Gordura Monoinsaturada – O Que é, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Gordura Monoinsaturada – O Que é, Benefícios e Deficiência
4.7 (94.67%) 15 votes

Benefícios da Gordura Monoinsaturada, entenda O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências que ela pode trazer à saúde. Além disso, as gorduras são fonte de energia e essenciais para a absorção de algumas vitaminas.

Mas é muito importante determinar a quantidade e o tipo de gordura a ser ingerida para uma alimentação saudável. Existem três tipos de gorduras nos alimentos: saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas.Gordura MonoinsaturadaA Gordura Monoinsaturada é a gordura boa pois aumenta o colesterol bom (HDL), mais não se deve abusar no seu consumo pois os produtos ricos nesta gordura possuem muitas calorias.

Gordura Monoinsaturada – O que é?

A Gordura Monoinsaturada, também chamadas de Ômega-9, são consideradas o tipo mais saudável de gordura na dieta. Mantêm-se estáveis ​​a temperaturas mais elevadas, e, portanto, são melhores para cozinhar e proporcionam grandes benefícios à saúde.

São usualmente líquidas em temperatura ambiente, mas tornam-se sólidas quando resfriadas. Podem reduzir os níveis de colesterol no sangue quando substituem as gorduras saturadas na alimentação diária. São encontradas tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal.

Em suma, a Gordura Monoinsaturada é um ácido graxo que apresenta uma ligação dupla na molécula. Do ponto de vista nutricional é considerada uma gordura de boa qualidade para o organismo humano.

Fontes de Gordura Monoinsaturada:

A dieta mediterrânea tem sido altamente observada ao longo dos anos por causa de seus alimentos ricos em gordura – não é de surpreender, se você entender o propósito das gorduras insaturadas, as pessoas nesses países têm riscos notavelmente menores de doenças cardíacas e certos tipos de câncer, em oposição aos da Dieta ocidental tradicional. Agora, veja as principais fontes de Gorduras Monoinsaturadas:

A seguir, veja os 10 Benefícios da Gordura Monoinsaturada Para Saúde:

1. Benefícios da Gordura Monoinsaturada Para Reduzir o Risco de Câncer:

As gorduras monoinsaturadas podem reduzir o risco de câncer de mama, também ajudam a perder peso e aliviar a dor da artrite reumatoide.

Veja Também: As 15 Maneiras de Reduzir o Risco de Câncer!

2. Gordura Monoinsaturada Ajuda a Perder Peso:

Dietas altas nelas não são apenas úteis em relação à perda de peso devido ao seu impacto na disfunção adiposa. Eles também foram provados para ajudar os pacientes com níveis elevados de certas enzimas hepáticas (um precursor da doença hepática) diminuírem o peso, a circunferência da cintura e o colesterol, juntamente com outros fatores relacionados à obesidade.

3. Benefício da Gordura Monoinsaturada Para Reduzir os Níveis de Colesterol:

Ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim ou LDL no sangue, enquanto aumenta os níveis de colesterol bom ou HDL, por isso podem reduzir o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, enquanto fornecem nutrientes, como a Vitamina E, que é um excelente antioxidante.

4. Benefícios da Gordura Monoinsaturada Para Fortalecer os Ossos:

As gorduras monoinsaturadas também permitem que seus ossos absorvam o cálcio eficientemente, levando a ossos mais densos e a menor ocorrência de ossos frágeis e condições como a osteoporose. Inversamente, dietas ricas em gorduras saturadas e baixas em gorduras não saturadas estão associadas a menor densidade óssea e menor absorção de cálcio.

Veja Também: Como Fortalecer os Ossos e Tratar a Dor nas Articulações Naturalmente!

5. Benefício da Gordura Monoinsaturada Para Equilibrar o Nível de Insulina no Corpo:

A substituição de gorduras saturadas em sua dieta com um maior nível de gorduras monoinsaturadas não só aumenta a sensibilidade à insulina, mas também reverte a disfunção adiposa. Na verdade, essas gorduras têm um efeito positivo na disfunção adiposa mesmo em casos de obesidade. É por isso que a Gordura Monoinsaturada pode ser tão efetiva na perda de peso.

6. Benefícios da Gordura Monoinsaturada Para Absorver Nutrientes:

As gorduras ajudam o corpo a absorver os nutrientes, especialmente as vitaminas solúveis em gordura tais como vitamina A, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K.

7. Benefício da Gordura Monoinsaturada Para Regular as Funções Corporais:

Ajudam a manter o coração saudável, ao reduzir o colesterol total, também mantém em bom estado o cérebro e o sistema nervoso central saudável. Regulam a pressão arterial e a coagulação do sangue e mantém saudável o sistema imunológico.

8. Benefícios da Gordura Monoinsaturada Para Aumentar o Bom Humor:

Comer mais gorduras monoinsaturadas é mesmo bom para o seu humor. Substituir gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas na sua dieta pode reduzir os níveis de raiva, bem como aumentar sua atividade física diária e o gasto de energia em repouso, o que significa que você queima mais calorias enquanto está em repouso.

9. Benefício da Gordura Monoinsaturada Para Fornecer Energia:

As gorduras fornecem energia, ajudando você a se sentir saciado depois de comer. Também colaboram na manutenção de uma pele e cabelo saudáveis, atuando como um lubrificante. Têm um papel muito importante na regulação da inflamação.

10. Benefícios da Gordura Monoinsaturada Para Reduzir a Pressão Arterial:

Ajudam a reduzir a pressão arterial e tratar a arteriosclerose e são essenciais para tratar a constipação e para evitar a colite ulcerosa.

Veja Também: As 5 Dicas Caseiras de Como Controlar a Pressão Alta!

Benefícios da Gordura MonoinsaturadaDeficiência de Gordura Monoinsaturada:

A sua carência favorece a oxidação de carboidratos (glicose, glicogênio, reserva energética presente no fígado e nos músculos).

Isso pode levar à exaustão precoce. Os nutricionistas recomendam a ingestão de gorduras poli-insaturadas, encontrada no salmão, e monoinsaturadas, existentes no azeite de girassol, nozes, castanhas e amêndoas.

Os exercícios prolongados, de alta intensidade interferem no sistema imune, e os ácidos graxos ômega-3 nos protegem desse efeito. A carência de gorduras na dieta provoca a deficiência das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K).

Nas mulheres pode ocorrer redução de hormônio estradiol, o que altera o ciclo menstrual. A ingestão das gorduras poli e monoinsaturadas também aumentam o bom colesterol (HDL), reduzem o ruim (LDL) e os triglicerídeos. As gorduras precisam estar acompanhadas de proteínas e carboidratos.

Precauções:

Um estudo publicado vincula a presença de uma dieta rica em gordura (incluindo todas as três gorduras boas) com maior ocorrência de doença de cálculos biliares. Se você está em risco de doença de cálculos biliares, você deve monitorar sua ingestão de gordura e denunciar imediatamente os sintomas de cálculos biliares ao seu médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *