Dieta e Nutrição Osmar da Costa Junior

Dieta Atkins – O que é e Quais seu Benefícios

Revisado por

Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Cura Natural

Dieta Atkins O que é e Quais seu Benefícios dessa Dieta que está famosa pelo resultado que vem apresentando para aqueles que a segue. Além disso, você acreditaria se alguém lhe dissesse que poderia perder 5 à 7 kg em duas semanas? Você quer perder peso enquanto ainda está comendo seus pratos favoritas? Então pessoal, esta dieta é apenas para você.

A Dieta Atkins pode ajudá-lo a perder peso dramaticamente sem desistir de seus alimentos favoritos. A Dieta Atkins é uma dieta com baixo teor de carboidratos criada pelo Dr. Robert Atkins. Também é chamado de “Pai da dieta moderna com baixo teor de carboidratos“.

Dieta AtkinsA Dieta Atkins afirma que o dietético pode perder até 7 quilos dentro de duas semanas ao cortar carboidratos, pão, batatas e doces.

Como Funciona a Dieta Atkins?

A Dieta Atkins baseia-se na limitação do consumo de carboidratos. Os carboidratos atuam como combustível básico para o corpo. O carboidrato mais simples é a glicose que flui na corrente sanguínea e está disponível para todas as células do corpo.

Nossas células absorvem essa glicose e transforma-o em energia para controlar as células. Limitar o consumo de carboidratos fará com que o corpo utilize a gordura armazenada como combustível. Isso resultará na liberação de um subproduto chamado cetonas, queimando a gordura corporal.

Fases de Dieta: A Dieta Atkins tem Quatro Fases:

  • Fase de indução.
  • Perda de peso contínua.
  • Pré-manutenção e.
  • Manutenção.

O comprimento dessas fases depende inteiramente do excesso de peso da pessoa.

1. Indução:

A primeira fase do plano é denominada fase de indução. Esta é a fase mais restritiva da Dieta Atkins. A fase geralmente dura duas semanas, ou pode ser prolongada de acordo com a necessidade do indivíduo.

A fase destina-se a fazer com que o corpo entre em estado de cetose. Nesta fase, você não pode consumir mais de 20 gramas de carboidratos por dia.

Os 12 a 15 gramas de carboidratos devem vir na forma de saladas verdes e outros vegetais como brócolis, abóbora, couve-flor, tomates, espargos e abóbora.

54 vegetais são permitidos na Dieta Atkins. Proteínas e gorduras devem ser consumidas por meio de aves, peixe, carne vermelha e óleo vegetal.

Você pode consumir 115 gramas de carne diariamente. Somente creme, manteiga e queijo podem ser consumidos pelo grupo de laticínios.

Alimentos ricos em carboidratos como grãos, massas, pães, frutas e legumes de amido são estritamente proibidos.

A fase de indução impulsionará o processo de Perda de peso, pois você reduziu significativamente o consumo de carboidratos. Você pode perder cerca de 2 a 5 kg nesta fase.

2. Etapa de Perda de Peso Contínua:

A “fase contínua de Perda de peso” baseia-se no aumento pequeno e incremental do consumo de carboidratos. A ingestão de carboidratos deve ser aumentada em 5 gramas por semana.

Você pode continuar aumentando o nível de carboidratos até o corpo parar de perder peso. Durante as primeiras duas semanas desta fase, os dietéticos são instruídos a adicionar uma pequena porção de nozes e sementes.

Na próxima semana você deve adicionar bagas. O álcool é permitido nesta fase, mas com moderação. Ao adicionar mais carboidratos, você precisa se concentrar em nutrientes densos, evitando os grãos e açúcares refinados.

A fase também determina quais alimentos um indivíduo deve adicionar em sua Dieta Atkins. Beber oito copos de água é obrigatório durante esta fase. A cafeína é permitida com moderação, desde que não cause baixos níveis de açúcar no sangue.

Dieta Atkins como funciona3. Pré-manutenção:

Esta é a fase de transição da Perda de peso para a manutenção do peso. Nesta fase, o consumo de carboidratos é aumentado 10 gramas por semana.

A fase recomenda que, uma vez que o dietético atinja o peso da meta e seja capaz de manter o nível por um mês, eles podem aumentar seu consumo diário de carboidratos em mais 10 gramas.

Este é o número máximo de carboidratos que uma pessoa pode ter todos os dias sem ganhar peso. O objetivo principal desta fase é encontrar o “Nível Crítico de Carboidratos para Manutenção”.

Dietéticos também podem adicionar alguns dos carboidratos proibidos de volta em sua dieta uma vez por semana.

O corpo começa a perder a proteção da cetose enquanto se prepara para a última fase – Manutenção vitalícia. Os dietéticos são incentivados a continuar bebendo oito copos de água por dia.

4. Manutenção vitalícia:

A fase de manutenção ao longo da vida ajuda a continuar os hábitos adquiridos nas fases anteriores. Permite selecionar uma grande variedade de alimentos.

