Nutrição

Tâmara para saúde cura anemia: veja 18 benefícios

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 05/10/2021)
beneficios da tamara

A tâmara referem-se aos frutos da tamareira elas são, provavelmente, um dos mais frutos mais antigos cultivados e fizeram parte da dieta básica nos países do Oriente Médio. Além disso, credita-se que tenham se originado em algum lugar ao redor do Golfo Pérsico. A tâmara possui um formato oval a cilíndrica e que mede 3 a 7 cm de comprimento.

As frutas não maduras são de tonalidade amarela ou vermelha brilhante. Ao amadurecer, elas ficam castanhos e enrugados, parecidos com uma ameixa seca. Além disso, existem várias variedades de tâmara que podem ser categorizadas em três grupos com base em seu teor de açúcar: mole, semi-secas e secas.

tâmara

No entanto, elas podem ser consumidas em formas frescas e secas. Elas são doces com um rico sabor profundo e uma textura ligeiramente mole. Embora a maioria das variedades tenha sementes, a tâmara com sementes removidas também estão disponíveis. Elas podem ser picadas, confitados, recheados e adicionados a várias receitas.

Elas são usadas em várias receitas no Oriente Médio. Além do seu rico sabor, elas são uma potência de nutrientes que pode impulsionar sua energia. Os muçulmanos rompem seu jejum com esta fruta no mês sagrado do Ramadã. Elas fazem uma ótima combinação de gosto e saúde.

Qual é o valor nutricional da tâmara?

tâmara são uma potência de nutrientes composta de vitaminas, minerais e fibras alimentares, mas sem sódio.

  • Calorias: elevada em calorias com 100 gramas desta fruta fornecendo até 314 calorias.
  • Proteínas e gordura: baixa em proteínas e gorduras, mas altas em açúcares, que são principalmente de frutose e glicose. A semente de  têm um teor maior de gordura (9 gramas / 100 gramas) e proteína (5,1 gramas / 100 gramas) em comparação com a carne.
  • Vitaminas:  fonte moderada de Vitamina A com 100 gramas oferecendo 149 unidades internacionais (UI) desta vitamina.
  • Eles também contêm níveis adequados de vitaminas do complexo B, como piridoxina (Vitamina B6), niacina, ácido pantotênico e riboflavina, bem como Vitamina K.
  • Minerais: fonte rica de minerais como selênio, cobre, potássio, magnésio, manganês, cálcio e ferro. Eles contêm grandes quantidades de potássio com 100 gramas servindo fornecendo 696 mg, ou 16% dos níveis diários recomendados deste eletrólito.
  • Eles também são uma excelente fonte de ferro, fornecendo 0,90 mg em 100 gramas de porção, que é 11% do consumo diária recomendada.

Benefícios da Tâmara Para Saúde:

1. Cura anemia:

A anemia é caracterizada por uma quantidade excepcionalmente baixa de glóbulos vermelhos no corpo humano e é causada pela deficiência de ferro. Além disso, a tâmara contêm um impressionante nível de ferro, tornando-se um remédio caseiro perfeito para tratamento da deficiência de ferro.

O consumo regularmente pode aumentar consideravelmente a quantidade de ferro no sangue. O alto nível de ferro não só equilibra a falta de ferro nos pacientes anêmicos, como também aumenta a força e a vitalidade.

2. Tratamento da constipação:

Além disso, a tâmara é um maravilhoso alimento laxante. Isso os torna benéficos para aquelas pessoas que sofrem de constipação.

Eles são ricos em fibra solúvel, o que desempenha um papel importante na promoção de movimentos intestinais saudáveis e na passagem confortável de alimentos através do trato intestinal.

  • Tudo o que você precisa fazer é mergulhar a tâmara em água durante a noite.
  • Consuma ela embebida na manhã seguinte como xarope para conseguir os melhores resultados.

3. Tratamento da diarreia:

A descarga de 4 ou mais fezes soltas e aquosas em um dia é chamada de diarreia. Este problema de saúde desagradável é causado devido a vários fatores, que podem ou não ser contagiosos.

As tâmara maduras são eficazes no tratamento da diarreia, uma vez que contêm potássio, o que ajuda no controle dos intestinos.

Elas também são facilmente digeríveis, o que auxiliar no alivio da diarreia crônica. Além disso, a fibra solúvel em Tâmara também fornece volume para os movimentos intestinais e promove o funcionamento saudável do sistema excretor.

4. Saúde dos ossos:

Embalados com quantidades consideráveis de minerais, as tâmara são úteis no fortalecimento dos ossos e no tratamento de doenças dolorosas como a osteoporose.

Minerais, como selênio, manganês, cobre e magnésio encontrados nela, contribuem grandemente para o desenvolvimento e força óssea saudável, particularmente com a progressão da idade quando os ossos gradualmente enfraquecem.

benefícios da tâmara

5. Previne o câncer abdominal:

O câncer abdominal inclui câncer de estômago, câncer renal, câncer de uterina, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de fígado e câncer intestinal ou colorretal.

Uma pesquisa constatou que a tâmara pode reduzir o risco e o impacto do câncer abdominal. Além disso, eles podem ser facilmente ingeridos e utilizados para fornecimento de energia excedente.

