Nutrição

10 benefícios da beterraba para saúde e beleza

Por Alan Costa, em 08/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
beneficios da beterraba

Os benefícios da beterraba são vários pois, tem grandes propriedades nutricionais e medicinais, e é doce, terrosa e versátil muito utilizada para remédios. Não é de se admirar que as pessoas tenham gostado deste vegetal há milhares de anos.

Seja consumir a raiz ou as folhas verdes, há várias razões para amar este vegetal popular. Vem em várias variedades diferentes e até foi feita em híbridos especiais.

beneficios da beterraba

Benefícios da beterraba para saúde e beleza:

1. Dar mais energia:

A beterraba é baixa em gorduras e calorias, com apenas 0,2 gramas de gordura e 43 calorias por cem gramas. Também contêm carboidratos saudáveis e fibras alimentares que podem manter a energia ao longo do dia.

2. Para o cabelo: 

O Cobre ajuda no crescimento humano, produção de pigmentos para os olhos e cabelos, constrói tecidos conjuntivos, absorve o Ferro e auxilia no mantimento da aparência da pele jovem e saudável.

O Cobre contém propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar os sintomas da artrite. Este mineral também é amplamente considerado um alimento cerebral, pois estimula a função cerebral.

3. Para os ossos: 

O Manganês contribui para ossos saudáveis, crescimento ósseo, cria enzimas e tecido conjuntivo, absorve o cálcio e ajuda na função adequada da tireoide e dos hormônios. O Manganês também é responsável pela regulação do açúcar no sangue e do metabolismo.

4. Fortalecer o sistema imune: 

A beterraba contêm Vitamina C, uma das vitaminas mais conhecidas. Esta vitamina saudável protege o corpo contra problemas de saúde pré-natal, doenças dos olhos, rugas e deficiências do sistema imunológico.

Os usos mais comuns da Vitamina C incluem alívio do estresse, proteção contra o resfriado e luta contra os sinais do envelhecimento

5. Para os músculos: 

Há 0,8 mg de Ferro por cem gramas de beterraba. O Ferro é essencial para a saúde muscular e para o transporte de oxigênio em todo o corpo. Além disso, o oxigênio é essencial para a função cerebral e muscular e é acompanhado pela formação de hemoglobina. O Ferro também transporta elétrons.

6. Aliviar os sintomas da menstruação: 

Contêm vitamina B6, que podem auxiliar na síndrome pré-menstrual, artrite e lesões nervosas, como o túnel do carpo. A vitamina B6 também contribui para o metabolismo saudável e um sistema imunológico, e controla os níveis hormonais.

7. Para a vida sexual: 

A beterraba têm um impacto positivo na sua vida sexual. Não só melhoram as ereções, como também atuam como um afrodisíaco natural. Além disso, é referido como afrodisíaco qualquer alimento ou bebida que cause excitação sexual ou estimule o desejo.

Ostras, figos, pimentas, mel, chocolate e beterraba é afrodisíaco bem conhecido. Além disso, como os nitratos incentivam o fluxo sanguíneo, tornaram-se uma alternativa totalmente natural ao viagra.

Também contêm boro, que é um elemento químico metaloide que é diretamente responsável pela produção de hormônios sexuais. O consumo ajudará os órgãos genitais a reter o aumento da circulação.

8. Controlar a pressão sanguínea:

A vida pode ser tai estressante que afeta a pressão arterial. Além disso, a pressão arterial elevada pode levar a outros problemas de saúde graves, tais como acidentes vasculares cerebrais, perda de memória, angina, doença arterial, danos nos rins, perda de visão, ataque cardíaco e doenças cardíacas.

A pressão arterial elevada geralmente não apresenta sintomas. Desta forma, você deve manter um olho em seus níveis de pressão arterial. São altas em nitrato, que se transforma em óxido nítrico uma vez dentro do corpo.

Este gás contém propriedades anti-plaquetárias que impedem a coagulação e o espessamento do sangue. Além disso, incluir beterraba em dieta pode ter um impacto positivo na sua pressão arterial. De fato, um estudo de 2012 sugeriu que beber suco pode diminuir a pressão arterial em dentro de 6 horas após ingestão.

9. Como anti-inflamatório: 

A beterraba possuem essa cor devido à um pigmento natural chamado betalaina. Além disso, este pigmento atua como uma substância anti-inflamatória, antioxidante, fungicida e desintoxicante natural. A inflamação natural no corpo pode ser uma coisa boa. Por exemplo, a inflamação natural alerta o corpo de doenças ou lesões e mata bactérias e vírus, mas a inflamação crônica pode afetar

: Isso pode levar a alergias, doenças autoimunes e talvez câncer. A inflamação que leva ao inchaço no cérebro pode até causar a morte. Além disso, a inflamação também pode derrubar tecidos importantes no corpo. Atuará como um anti-inflamatório natural.

10. Para gestantes:

 As mulheres grávidas podem aumentar suas vitaminas pré-natais por meio da beterraba, que são ricas em vitamina B de vitamina B. Além disso, a vitamina B é parte fundamental no desenvolvimento de ossos infantis e coluna vertebral.

Consumir ácidos fólicos, como os encontrados, pode prevenir defeitos congênitos, incluindo a espinha bífida. Além disso, comer três dá a uma mulher mais de 70% do seu requisito diário de ácido fólico.

A beterraba cozidas têm um nível baixo de vitaminas e minerais, mas ainda são uma ótima adição em sua dieta, especialmente durante a gravidez. Além de ajudar no desenvolvimento do osso, também é excelente para aumentar a imunidade durante a gravidez.

Esses antioxidantes naturais ajudarão uma mulher grávida a lutar contra potenciais infecções. Além disso, a regulamentação do metabolismo é outro benefício do consumo durante a gravidez.

Sair da versão mobile