Nutrição

Suco de beterraba previne anemia: veja 30 benefícios

Por Alan Costa, em 14/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
suco de beterraba beneficios

O suco de beterraba é usado para aumentar a energia e melhorar o desempenho atlético ele também é útil para manter a boa visão e melhorar a qualidade da alimentação é preciso aproveitar os benefícios dos vegetais.

Além disso, as beterrabas, além de serem usadas em saladas, podem ser preparadas como suco. O suco de beterraba é altamente laxante e ajuda na recuperação de emoções fortes (pânico, medo, ira). É depurativo do sangue, fortalecendo o coração, fígado, vesícula biliar e as glândulas endócrinas; combate anemia, diabetes, obesidade e tumores em geral.

suco de beterraba benefícios

Valores nutricionais do suco de beterraba:

A beterraba é composta em 88% por água, além de ser fonte de outros nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, vitamina A, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C e vitamina K.

Benefícios do suco de beterraba para saúde:

1. Contra o câncer:

Além disso, a combinação única de moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias no suco de beterraba ajudam a reduzir o risco de muitos tipos de câncer como o do cólon, pulmão, estômago, dos nervos, da mama, da próstata e dos testículos.

O primeiro é betacianina, que tem sido associada com a redução de tumores e lesões pré-cancerosas. Betacianina é também o que dá a beterraba sua escura pigmentação vermelha. A segunda é betanina, que tem sido eficaz em ambos os tumores do fígado e da pele.

2. Redução do colesterol ruim:

O suco de beterraba também desempenha um papel na redução do nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o mau colesterol. Devido à presença de carotenoides e flavonoides, ela ajuda abaixar e pode mesmo evitar a formação do mau colesterol.

3. Prevenir a anemia:

No entanto, este suco é rico em ferro, o que significa que ela pode ajudar a prevenir a anemia e baixo nível de hemoglobina no sangue. Portanto, ela também ajuda na absorção do ferro, o que permite uma boa circulação do sangue e a capacidade de oxigênio que as células vermelhas do sangue podem transportar.

benefícios do suco de beterraba

4. Benéfico durante a gestação:

Além disso, o suco de beterraba é uma das melhores bebidas que uma gestante pode consumir. Isso porque ele contém ácido fólico, que é imprescindível para a formação adequada de medula espinhal de um feto. Como tal, ele também ajuda a prevenir doenças, como a espinha bífida.

 5. Saúde sexual:

O suco de beterraba contém nitrato, o que ajuda a transportar oxigênio em torno de seu corpo. Ela faz isso através de um aumento dos seus vasos sanguíneos, o que significa que o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais também é aumentado. Portanto, este é o mesmo efeito que o Viagra faz. Além disso, beterraba contém boro, um composto químico que é essencial para a produção do hormônio sexual humano.

6. Eliminação de toxinas:

Este suco é frequentemente utilizado em dietas de desintoxicação. Além disso, ele vai ajudar a melhorar a função do fígado, o que muitas vezes ajuda na eliminação de toxinas através do corpo.

7. Contra manchas na pele:

A vitamina C é extremamente eficaz na diminuição da pigmentação, bem como manchas, e também no equilíbrio do tom de pele. Este suco  inclui uma grande quantidade de vitamina C, que ajuda com a descoloração da pele, bem como a pigmentação.

 8. Contra o envelhecimento precoce:

Nitratos, presentes no suco de beterraba foram mostrados como abridores de vasos sanguíneos e, por esse motivo, o sangue flui muito mais livremente. Além disso, a circulação do sangue para o cérebro está diretamente relacionada com o envelhecimento.

9. Contra os radicais livres:

O suco de beterraba contém antioxidantes como as betaínas e os polifenóis, que neutralizam o efeito dos radicais livres. Se estes últimos se acumularem em excesso no corpo, podem causar o envelhecimento precoce das células e favorecer o aparecimento de doenças como o câncer.

suco de beterraba

10. Reduzir a pressão arterial:

O suco de beterraba tem 20 vezes mais nitrados que a maioria dos outros vegetais, e contrariamente à sua má reputação de ser um aditivo alimentar, relatórios recentes confirmaram que os nitratos ajudaram na redução da pressão arterial.

