmente para quem faz musculação.

3. Diabéticos: 

Arroz com feijão ajuda a controlar a diabetes por ser uma combinação com baixo índice glicêmico.

beneficios de arroz com feijao
beneficios de arroz com feijao

4. Trata doenças cardiovasculares: 

Arroz com feijão consiste em uma dieta baixa em gorduras, porém é rica em antioxidantes, proteínas, fibras e isoflavonas, reduzindo o colesterol e o LDL séricos e protegendo o organismo de doenças cardiovasculares.

5. Bom para o colesterol:

Eles tem proteína, fibra e açúcar em níveis perfeitos para o organismo. Por isso, quando consumidos e preparados de maneira adequada com pouca gordura e sal, promovem o controle do colesterol.

Para usufruir dos seus benefícios do arroz com feijão, adote a proporção 3 para 2, isto é, 3 colheres de sopa de arroz para 2 de feijão. Assim, você obtém nutrientes em perfeito equilíbrio. E em matéria de calorias, ambos somam 239 (1 colher de sopa de arroz contém 41 e 1 de feijão, 58). A dupla não compromete a saúde de ninguém!

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] Consuma abundância de vegetais de folhas verdes escuras, tâmaras, abacates, nozes e feijão. […]

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