Nutrição

Queijo Fortalecer os ossos: veja 20 benefícios

Por Alan Costa, em 20/12/2017 (atualizado em 06/10/2021)
queijo-beneficios

O queijo contém nutrientes que auxiliam na saúde geral do corpo, um dos principais benefícios do queijo é acelerar o emagrecimento, pois ela melhora a eficácia da insulina, sendo útil para controlar os níveis de açúcar no sangue, o que diminui a fome. Além disso, o ele é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos.

queijo é produzido pela coagulação do leite. Ele é um produto lácteo à base de leite, produzido numa variedade de formas, texturas e sabores. Ao longo da história, ele tem sido uma parte importante da dieta , tanto como um alimento básico, como uma comida gourmet.

Além de ser delicioso, é altamente nutritivo e muito rico em várias vitaminas e mineral. No entanto, a cor pode ser amarelo, branco e verde, e a consistência pode variar de duro à macio, dependendo do tipo.

queijo

Valor nutricional do queijo: 

Quantidade por 100 gramas:

  • Calorias (valor energético) 318 kcal;
  • Carboidratos 2,47 g;
  • Proteínas 21,6 g;
  • Gorduras totais 24,64 g;
  • Gorduras saturadas 15,56 g;
  • Fibra alimentar 0 g;
  • Sódio 415 mg.

Ele é um alimento muito presente na alimentação dos brasileiros.Em geral, ele fornece uma grande quantidade de cálcio, proteína e fósforo.

Benefícios do queijo para saúde: 

1. Acelerar o emagrecer:

Ele é um dos alimentos mais ricos em proteínas, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que este tipo de alimentos demoram mais tempo para passar do estômago para o intestino, reduzindo a vontade de comer mais.

Porém, os melhores queijos para emagrecer são os mais claros, como queijo fresco, cottage ou ricota, pois possuem menos concentração de gordura.

Além disso, novos estudos indicam que o butirato, uma substância que se forma no intestino após a fermentação dele, pode aumentar o metabolismo e, por isso, facilita a queima de gordura corporal.

2. Fortalecer os ossos:

Ele fornece uma grande quantidade de cálcio, que ajuda nos fortalecimento dos ossos. O cálcio auxilia na prevenção de osteoporose e outros problemas nos ossos, além de aumenta a densidade óssea no corpo.

3. Para pele:

Uma pele saudável é uma benção para todas as pessoas e o queijo ajuda nesse processo. Além disso, Ele é uma fonte de vitamina B que ajuda o metabolismo das células, ajudando, assim, no crescimento das células, e removendo as manchas e deixando a pele com mais brilho.

4. Reduzir o colesterol ruim:

Além disso, a ingestão dele ajuda a regular o funcionamento do intestino e fornece butirato essencial para o funcionamento das células intestinais. Quando o intestino se encontra saudável, também é capaz de produzir mais butirato e, quantidades elevadas dessa substância, ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim.

Assim, ao reduzir os níveis de colesterol, ele também é uma ótima forma de proteger o coração e todo o sistema cardiovascular de complicações graves como pressão alta, insuficiência cardíaca ou infarto.

5. Regular o trânsito intestinal:

Da mesma forma que o iogurte, ele também possui um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando o surgimento de problemas como prisão de ventre ou diarreia.

Dessa forma, este é um alimento que ajuda a aliviar o desconforto de algumas doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn.

benefícios do queijo

6. Fortalecer os dentes:

Fazer uma dieta com a quantidade correta de cálcio ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes, evitando problemas como a osteoporose. Como todos os produtos derivados do leite, o queijo possui bastante cálcio e por ajuda nessa função.

Porém, ele é mais adequado que os outros derivados pois possui uma mistura de proteínas e vitaminas B que facilitam a absorção do cálcio no organismo. Além disso, quanto aos dentes, além de ser rico em cálcio, ele também protege contra a erosão de ácidos presentes em alimentos como o chá, café, vinho ou refrigerantes.

7. Promove o sono:

Ele foi cientificamente provado ser benéfico, pois desencadear sono e previne a insônia. Basicamente ele contém triptofano (um aminoácido) que reduz o stress e ajuda no sono.

8. Prevenir a osteoporose:

Além disso, a osteoporose é causada devido ao deficiência de cálcio. Ele é a maneira mais natural de melhorar a saúde óssea e prevenir a osteoporose. No entanto, ele contém proteína, cálcio e uma alta ingestão de vitaminas e minerais que podem tratar a osteoporose.

9. Tratar enxaqueca:

Ele pode ser útil para curar enxaquecas. A ingestão de cálcio reduz o problema das enxaquecas. Ele é uma das melhores fonte de cálcio.

10. Prevenir câncer:

A quantidade certa de ingestão de cálcio é útil para restringir o câncer de ovário e de mama. Além disso, o Ele contém CLA (Ácido Linoléico Conjugado) um composto fundamental que combate o câncer.

Outros benefícios da queijo para saúde:

  • Estudos mostraram que o consumo de queijos pode ajudar a reduzir os aumentos prejudiciais de acidez na placa que envolve o dente;
  • Ele é benéfico para estimular o sono. Isso cura insônia;
  • Ajuda a complementar a ingestão diária de cálcio;
  • Versátil, pode ser consumido puro ou em diversas preparações, inclusive acompanhado com geleia e frutas;
  • A proteína dele tem digestão mais fácil, quando comparada à proteína do leite;
  • Colabora para o equilíbrio da flora intestinal por ter ação probiótica;
  • Ajuda no crescimento dos tecidos e ajuda contra a degeneração macular (perda de visão devido a danos retina);
  • Melhora o sistema imunológico, na digestão e combate a prisão de ventre;
  • Reduz os problemas relacionados a menstruação e seus sintomas;
  • Ele é útil por facilitar o funcionamento do seu sistema imunológico;
  • É uma fonte muito rica de cálcio e vitamina B. Assim, é muito bom para a saúde óssea .

Como fazer queijo caseiro:

Ingredientes:

– 10 litros de leite;
– 1 colher de sopa de coalho ou coalhina, que pode ser encontrado em supermercados;
– ½ xícara de chá de sal.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, pegue uma panela alta, colocar os 10 litros de leite, o coalho e o sal e misturar bem.
  2. Deixar descansar por uma hora.
  3. Em seguida, quebrar a nata que se formou utilizando uma colher, e retirar a parte sólida da mistura com uma escumadeira.
  4. Essa parte sólida deve ser colocada em uma peneira forrada com um pano limpo.
  5. Apertar bem o pano para retirar todo o soro do leite, transferir a mistura do pano para uma forma própria e deixe dessorando por 8 horas.
  6. Caso não tenha a forma para queijo em casa, pode-se utilizar uma vasilha de plástico e fazer furos pequenos com a ponta de um garfo quente tanto nas laterais como no fundo da vasilha, para permitir que o soro escorra e o queijo fique sólido.

Quantidade necessária de queijo:

Para obter todos os benefícios do queijo a dose recomendada é de 20 a 25 gramas por dia, o que equivale a 1 ou 2 fatias. Dependendo de cada objetivo, o tipo deve ser adaptado, especialmente no que se refere à quantidade de gordura, lembrando que os queijos mais amarelos geralmente são os que possuem maior teor de gordura e calorias.

Sair da versão mobile