6 Benefícios da Cordyceps que Vão te Deixar de Queixo Caído!

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os Benefícios dos Cordyceps Para Saúde que todos devemos saber. Além disso, o cordyceps é um gênero de fungos parasitas que cresce nas larvas de insetos. Quando estes fungos atacam seu hospedeiro, substituem seu tecido e geram caules longos e finos que crescem fora do corpo do hospedeiro.

Benefícios dos Cordyceps Para Saúde
Benefícios dos Cordyceps Para Saúde

Os restos do inseto e dos fungos foram coletados à mão, secados e usados na Medicina Tradicional Chinesa durante séculos para tratar a fadiga, doenças renais e baixo desejo sexual.

Suplementos e produtos contendo o extrato de Cordyceps tornaram-se cada vez mais populares devido aos seus muitos supostos benefícios para a saúde.

Das mais de 400 espécies de Cordyceps descobertas, duas se tornaram o foco da pesquisa em saúde: Cordyceps sinensis e Cordyceps militaris.

No entanto, grande parte dessa pesquisa é limitada a estudos em animais ou laboratoriais, de modo que os especialistas em saúde atualmente não conseguem tirar conclusões sobre seus efeitos sobre as pessoas.

No entanto, seus potenciais benefícios para a saúde são promissores. Então, veja Os 6 Benefícios dos Cordyceps Para Saúde:

1. Aumenta o Desempenho do Exercício:

Acredita-se que os Cordyceps aumentem a produção do corpo da molécula trifosfato de adenosina (ATP), que é essencial para fornecer energia aos músculos.

Isso pode melhorar a maneira como seu corpo usa oxigênio, especialmente durante o exercício.

Em um estudo, os pesquisadores testaram seus efeitos na capacidade de exercício em 30 idosos saudáveis usando uma bicicleta estacionária. Os participantes receberam 3 gramas por dia de uma variedade sintética de Cordyceps chamada CS-4 ou uma pílula placebo durante seis semanas.

No final do estudo, o VO2 max aumentou em 7% nos participantes que haviam tomado CS-4, enquanto os participantes que receberam a pílula placebo não apresentaram alterações.

O VO2 max é uma medida usada para determinar o nível de condicionamento físico. Em um estudo semelhante, 20 idosos saudáveis receberam 1 grama de CS-4 ou placebo por 12 semanas.

Embora os pesquisadores não tenham encontrado nenhuma mudança no VO2 max em nenhum dos grupos, os participantes que receberam o CS-4 melhoraram outras medidas de desempenho no exercício.

Um estudo também testou os efeitos de uma mistura de cogumelo contendo Cordyceps no desempenho do exercício em adultos jovens.

Após três semanas, o VO2 max dos participantes aumentou em 11%, comparado a um placebo.

No entanto, a pesquisa atual sugere eles não são eficazes em melhorar o desempenho do exercício em atletas treinados.

2. Possui Propriedades Anti-Envelhecimento:

Benefícios dos Cordyceps Para Saúde
Benefícios dos Cordyceps Para Saúde

Os idosos têm tradicionalmente usado Cordyceps para reduzir a fadiga e aumentar a força e o desejo sexual. Pesquisadores acreditam que seu conteúdo antioxidante pode explicar seu potencial antienvelhecimento.

Vários estudos descobriram que o ele aumenta os antioxidantes em ratos idosos, ajudando a melhorar a memória e a função sexual.

Os antioxidantes são moléculas que combatem os danos celulares, neutralizando os radicais livres, que podem contribuir para doenças e envelhecimento.

Um estudo descobriu que camundongos que tomaram Cordyceps viveram vários meses a mais que os ratos que receberam placebo.

Outro estudo descobriu que este fungo prolongou a vida das moscas-das-frutas, reforçando ainda mais a crença de que elas têm benefícios antienvelhecimento.

No entanto, não se sabe se Cordyceps tem esses mesmos benefícios anti-envelhecimento em seres humanos.

