Dieta e Nutrição Alan Costa

Os 10 Benefícios da Caminhada Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

A vida é corrida! Quem tem tempo para ir à academia fazer treino de 30 minutos todos os dias ou até três dias por semana? Os médicos recomendam a prática de exercícios, mas você realmente  tem tempo para fazer?

Bem, talvez você tenha mais tempo do que pensa. Existem exercícios muitos simples, como fazer Caminhada por 15 minutos por dia.

beneficios da caminhadaOs benefícios são surpreendentes caso você faça isso. Além disso, citamos abaixo até 10 benefícios que você pode adquirir fazendo 15 a 30 minutos de Caminhada toda manhã. Então, confira:

1. Benefícios da Caminhada Para Melhorar a Perspectiva Mental:

Todo mundo adora se sentir bem. Fazer uma Caminhada diariamente produz o mesmo efeito mental do beber um copo de vinho ou comer chocolate escuro. É um impulsionador definitivo do humor. Você também não contrai as calorias, é sempre uma vantagem!

2. Benefícios da Caminhada Para Equilibrar o Peso: 

Como qualquer médico gosta de relembrar: ao envelhecer, é mais difícil de manter o peso. Fazer uma Caminhada diariamente mantém o metabolismo funcionando de forma adequada. Caminhar diariamente mantém um peso saudável, assim como seu médico feliz ao mesmo tempo.

3. Benefícios da Caminhada Para Ajudar no Sono: 

Assim como qualquer exercício, fazer Caminhada irá ajudá-lo a dormir melhor à noite. A vantagem de caminhar do que outras formas de exercício é que é fácil para as articulações e ainda não precisa de muito esforço dos músculos para realizar essa tarefa.

4. Benefícios da Caminhada na Prevenção de Doenças Cardíacas:

O modo de caminhar melhorar a circulação, fazendo com que o sangue flua corretamente. Isso auxilia na prevenção das doenças cardíacas.

5. Benefícios da Caminhada na Prevenção de Câncer:

O câncer de mama é uma preocupação para as mulheres. De acordo com a Escola Médica de Harvard, as mulheres que caminharam sete horas ou mais em uma semana conseguiram diminuir as chances de desenvolver câncer de mama em 14% em relação às mulheres que caminharam menos. Esta é uma maneira muito simples de prevenir o câncer de mama.

6. Benefícios da Caminhada Para Impulsionar o Sistema Imunológico:

Outro benefício constatado pela Escola Médica de Harvard é que aqueles que caminham por, no mínimo, 20 minutos, 5 dias por semana, foram menos propensos a adoecer. Aquelas pessoas que ficaram doentes, não ficaram doentes como os outros.

7. Benefícios da Caminhada no Alivio de Dores nas Articulações:

Qualquer tipo de exercício aliviará a dor das articulações, pois mantém o corpo em movimento e as articulações lubrificadas. Andar é um exercício fácil que não proporciona tanto impacto.

8. Benefícios da Caminhada no Combate a Problemas Intestinas:

A Caminhada afeta o sistema gastrointestinal e auxilia no regulamento dos movimentos. Caso sofra de constipação, fazer uma Caminhada diária pode resolver esses problemas.

9. Benefícios da Caminhada no Combate aos Desejos por Doces:

Você procura por doces quando fica estressado? De acordo com a Escola Médica de Harvard, caminhar ajuda a diminuir os seus desejos. Caminhar por 15 minutos pode fazer esse serviço. Você pode até queimar algumas calorias e se sentir ainda melhor durante o processo.

10. Benefícios da Caminhada Para Prevenir Alguns Problemas de Saúde:

À medida que exercitamos e o sangue flui, assim como sua frequência cardíaca, você estará fortalecendo o músculo mais importante do corpo – seu coração. Isso reduz o risco de doença cardíaca. Caminhar também reduzirá os riscos de desenvolver diabetes tipo II e pressão arterial elevada.

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Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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