Nutrição

Chocolate combate estresse: veja 30 benefícios

Por Alan Costa, em 13/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
chocolate beneficios

Um dos benefícios do chocolate é que ele possui grandes quantidades de nutrientes que colaboram para a saúde do corpo humano de forma bem abrangente. Quem diria que o chocolate, além de saboroso, também faz bem à saúde e pode até colaborar para a perda de peso. Continue lendo o artigo e veja muito mais.

Além disso, ele é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. De acordo os nutricionistas quanto maior a porcentagem de cacau, maiores serão os benefícios ao organismo.

preparamos-lhes este artigo para lhe informar detalhadamente os benefícios do chocolate, mas, antes veja quais são os seus valores nutricionais, para melhor chegarmos a uma conclusão.

chocolate

Valores nutricionais do chocolate:

O chocolate é rico em vitaminas e sais minerais que são vitais para o funcionamento do organismo. Além disso, ele possui alta concentração de magnésio, ferro, potássio e cobre. O magnésio ajuda a prevenir pressão arterial alta, diabetes tipo 2 e algumas doenças cardíacas, enquanto o ferro previne anemia.

O potássio e o cobre previnem derrames cerebrais (AVC) e problemas vasculares com pelo menos 70% de cacau contém uma boa quantidade de fibras, manganês, fósforo, zinco e selênio. Todos eles essenciais para a sua dieta diária.

Benefícios do chocolate para saúde:

1. Contra o estresse:

Além disso, o chocolate ajuda as pessoas a lidar com situações estressantes e sentir menos os efeitos do estresse. Pesquisadores descobriram que as pessoas que comem chocolate escuro regularmente possuem menos quantidades de cortisol e epinefrina – os hormônios do estrese – circulando em suas veias.

2. Favorecer atividades físicas:

Isso mesmo ele ajuda a diminuir o risco cardiovascular durante os exercícios físicos de média duração, pois facilita a vasodilatação, atenuando, assim, a pressão arterial induzida pelo exercício, o que ajuda em um melhor desempenho e eficiência no exercício.

3. Reduzir o colesterol ruim:

Além disso, o chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim

4. Contra Inflamações:

No entanto, o chocolate é rico em flavonoides, componentes que destroem os radicais livres que causam inflamações.

5. Prevenir o câncer:

Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram em 2008 que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Portanto, algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.

6. Contra infartos:

Ao contribuir para a redução das taxas de LDL e aumento do colesterol bom (HDL) e atuar na redução da pressão sanguínea, automaticamente a proteção contra obstruções arteriais e infarto é mais um dos benefícios do chocolate.

7. Saúde dos dentes:

O Chocolate meio amargo contém teobromina, uma substância que elimina bactérias e endurece o esmalte dos dentes. Se você mantém bons hábitos de higiene dental, ele pode, de fato, reduzir os riscos de ocorrência de cáries.

8. Melhorar a visão:

Sim, os flavonoides presentes no chocolate ajudam a melhorar a sensibilidade ao contraste visual, por propiciar maior fluxo sanguíneo tanto no cérebro quanto na retina. Isso significa uma visão com mais nitidez.

9. Saúde da pele:

O consumo regular de cacau rico em flavonoides tem ação foto-protetora significativa, ajudando a minimizar o aparecimento de manchas, psoríase, acne e até mesmo o câncer de pele. Porém, ele não substitui de forma alguma o protetor solar – ele é apenas mais um recurso que pode reduzir os danos causados pelos raios UV à pele.

10. Reduzir a pressão arterial:

O cacau é a principal matéria prima e seus derivados são ricos em polifenóis, entre eles a procianidina, é um potente vasodilatador, ou seja, reduz a pressão arterial. Além disso, esse polifenol contribui para evitar o início da aterosclerose.

11. Tratar Tosses:

A teobromina também está presente no chocolate também é um estimulante suave e funciona bem para acalmar tosse. Este composto químico bloqueia a atividade dos nervos sensoriais, fazendo parar o reflexo da tosse. Além disso, diferente da codeína, ingrediente ativo de vários xaropes, o chocolate escuro não provoca sonolência.

12. Melhorar o humor:

É bem sabido que muitas pessoas apelam para o chocolate quando estão chateadas ou deprimidas. O motivo deve-se ao fato de ele estimular o organismo a produzir endorfina e serotonina, hormônios que nos fazem sentir prazer e alegria.

13. Combater os radicais livres:

Ao se falar dos alimentos com maior potencial antioxidante, o chocolate é um dos grandes candidatos às primeiras posições. Há algum tempo os cientistas desenvolveram uma maneira de medir a capacidade que uma substância tem de combater os radicais livres.

14.  Contra os efeitos do cigarro:

Como o chocolate ajuda na produção de antioxidantes, os fumantes se beneficiam mais dessas ajudas, pois os mesmos têm mais radicais livres em seus corpos, logo a catequina e a epicatequina absorvem mais dessas partículas danosas e ajudam a diminuir os efeitos maléficos do cigarro.

15. Contra a doença de alzheimer:

Dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto.

16. Contra depressão:

Além disso, o chocolate ainda atua na sensação de disposição e bem estar, combatendo o desânimo e sintomas de depressão, diminui o estresse, controla o humor e a ansiedade.

17. Perda de Peso:

Quando o chocolate é ingerido nas quantidades certas, é ainda possível conseguir emagrecer, e quando mais amargo for, maiores benefícios ele traz, já que contém muito mais cacau em sua fórmula.

chocolate benefícios

Outros benefícios do chocolate para saúde:

  • Melhora o desempenho da insulina, hormônio responsável por manter o nível de açúcar no sangue dentro de padrões saudáveis.
  • Ajuda a minimizar o estresse oxidativo, que é um dos principais fatores de deterioração da estrutura dérmica.
  • O consumo frequente, porém, moderado (30 gramas diárias), com 70% de cacau pode trazer benefícios para a saúde do coração.
  • Para quem não tem diabetes, o chocolate comum também tem o efeito positivo de regular o nível de açúcar, o que é muito importante para saúde.
  • A ingestão de 23g diárias de chocolate por quatro semanas consecutivas aumenta os bifidobactérias e lactobacilos, o que significa menos doenças intestinais, virais e bacterianas.
  • Além disso, ele ajuda você a sentir-se mais satisfeito e não exagerar na comida.
  • Rico em antioxidantes que reduzem a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos
  • Rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias, mas é preciso ingerir a versão amarga, com muito cacau.
  • Contribui com a diminuição do estresse e da ansiedade e o aumento da saciedade também são benefícios que podem contribuir para eliminar mais rápido os quilos extras.
  • A cafeína pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral.

Qual a quantidade ideal de chocolate que se deve consumir?

Se há tantos benefícios do chocolate amargo, isso significa que você pode consumi-lo à vontade? Infelizmente, não. No entanto, o chocolate ainda é uma fonte significativa de calorias e gorduras saturadas, que devem ser consumidas com moderação para não trazerem o efeito oposto ao que você procura.

Uma porção de 25 a 30 gramas por dia é mais do que suficiente para você obter todos os benefícios do chocolate sem ficar com peso na consciência e sem atrapalhar a dieta.

Sair da versão mobile