O consumo total e não processado de alimentos é enfatizado nesta fase. A fase permite que continue mantendo seu peso baixo ao comer mais alimentos do que nas fases anteriores.

Ao contrário da maioria dos programas de dieta, a Dieta Atkins coloca ênfase nas fontes de proteína, em oposição aos alimentos e vegetais de grãos integrais.

Não exige que conte calorias. A versão mais recente da Dieta Atkins é mais popular hoje porque permite que as pessoas em dieta comam mais alimentos do que a maioria das dietas de Perda de peso jamais permitiriam.

A dieta não estabelece limites na quantidade de alimentos a serem consumidos. Apenas estabelece limites sobre os tipos de alimentos que deve ser consumido.

Perda de Peso:

A Dieta Atkins mostrou resultados moderadamente bem-sucedidos na Perda de peso, especialmente nas primeiras semanas. A Dieta Atkins foi estudada mais tempo do que a maioria dos outros programas de dieta. Grande parte da Perda de peso é devido ao efeito diurético da dieta.

Benefícios Cardiovasculares:

Um pequeno número de estudos sugeriram que a Dieta Atkins aumenta a lipoproteína de alta densidade e diminui a pressão arterial, reduzindo assim o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Diabetes:

A Dieta Atkins também pode ajudar na redução dos níveis de glicose e insulina no sangue. Os picos frequentes na glicemia após uma refeição pesada de carboidratos podem causar resistência à insulina, o que pode levar à diabetes tipo 2. Perder peso pode ajudar na redução do risco de diabetes.

Dieta Atkins como funcionaReceitas:

A Dieta Atkins fornece receitas de refeições junto com as listas de ingredientes e a contagem de carboidratos alimentares.

Álcool:

As bebidas alcoólicas são totalmente proibidas na Dieta Atkins. Cerveja, vinho e todas as outras bebidas alcoólicas contêm carboidratos que aumentam as calorias. Até mesmo as bebidas livres de carboidratos retardam o processo de queima de gordura.

Saciedade:

A Dieta Atkins pode efetivamente mantê-lo cheio por mais tempo. O teor de proteína e gordura fornecido nesta Dieta Atkins leva mais tempo para serem digeridos do que os carboidratos, mantendo-o cheio por mais tempo.

Exercício:

O exercício não foi uma parte crucial da antiga Dieta Atkins, mas é fortemente incentivado na nova Dieta Atkins. Estudos têm demonstrado que as pessoas fisicamente ativas têm uma melhor chance de manter seu peso do que as pessoas sedentárias.

Exercícios regulares também aumentam o processo de queima de gordura e aumentam o uso diário de energia. O plano de Dieta Atkins recomenda pelo menos 30 minutos de exercícios diários.

Apoio:

O site oficial da Dieta Atkins tem fóruns on-line, planos de refeições, grupos e ferramentas de Perda de peso que pode ajudá-lo no programa de Dieta Atkins.

As fases são bastante estruturadas, com instruções detalhadas sobre a adição de pequenas quantidades de carboidratos. Os dietéticos têm muita escolha sobre o que comer e quanto comer dentro da estrutura.

O programa também se concentra em ajudar as pessoas a encontrar seus níveis individuais de tolerância a carboidratos.

Restrição:

A Dieta Atkins começa com muitas restrições na fase de indução. Após esta fase, a restrição é adaptada ao indivíduo, dependendo da sua resposta à Dieta Atkins.

Plano:

É muito importante planejar a comida antes do tempo. Planeje pelo menos um menu de uma semana e prepare os alimentos prontos para que você possa preparar as refeições como e quando necessário.

Contras:

Cortar grupos de alimentos, especialmente todo o segmento de grãos e produtos lácteos, pode levar a deficiência em nutrientes como fibra, Potássio, Magnésio e Cálcio.

A respiração pode ter um cheiro distinto devido às cetonas que o corpo produz. A primeira fase da Dieta Atkins pode ser um desafio, já que apenas uma quantidade limitada de alimentos é permitida.

Você também pode ignorar seus alimentos e guloseimas favoritas nesta fase. Preparar uma variedade de refeições em casa pode ser tedioso para algumas pessoas.

Dieta Atkins beneficiosRiscos de Saúde:

A Dieta Atkins até agora não relatou riscos para a saúde, mas você pode experimentar algumas reações que incluem:

  • Náusea
  • Tontura
  • Prisão de ventre
  • Irritabilidade

A Dieta Atkins não é recomendada para pessoas que sofrem de problemas renais. Adolescentes e diabéticos devem consultar seu médico antes de prosseguir com a Dieta Atkins.

As mulheres grávidas devem ir diretamente para o estágio de manutenção da fase 4. Todas as dietas têm prós e contras, mas comparadas com outras, Dieta Atkins é um plano de dieta muito estável e completamente pesquisado.

Recomendamos a Dieta Atkins a todas aquelas pessoas que desejam manter sua saúde no bom caminho.

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Sobre o autor | Website

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Cura Natural" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

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