Nutrição

Gordura poli-insaturada: o que é, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 21/12/2017 (atualizado em 06/10/2021)
gordura-poliinsaturada-beneficios

As gorduras insaturadas subdividem-se em dois tipos, a gordura monoinsaturada e a gordura poli-insaturada, diferenciando-se uma da outra, principalmente, por sua estrutura molecular. No entanto, as diferenças entre elas também são consideradas quando o assunto são os benefícios oferecidos ao organismo humano. Mas vale lembrar que ambas fazem bem à saúde.

Além disso, ele é um ácido graxo este tipo de gordura está muito presente em óleos de origem vegetal e peixes. Os principais tipos de ômega 3  e o ômega 6.

gordura poli-insaturada

O que é gordura poli-insaturada?

A gordura poli-insaturada recebe esse nome principalmente por sua estrutura química, que apresenta mais de uma ligação dupla em sua molécula, por isso a denominação “poli”. Ela é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas através da alimentação.

Além disso, a gordura saturada também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. O único ponto negativo é que ela reduz tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o bom colesterol (HDL), mas isso não é motivo para evitar o consumo de alimentos ricos em gordura poli-insaturada.

Líquidas em temperatura ambiente e são encontradas basicamente em alimentos de origem vegetal. Podem auxiliar na redução do colesterol no sangue quando usadas no lugar da gordura saturada.

Fontes de gordura poli-insaturada:

Além disso, as gorduras que contêm mais do que uma ligação dupla são consideradas poli-insaturadas. A recomendação é que a sua dieta inclua até 10 por cento. Estes podem vir das seguintes fontes:

  • Peixes como salmão, atum e sardinha;
  • Nozes;
  • Óleo de linhaça;
  • Suplementos de óleo de peixe;
  • Óleo de soja;
  • Semente de girassol;
  • Canola;
  • Milho;
  • Azeite de Oliva;
  • Frutos do mar;
  • Sementes de abóbora e linhaça, dentre outros.

Benefícios da gordura poli-insaturada para saúde:

1. Controlar o colesterol:

Melhora o perfil lipídico por diminuir a concentração de colesterol total e LDL. Alguns estudos mostraram efeitos deletérios dos ácidos graxos quando consumidos em grande quantidade, pelo aumento da suscetibilidade das partículas de LDL à oxidação.

2. Reduzir a pressão sanguínea:

Os ácidos graxos poli-insaturados podem ajudar a baixar a pressão arterial. Vários estudos mostram esse benefício. O estudo avaliou as dietas de várias pessoas e descobriu que as pessoas que consomem óleos de peixe e gordura poli-insaturada têm pressão arterial mais baixa.

3. Melhorar a depressão:

Um benefício para gordura poli-insaturada inclui a possibilidade de melhorar os sintomas da depressão. Alguns estudos mostraram benefícios, enquanto outros não, porém a suplementação não parece prejudicial. Um estudo, aponta que os ácidos graxos ômega-3 usados ​​sozinhos provavelmente não são benéficos, a menos que sejam usados ​​em conjunto com um antidepressivo.

4. Reduz triglicerídeos:

Um benefício de ácidos gordos poli-insaturados é que eles diminuem os triglicerídeos. É recomendado a pessoas com triglicerídeos altos para substituir a gordura saturada na dieta com gordura poli-insaturada. anexam e eliminam gorduras não saudáveis, como gorduras saturadas, colesterol e triglicerídeos.

5. Para o coração:

Proporciona menor risco de eventos coronarianos fatais. Em contraste, ele está relacionado com a redução do risco de desfechos não fatais, como angina instável. Os dados disponíveis ainda são insuficientes para o estabelecimento de recomendações quantitativas acerca de seu consumo individual.

gordura poli-insaturada

Deficiência de gordura poli-insaturada:

Além disso, a sua carência favorece a oxidação de carboidratos (glicose, glicogênio, reserva energética presente no fígado e nos músculos). Portanto, isso pode levar à exaustão precoce. Os nutricionistas recomendam a ingestão de gorduras poli-insaturadas, encontrada no salmão, e monoinsaturadas, existentes no azeite de girassol, nozes, castanhas e amêndoas.

Os exercícios prolongados, de alta intensidade interferem no sistema imune, e os ácidos graxos ômega-3 nos protegem desse efeito. A carência de gorduras na dieta provoca a deficiência das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K).

Nas mulheres pode ocorrer redução de hormônio estradiol, o que altera o ciclo menstrual. A ingestão das gorduras poli e monoinsaturadas também aumentam o bom colesterol (HDL), reduzem o ruim (LDL) e os triglicerídeos. As gorduras precisam estar acompanhadas de proteínas e carboidratos.

Precauções:

Não deve ser consumido em grandes quantidades pois alimentos que contém gordura poli-insaturadas possuem alta quantidade de calorias.

Ao contrário das gorduras monoinsaturadas e saturadas que ajudam o seu corpo a emagrecer e com saúde, esses óleos vegetais inflamam o seu corpo e dificultam seu organismo a perder peso. Devemos evitar o consumo e principalmente evitar frituras nessas gorduras.

Sair da versão mobile