6. Ajuda no tratamento de transtornos intestinais:

No entanto, a presença de nicotina nas tâmara pode inibir o crescimento de organismos patológicos nocivos e promover o crescimento de bactérias amigáveis nos intestinos.

Além disso, eles contêm fibras solúveis e insolúveis, bem como aminoácidos benéficos, que garantem uma boa digestão dos alimentos. Isso resulta na absorção total dos nutrientes pelo trato digestivo e seu uso adequado no corpo.

7. Mantém sistema nervoso saudável:

O sistema nervoso é composto do sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. As tâmara são uma boa fonte de vitaminas que aumentam a saúde e a funcionalidade do sistema nervoso humano.

A grande quantidade de potássio nesta futas também pode aumentar a velocidade e o estado de alerta do cérebro. Além disso, o potássio, que é um elemento vital das células e dos fluidos corporais, também controla a frequência cardíaca e o nível de pressão arterial do corpo, evitando assim a doença cardíaca coronária e o acidente vascular cerebral.

8. Promove a saúde do coração:

Além disso, tâmara imergidas à noite e consumida esmagadas pela manhã é benéfica para um coração fraco. Quando consumidos duas vezes por semana, essas pequenas frutas ajudam na construção do coração.

Além disso, elas são uma rica fonte de potássio, que pode reduzir o risco de AVC e outras doenças cardíacas. Eles impedem doenças cardíacas, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, reduzindo os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) no corpo.

9. Tratamento das alergias:

No entanto, esta frutas contêm enxofre orgânico, que raramente é encontrado em outros alimentos. O enxofre orgânico possui vários benefícios para saúde, que incluem redução de reações alérgicas e alergias sazonais.

Os compostos orgânicos de enxofre são benéficos para pessoas que sofrem de rinite alérgica sazonal. As Tâmara são uma ótima opção para adicionar enxofre à dieta e prevenir alergias.

10. Tratamento da cegueira noturna:

Além disso, o consumo diário  mantém os olhos saudáveis e também previne doenças como a cegueira noturna. Um pedaço de folhas de tâmara pode ser esfregado em torno dos olhos ou as tâmara podem ser consumidas oralmente para reduzir a cegueira noturna.

11. Promove ganho de peso:

Caso esteja abaixo do peso, as tâmara são ideias para você! Elas são uma ótima fonte de açúcar, proteínas e muitas vitaminas essenciais.

O consumo de tâmara com pasta de pepino mantém o peso saudável normal sem causar desnutrição. Caso seja magro, você pode comer tâmara para aumentar o seu peso e construir músculos.

12. Excelente afrodisíaco natural:

As tâmara são um afrodisíaco natural. Estudos realizados mostraram que estas frutas são benéficas no aumento da resistência sexual. Um punhado pode ser embebido em leite de cabra durante a noite e depois moído no mesmo leite juntamente com cardamomo em pó e mel.

Isso atua como um tônico eficaz para aumentar a resistência sexual e reduzir a esterilidade. Contém níveis elevados de estradiol e flavonoides, o que pode aumentar a contagem e motilidade dos espermatozoides.

13. Promove a saúde dental:

As tâmara contêm flúor, um elemento químico importante que inibe a cárie dentária, removendo a placa e fortalecendo o esmalte dos dentes. Portanto, o esmalte dental é constituído por hidroxpatites que se tornam resistentes à cárie dentária quando entra em contato com o flúor.

14. Benéfico para mulheres grávidas:

As tâmaras também oferecem vários benefícios durante a gravidez. Sendo ricos em ferro, impedem a anemia na mãe e no feto. Eles também causam uma melhora nos músculos do útero, permitindo que aumente de maneira suave.

No entanto, elas também melhoram o leite da mãe, fornecendo-lhe nutrição adequada. Eles impedem a hemorragia logo após o parto.

15. Tratamento da intoxicação:

O alcoolismo é um problema que destrói não apenas o consumir, como também a família dele. Elas são um ótimo tratamento para a intoxicação alcoólica, oferecendo um rápido conforto. Além disso, Elas podem ser esfregados e encharcados durante a noite para conseguir os máximos benefícios.

16. Manutenção de pele saudável:

As tâmara vermelhas são carregadas com vitamina C e flavonoides, o que pode melhorar a elasticidade da sua pele e enriquecer os tecidos subcutâneos, tornando a sua pele macia e suave e também contêm vitamina B5 que ajuda na prevenção de problemas de pele, como estrias.

tâmara

17. Promove o antienvelhecimento:

As tâmaras são uma rica fonte de antioxidantes, que podem neutralizar eficazmente os radicais livres nocivos no corpo, evitando o envelhecimento prematuro da pele. A vitamina C, em particular, ajuda na diminuição da ocorrência de rugas e impede o acúmulo de melanina dentro do corpo humano.

18. Cabelo saudável:

As tâmara são abundantes em vitaminas, particularmente vitamina B5, o que é vital para a manutenção de cabelos saudáveis. A deficiência desta vitamina pode causar problemas de cabelo como perda de cabelo, cabelo quebradiço e pontas duplas. O consumo pode minimizar esses problemas.

Sair da versão mobile