3. Possui Potenciais Efeitos Anti-Tumorais:

O potencial de Cordyceps para retardar o crescimento de tumores gerou um interesse significativo nos últimos anos.

Pesquisadores acreditam que os fungos podem exercer efeitos anti-tumorais de várias maneiras.

Em estudos de tubo de ensaio, o Cordyceps tem demonstrado inibir o crescimento de muitos tipos de células cancerígenas humanas, incluindo câncer de pulmão, cólon, pele e fígado.

Estudos em ratos também mostraram que ele tem efeitos antitumorais em linfoma, melanoma e câncer de pulmão.

Também pode reverter os efeitos colaterais associados com muitas formas de terapia de câncer.  Um desses efeitos colaterais é a leucopenia.

Para não ser confundida com a leucemia oncológica, a leucopenia é uma condição na qual o número de leucócitos diminui, diminuindo as defesas do organismo e aumentando o risco de infecção.

Um estudo testou os efeitos de Cordyceps em camundongos que desenvolveram leucopenia após radiação e tratamentos com Taxol, um medicamento comum de quimioterapia.

Curiosamente, este fungo inverteu a leucopenia. Esses resultados sugerem que os fungos podem ajudar a reduzir as complicações associadas a alguns tratamentos contra o câncer.

No entanto, é importante notar que esses estudos foram realizados em animais e tubos de ensaio, não em seres humanos.

Os efeitos do Cordyceps na leucopenia e no crescimento do tumor em humanos são desconhecidos, portanto, especialistas em saúde não podem atualmente tirar conclusões.

4. Pode Ajudar a Gerenciar Diabetes Tipo 2:

Benefícios dos Cordyceps Para Saúde
Benefícios dos Cordyceps Para Saúde

Os Cordyceps contêm um tipo especial de açúcar que pode ajudar a tratar o diabetes.

Diabetes é uma doença em que o corpo não produz ou responde ao hormônio insulina, que normalmente transporta a glicose do açúcar para as células em busca de energia.

Quando seu corpo não produz insulina suficiente ou responde bem a ela, a glicose não pode entrar nas células, por isso permanece no sangue. Com o tempo, ter muita glicose no sangue pode causar sérios problemas de saúde.

Portanto, é importante que as pessoas com diabetes se certifiquem de que seus níveis de açúcar no sangue estejam bem controlados.

Curiosamente, este fungo pode manter os níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa saudável, imitando a ação da insulina.

Em vários estudos em ratos diabéticos, foram mostrados para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Algumas evidências sugerem que eles também podem proteger contra a doença renal, uma complicação comum do diabetes.

Em uma revisão de 22 estudos, incluindo 1.746 pessoas com doença renal crônica, aqueles que tomaram suplementos de Cordyceps apresentaram melhora da função renal.

No entanto, esses resultados não são conclusivos. Os autores da revisão afirmaram que muitos dos estudos eram de baixa qualidade. Portanto, nenhuma conclusão pode ser feita sobre os efeitos do fungo na função renal em humanos com doença renal crônica.

5. Benéfico Para o Coração:

À medida que surgem pesquisas sobre os efeitos do Cordyceps na saúde do coração, os benefícios dos fungos estão se tornando cada vez mais aparentes.

De fato, os fungos são aprovados na China para o tratamento da arritmia, uma condição na qual os batimentos cardíacos são muito lentos, rápidos demais ou irregulares.

Um estudo descobriu que Cordyceps reduziu significativamente as lesões cardíacas em ratos com doença renal crônica. Acredita-se que lesões no coração causadas por doenças renais crônicas aumentem o risco de insuficiência cardíaca, portanto, a redução dessas lesões pode ajudar a evitar esse desfecho.

Os pesquisadores atribuíram esses resultados ao conteúdo de adenosina destes fungos. A adenosina é um composto natural que tem efeitos protetores do coração.

Cordyceps também pode ter um efeito benéfico sobre os níveis de colesterol. Pesquisas em animais mostraram que ele diminui o colesterol LDL. O LDL pode aumentar o risco de doença cardíaca, levando ao acúmulo de colesterol nas artérias.

