Nutrição

Óleo de orégano Prevenir doenças cardiovasculares: veja 13 benefícios

Por Alan Costa, em 08/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
benefícios do óleo de orégano

O óleo de orégano é facilmente entrar no mercado. Principalmente em loja de países ocidentais. Uma vez que muitos pratos usam esta erva como uma especiaria. Além disso, o orégano é um tempero comum que é usado na maioria dos países ocidentais.

benefícios do óleo de orégano

O orégano vem originalmente da área ocidental. Ele está incluso na família da menta. Seu sabor é fortificado quando seco. O sabor é amargo. Além disso, proporciona um sabor aromático ao ser usado em alimentos. Portanto, é usado para muita cozinha italiana, como pizza, lasanha ou espaguete.

O óleo de orégano é extraído de folhas de orégano. Ele tem sido usado para fins médicos por muitos anos. Portanto, a demanda de orégano está aumentando nos últimos anos. Desta forma, muitos países começaram o cultivo desta planta.

Benefícios do óleo de orégano para saúde:

1. Controlar o colesterol:

O óleo de orégano é bom para manter o nível de colesterol. Isto é devido à sua capacidade de reduzir o nível de LDL e triglicerídeos. Além de aumentar o nível de HDL. Portanto, pode funcionar como um bom inibidor, cujo pode evitar a formação de coágulos sanguíneos.

2. Prevenir doenças cardiovasculares:

É bom para manutenção do nível de colesterol. Portanto, é recomendado para prevenir doenças cardiovasculares. Isso ajuda a evitar doenças como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

3. Controlar o sistema respiratório:

Pode aliviar os sintomas da infecção respiratória. Ele possui uma capacidade antiviral. Portanto, é bom para redução da gripe e a febre.

Quanto maior a concentração de carvacrol no orégano, mais eficaz é o trabalho do sistema respiratório. Além disso, incentiva o corpo a suar, fazendo com que ocorra a desintoxicação. Por isso, ajuda na eliminação da fleuma indesejável dos pulmões.

4. Prevenir bronquite:

O óleo de orégano é capaz de ajudar no funcionamento do sistema respiratório. Portanto, é um bom tratamento para bronquite. Isso ajuda na limpeza do muco do pulmão e também aumenta a imunidade do corpo. Desta forma, pode prevenir a bronquite e tratar a doença respiratória.

5. Agir como anti-inflamatório:

Há um estudo que comprova que o orégano contém beta-cariofilina. Esse composto funciona para inibir inflamações. Portanto, é um bom anti-inflamatório. Além disso, trata também osteoporose e arteriosclerose.

6. Ser antibacteriano:

Existem dois fitoquímicos presente no óleo de orégano que são poderosos antibacteriano. Eles são o carvacrol e timol. Pode matar o patógeno e funciona como antimicrobiano. Portanto, pode auxiliar na eliminação da infecção bacteriana no organismo. Além disso, pode manter um sistema imunológico saudável para o corpo.

7. Agir como antifúngico:

Ele não só funciona como antibacteriano, como também antifúngico. Um estudo descobriu que o óleo de orégano foi capaz de inibir completamente o crescimento da cândida. Além disso, o orégano contém agentes antimicrobianos denominados carvacrol e timol.

Esses agentes lutam para eliminar o crescimento excessivo da Cândida. Ele reage com a água na corrente sanguínea. Em seguida, desidrata e combate as células da Cândida efetivamente. Portanto, o óleo de orégano possui uma potente atividade antifúngica.

8. Manter a pele saudável:

Uma vez que o óleo de orégano é uma boa fonte de antioxidante, pode manter uma pele saudável. Os anti-fúngicos trabalham para redução dos problemas de pele causados por fungos.

Reduz a acne e proporcionar uma superfície lisa, assim como elimina as rugas do rosto. Portanto, é um bom tratamento para doenças da pele como o eczema.

9. Excelente antioxidante:

O orégano contém ácido rosmarínico que funciona como anti-histamínico. Além disso, o óleo de orégano também é uma boa fonte de antioxidante. Isso pode proporcionar diversos benefícios que apoiam a saúde do sistema imunológico.

óleo de orégano é um excelente antioxidante

Também protege o corpo lutando contra o efeito negativo dos radicais livres. Desta forma, pode evitar qualquer doença relacionada com o envelhecimento precoce e produzir um corpo jovem.

10. Prevenir o  câncer:

O extrato de orégano pode prevenir o crescimento de células cancerígenas no corpo humano. Um fitoquímico presente no orégano, chamado carnosol, também possui propriedade anticancerígena contra câncer de próstata, mama, pele, leucemia e cólon.

Além disso, protege o corpo dos danos causado pelos radicais livres. Ele neutralizará os radicais livres enquanto irá repara o dano realizada. Isso ajuda no retardamento do processo de envelhecimento e, como resultado, protege contra determinados tipos de câncer.

11. Auxiliar a saúde digestiva:

O óleo de orégano contém uma fibra dietética. Portanto, é perfeito para promover uma digestão saudável. Ele melhora o sistema digestivo fazendo a otimização do metabolismo do corpo.

Por isso, só absorve os bons nutrientes. Isso auxilia os movimentos peristálticos intestinais, assim como faz com o processo de digestão ocorra rapidamente.

12. Ser anti-depressivo:

O óleo de orégano pode ser usado como antidepressivo. Ele proporciona um relaxamento da mente e uma sensação de calma. Além disso, reduz os estresses devido a atividades ambientais e diárias. Portanto, é uma boa terapia para diminuir o nervo.

13. Tratar a síndrome de PMS:

Devido ao efeito antidepressivo, o óleo de orégano pode ajudar no alívio da síndrome pré-menstruais. Isso pode reduzir a calamidade menstrual, assim como proporciona sentimentos agradáveis. Além disso, ele controla o hormônio causador deste problema.

Sair da versão mobile