11. Combate a inflamações:

A inflamação é geralmente um símbolo de que seu sistema imunológico esta agindo em resposta ao trauma ou até mesmo infecção. No entanto, os sintomas, incluindo vermelhidão, inchaço e dor, pode causar desconforto. Além disso, a ingestão de suco de beterraba é eficaz para diminuir a inflamação.

12. Aumentar os níveis de hemoglobina:

É extremamente essencial para a sua hemoglobina permanecer em um nível ótimo para o corpo a funcionar de forma eficaz. Um baixo nível de hemoglobina pode causar anemia, o que pode ser prevenida pelo uso regular de suco de beterraba.

13. Saúde ocular:

A beterraba é embalada com carotenoides, eles ajudam a melhorar a visão, bem como a saúde dos olhos. Dois principais componentes da beterraba – luteína e zeaxantina carotenoides – são úteis na manutenção da retina dos olhos.

14. Hidratação da pele:

Consumir suco de beterraba com frequência pode ser benéfico na prevenção e também cura de inflamações que inclui a inflamação da pele como acne. Ele também ajuda a remover manchas, bem como incentiva o cabelo saudável.

15. Desintoxicar o fígado:

O suco de beterraba é altamente eficaz em ajudar o seu fígado a se desintoxicar. Isto é principalmente devido á betaína e metionina e glicina que ela contém. Ambas estimulam as células do fígado.

16. Perda de peso

Sua digestão e metabolismo podem ser ajudados pelo suco de beterraba. Ele faz isso por estimular os nervos no intestino, bem como ajudar o seu organismo a digerir os alimentos.

Além disso, ela contém fibras, o que ajuda ainda mais o seu sistema digestivo a manter-se regular. A fibra encontrada dentro da beterraba, assim como as proteínas e hidratos de carbono, também pode ajudá-lo a perder peso, porque o fazem se sentir cheio e satisfeito.

17. Fortalecimento dos ossos:

Incluindo este suco em sua dieta resulta em ossos e dentes mais fortes. A beterraba contém sílica, que ajuda o corpo a utilizar o cálcio corretamente.

O cálcio  é o nutriente essencial para ossos fortes e saudáveis. É rica em outros nutrientes, como ácido fólico, vitamina C, manganês, magnésio e cobre. Todos esses nutrientes desempenham um papel fundamental no fortalecimento dos ossos.

18. Melhorar a resistência nos exercícios:

Comer cozida ou beber suco de beterraba antes da atividade física pode aumentar o seu nível de desempenho. Pode ajudar a reduzir o consumo de oxigênio dos seus músculos. Isso significa que seu corpo vai exigir menos oxigênio durante o exercício. Portanto, você terá mais energia e resistência e você vai se sentir menos cansado.

19. Controlar a pressão arterial:

Pessoas com pressão arterial alta podem se beneficiar muito com o consumo regular do suco de beterraba, devido ao seu alto teor de nitrato. O corpo converte nitratos em nitritos e um gás chamado óxido nítrico. Ambos estes componentes ajudam a aumentar as artérias e a pressão arterial ficar mais baixa.

20. Melhorar a função cerebral:

O suco tem um efeito positivo sobre o cérebro, uma vez que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para este órgão vital. Além disso, ela é rica em antioxidantes que são altamente benéficos em afastar o Alzheimer.

Depois dos 40 anos de idade, deve-se beber regularmente metade de um copo de este suco misturado com outros sucos de vegetais verdes para desfrutar de memória forte.

Veja no vídeo abaixo outros benefícios do suco de beterraba para saúde:

Outros benefícios:

  • Ótima para mulheres grávidas, devido ao seu alto teor de ácido fólico.
  • Bom para a pele também. Sua propriedade anti-inflamatória ajudará na prevenção e cura de inflamações da pele como acne e furúnculos.
  • Regular é suficiente para diminuir de forma significativa o nível de pressão arterial em pacientes que sofrem desta condição.
  • Tem sido recomendado como o método para evitar a demência.
  • O nitrato encontrado na beterraba resulta na diminuição do uso de oxigênio, tornando a formação menos cansativo.
  • Melhora a saúde digestiva, juntamente com o metabolismo do corpo.
  • Útil para evitar um número de doenças como a disenteria, prisão de ventre, hemorroidas, gota, diarreia, vômitos, doenças de pele, acne, caspa, inflamação, doenças do aparelho circulatório, hipertensão, veias varicosas, assim como, defeitos congênitos em bebês e outros.
Sair da versão mobile