Da mesma forma, este fungo foi mostrado para diminuir os níveis de triglicérides em camundongos. Triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue. Níveis elevados estão ligados a um maior risco de doença cardíaca.

Infelizmente, não há evidências suficientes para determinar se os Cordyceps beneficiam a saúde do coração em humanos.

6. Ajudar a Combater a Inflamação:

Cordyceps é dito para ajudar a combater a inflamação no corpo. Embora alguma inflamação seja boa, muita pode levar a doenças como doenças cardíacas e câncer.

A pesquisa mostrou que, quando as células humanas são expostas ao Cordyceps, proteínas especiais que aumentam a inflamação no corpo são suprimidas.

Graças a esses efeitos potenciais, os pesquisadores acreditam que o Cordyceps pode servir como um suplemento ou medicamento anti-inflamatório útil.

Na verdade, Cordyceps foi mostrado para reduzir a inflamação nas vias aéreas de camundongos, tornando-os uma potencial terapia para a asma. No entanto, os fungos parecem ser menos eficazes do que os medicamentos comumente prescritos para aliviar áreas inflamadas do corpo.

Cordyceps também pode ter usos tópicos. Um estudo descobriu que reduz a inflamação da pele quando aplicada topicamente em camundongos, demonstrando ainda mais suas propriedades anti-inflamatórias.

As potenciais propriedades de combate a inflamação de Cordyceps ainda precisam ser observadas em humanos.

Tomar Suplementos Cordyceps:

Cordyceps sinensis é difícil de colher e tem um preço de mais de US $ 9.000 por libra. Por essa razão, a maioria dos seus suplementos contém uma versão desenvolvida de forma sintética chamada Cordyceps CS-4.

Para garantir que você compre suplementos Cordyceps de alta qualidade, procure marcas que tenham o selo US Pharmacopeia (USP) ou NSF International (NSF).

Estas são organizações terceirizadas que garantem que os suplementos contenham os ingredientes listados no rótulo, sem impurezas.

Dosagens:

Devido à pesquisa limitada em humanos, não há consenso sobre as dosagens. A dosagem comumente usada em pesquisas com seres humanos é de 1.000 a 3.000 mg por dia. Este intervalo não está associado a efeitos colaterais e mostrou ter certos benefícios para a saúde.

Efeitos Colaterais e Segurança:

Nenhum estudo examinou ainda a segurança de Cordyceps em humanos. No entanto, uma longa história de uso na Medicina Tradicional Chinesa sugere que eles não são tóxicos.

De fato, o governo chinês aprovou o Cordyceps CS-4 para uso em hospitais e o reconhece como um medicamento natural e seguro.

Mais Informações:

Benefícios dos Cordyceps Para Saúde
Benefícios dos Cordyceps Para Saúde

Cordyceps são bem conhecidos na medicina tradicional chinesa e têm sido usados há séculos para tratar muitas doenças de saúde.

Embora os fungos sejam promissores em muitas áreas, há pouca pesquisa sobre seus efeitos em humanos. Assim, mais pesquisas são necessárias antes que os especialistas possam fazer qualquer recomendação.

Estudos em animais e laboratoriais sugerem que o Cordyceps tem o potencial de melhorar a saúde do coração e combater inflamações, câncer, diabetes e envelhecimento. No entanto, muitos desses estudos são de baixa qualidade e os resultados não podem ser estendidos aos seres humanos.

No entanto, tem havido estudos em humanos sobre os efeitos do Cordyceps no desempenho do exercício. Os fungos foram encontrados para aumentar potencialmente o uso de energia e oxigênio durante o exercício.

Atualmente, não há consenso sobre a dosagem que as pessoas devem tomar para colher seus possíveis benefícios para a saúde, ou até que ponto ela é segura.

Se você escolher tomar suplementos, verifique se eles foram testados por uma organização de terceiros para pureza e qualidade.

Só o tempo dirá se os benefícios de saúde de Cordyceps observados em estudos animais e de laboratório se aplicam a seres humanos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO: