Nutrição

Alho em pó é bom para os ossos: veja 16 benefícios

Por Alan Costa, em 07/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
alho em po beneficios

O alho em pó tem grandes propriedades nutricionais e medicinais. Entretanto ele é um excelente tempero que deve ser mantido em qualquer armário de especiarias. Ele pode ser um excelente substituto para o Alho fresco.

Caso já tenha cozinhado com Alho, deve saber que é um dos sabores mais pungentes e poderosos que pode adicionar em um prato, e o alho em pó possui a mesma similaridade. Ele fornece uma série de nutrientes importantes, que oferecem vários benefícios para a saúde.

alho em pó

O que é o alho em pó?

O alho em pó é a forma de Alho desidratado, e tem uma série de benefícios igual ao Alho fresco. Quando você desidrata o Alho, prolonga sua vida útil de forma exponencial, para que possa ser armazenado por meses ou mesmo anos sem perder sua capacidade.

Além disso, ele pode ser uma maneira sutil de dar um toque saboroso do Alho à seu prato, ao invés de adicionar dentes picados. Este pó é bastante fácil de ser preparo, e pode ser encontrada em muitas refeições diferentes. A versatilidade e o delicioso sabor  torna-o uma especiaria favorita ao redor do mundo.

No entanto, ele também oferece muitos dos benefícios para saúde. O uso deste tempero pode dar um impulso em sua cozinha e também ao bem-estar do corpo.

Propriedades nutricionais: 

O alho em pó tem uma ampla gama de nutrientes, incluindo Vitamina C, ferro, cálcio, proteína, fibra dietética e uma pequena quantidade de sódio e açúcar. Embora a concentração destes nutrientes seja significativamente menor do que os dentes de Alho frescos, particularmente no teor de Vitamina C, ainda há uma série de antioxidantes e compostos orgânicos como a alicina que podem aumentar sua saúde.

Benefícios do alho em pó para saúde: 

Os benefícios mais importantes do alho em pó para saúde incluem sua capacidade de reduzir os níveis globais de colesterol, melhorar o sistema imunológico, prevenir certos tipos de câncer e ajudar a digestão, dentre outros.

1. Controlar os níveis de colesterol: 

Embora o Alho não tenha alicina, é o ingrediente ativo no Alho esmagado e tem um efeito positivo nos níveis de colesterol e reduz o acúmulo de placa nas artérias e vasos sanguíneos. Também pode ajudar na diminuição da pressão arterial!

2. Prevenir o câncer: 

O alho em pó possui uma série de antioxidantes que podem reduzir o estresse oxidativo em todo o corpo, aliviar a inflamação e prevenir a mutação celular, o que pode provocar o câncer.

3. Aumenta o sistema imunológico: 

Embora o nível de Vitamina C fique significativamente esgotado quando o Alho for desidratado, ainda existem algumas propriedades imunitárias deste tempero, provenientes parcialmente de outros minerais e antioxidantes.

4. Ajuda na digestão:

Caso seu estômago esteja irritado ou tenha indigestão, alguns dos compostos orgânicos encontrados no alho em pó, bem como o ferro e a fibra alimentar, podem ajudar no movimento suave dos intestinos e alivia a constipação.

5. Melhorar a circulação do sangue:

O alho em pó é vasodilatador e tem efeito antioxidante, o que preserva a integridade das células contra lesões. Além disso, ele torna o sangue mais fino e viscoso. Ou seja, um dos maiores benefícios do Alho é proteger o coração.

6. Melhorar a saúde óssea:

Estudos feitos em roedores têm mostrado que o Alho pode minimizar a perda de massa óssea, aumentando estrogênio em fêmeas. Um estudo em mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária do extrato de Alho seco (igual a 2 gramas de Alho bruto) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênios.

Isso sugere que o alho em pó pode ter efeitos benéficos sobre a saúde óssea em mulheres. Alimentos como alho e cebola também mostraram ter efeitos benéficos na osteoartrite.

Outros benefícios do alho em pó:

  • A alicina, presente no Alho, ajuda a promover a perda de peso.
  • Outro benefício da alicina é a redução da pressão arterial.
  • Altamente indicado para quem tem colesterol alto: o Alho reduz o colesterol LDL (ruim) e
  • aumenta o colesterol HDL (bom).
  • Um composto no Alho chamado ajoene é um antioxidante natural, além de ter propriedade
  • anticoagulação. Ou seja, previne doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.
  • Ajoene também ajuda a impedir que o câncer de pele seja propagado.
  • Contém propriedades antivirais e antibacterianas, bem como Vitamina C. Ou seja, ajuda a
  • prevenir gripes e resfriados.

Malefícios do alho em pó:

Existem alguns perigos do consumo deste pó, bem como riscos potenciais para pessoas com certos problemas médicas. Os problemas mais comuns incluem dificuldade gastrointestinal, problemas com distúrbios hemorrágicos, mau hálito, dores musculares e tonturas, entre outros.

1. Distúrbios hemorrágicos:

As pessoas que consomem uma quantidade excessiva de alho em pó podem observar uma piora dos problemas de sangramento. Então use este tempero sempre com moderação.

2. Mau hálito: 

Como com qualquer produto de Alho, o alho em pó pó tem um cheiro poderoso, que pode levar ao mau hálito, embora também possa eliminar as infecções bucais.

3. Dor muscular: 

Caso sofra de uma alergia leve, o alho em pó pode causar espasmos musculares ou dores.

Então, gostaram dos Benefícios do alho em pó para saúde? deixe seu comentário, e não se esqueça de sempre procurar seu médico. Este é um Site de notícias sobre tratamentos caseiros, ele não substitui um especialista. Por isso, conselhamos você a procurar um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Sair da versão mobile