Dieta e Nutrição Alan Costa

8 alimentos que melhoram a memória!

Os alimentos que melhoram a memória são diversos, pois, eles oferecem os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, são importantes para evitar o exagero no prato, promovendo maior equilíbrio entre refeições, alguns hábitos devem ser adotados para manter memória saudável.

alimentos que melhoram a memoria

alimentos que melhoram a memoria

Nossos cérebros são máquinas orgânicas poderosas. Elas controlam todos os pensamentos, movimentos e sensações à medida que calculam e reagem com uma velocidade incrível. Eles armazenam uma imensa quantidade de dados, como imagens, textos e conceitos. Isso significa que o cérebro está trabalhando constantemente, mesmo quando dormimos.

Alimentos que melhoram a memória:

1. Chá verde: 

As propriedades do chá verde se estendem ao chá branco e ao vermelho. Seus efeitos são similares ao vinho e uvas, sendo também rico em flavonoides, que são importantes para o desenvolvimento e manutenção da boa memória.

2. Óleo de coco: 

O óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média que o corpo utiliza como energia, deixando a glicose para o cérebro. Também parece ter um efeito benéfico sobre o açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol. Qualquer coisa que beneficie o coração e a circulação também beneficia o cérebro.

3. Quinoa:

E um dos alimentos que melhoram a memória, pois, assim como os feijão, legumes e grãos integrais, a quinoa é uma excelente fonte de carboidratos e fibras complexas que equilibra o açúcar no sangue, enquanto fornece glicose essencial para o cérebro. A quinoa também é uma boa fonte de ferro, que mantém o sangue oxigenado, e vitaminas B, que equilibra o humor e protege os vasos sanguíneos.

4. Sementes de chia: 

As sementes de chia são ricas em ácidos graxos ômega 3 e fibras solúveis e insolúveis. Essas pequenas sementes poderosas ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue, são anti-inflamatórias, ajudam na hidratação e também contêm muitos antioxidantes.

5. Ginseng: 

Uma colher de chá de ginseng no suco, pela manhã, ajuda a ativar o estado de alerta, devido ao aumento no volume de dopamina, o hormônio responsável por essa função.

6. Cereais Integrais: 

O consumo de carboidratos de boa procedência, abaixo do indicado, provocará dificuldade de memorização, concentração e cognição. Por esse motivo, é importante que eles estejam em nossa alimentação diária.

7. Tomate: 

Os tomates contêm licopeno, um antioxidante muito potente que combate a demência e também melhora o equilíbrio do humor.

alimentos para melhorar a memoria

alimentos para melhorar a memoria

8. Açafrão:

Ajuda a inibir a morte dos neurônios. Deverá ser adicionado ao alimentos, uma vez ao dia, não excedendo 1 colher de chá. Pouco difundido, o açafrão alimentos que melhoram a memória.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.