Início » Dieta e Nutrição » Dieta atkins – o que, como fazer e benefícios!

Dieta atkins – o que, como fazer e benefícios!

Dieta Atkins

A dieta atkins está famosa pelo resultado que vem apresentando para aqueles que a segue. Além disso, você acreditaria se alguém lhe dissesse que poderia perder 5 à 7 kg em duas semanas? Você quer perder peso enquanto ainda está comendo seus pratos favoritas? Então pessoal, esta dieta é apenas para você.

No entanto, a dieta atkins pode ajudá-lo a perder peso dramaticamente sem desistir de seus alimentos favoritos, poes esta deita é uma dieta com baixo teor de carboidratos criada pelo Dr. Robert Atkins. Também é chamado de “Pai da dieta moderna com baixo teor de carboidratos“.

dieta atkins
dieta atkins

Como funciona a dieta atkins?

A dieta atkins baseia-se na limitação do consumo de carboidratos. pois eles atuam como combustível básico para o corpo. Além disso, o carboidrato mais simples é a glicose que flui na corrente sanguínea e está disponível para todas as células do corpo.

Nossas células absorvem essa glicose e transforma-o em energia para controlar as células. Portanto, limitar o consumo de carboidratos fará com que o corpo utilize a gordura armazenada como combustível. Isso resultará na liberação de um subproduto chamado cetonas, queimando a gordura corporal.

Fases de dieta:

Além disso, esta tem quatro fases:

  • Fase de indução;
  • Perda de peso contínua;
  • Pré-manutenção;
  • Manutenção.

O comprimento dessas fases depende inteiramente do excesso de peso da pessoa.

Como fazer a dieta atkins?

1. Primeira fase:

A primeira fase do plano é denominada fase de indução. Além disso, esta é a fase mais restritiva da dieta atkins. No entanto, a fase geralmente dura duas semanas, ou pode ser prolongada de acordo com a necessidade do indivíduo.

A fase destina-se a fazer com que o corpo entre em estado de cetose. Nesta fase, você não pode consumir mais de 20 gramas de carboidratos por dia. Os 12 a 15 gramas de carboidratos devem vir na forma de saladas verdes e outros vegetais como brócolis, abóbora, couve-flor, tomates, espargos e abóbora.

54 vegetais são permitidos na dieta atkins. Proteínas e gorduras devem ser consumidas por meio de aves, peixe, carne vermelha e óleo vegetal.

Você pode consumir 115 gramas de carne diariamente. Somente creme, manteiga e queijo podem ser consumidos pelo grupo de laticínios. Além disso, os alimentos ricos em carboidratos como grãos, massas, pães, frutas e legumes de amido são estritamente proibidos.

A fase de indução impulsionará o processo de Perda de peso, pois você reduziu significativamente o consumo de carboidratos. Você pode perder cerca de 2 a 5 kg nesta fase.

2. segunda fase de perda de peso contínua:

A “fase contínua de Perda de peso” baseia-se no aumento pequeno e incremental do consumo de carboidratos. Portanto a ingestão de carboidratos deve ser aumentada em 5 gramas por semana.

Você pode continuar aumentando o nível de carboidratos até o corpo parar de perder peso. Durante as primeiras duas semanas desta fase, os dietéticos são instruídos a adicionar uma pequena porção de nozes e sementes.

Na próxima semana você deve adicionar bagas. O álcool é permitido nesta fase, mas com moderação. Ao adicionar mais carboidratos, você precisa se concentrar em nutrientes densos, evitando os grãos e açúcares refinados.

A fase também determina quais alimentos um indivíduo deve adicionar em sua dieta atkins. Beber oito copos de água é obrigatório durante esta fase. A cafeína é permitida com moderação, desde que não cause baixos níveis de açúcar no sangue.

dieta atkins como funciona

3. Pré-manutenção:

Esta é a fase de transição da Perda de peso para a manutenção do peso. Nesta fase, o consumo de carboidratos é aumentado 10 gramas por semana. Além disso, a fase recomenda que, uma vez que o dietético atinja o peso da meta e seja capaz de manter o nível por um mês, eles podem aumentar seu consumo diário de carboidratos em mais 10 gramas.

Este é o número máximo de carboidratos que uma pessoa pode ter todos os dias sem ganhar peso. O objetivo principal desta fase é encontrar o “Nível Crítico de Carboidratos para Manutenção”.

Dietéticos também podem adicionar alguns dos carboidratos proibidos de volta em sua dieta uma vez por semana.

O corpo começa a perder a proteção da cetose enquanto se prepara para a última fase – Manutenção vitalícia. Os dietéticos são incentivados a continuar bebendo oito copos de água por dia.

4. Manutenção vitalícia:

Além disso, a fase de manutenção ao longo da vida ajuda a continuar os hábitos adquiridos nas fases anteriores. Permite selecionar uma grande variedade de alimentos. O consumo total e não processado de alimentos é enfatizado nesta fase. A fase permite que continue mantendo seu peso baixo ao comer mais alimentos do que nas fases anteriores.

Ao contrário da maioria dos programas de dieta, coloca ênfase nas fontes de proteína, em oposição aos alimentos e vegetais de grãos integrais.

Não exige que conte calorias. A versão mais recente da dieta atkins é mais popular hoje porque permite que as pessoas em dieta comam mais alimentos do que a maioria das dietas de Perda de peso jamais permitiriam.

Além disso, a dieta não estabelece limites na quantidade de alimentos a serem consumidos. Apenas estabelece limites sobre os tipos de alimentos que deve ser consumido.

Benefícios da dieta atkins para saúde:

1 Cardiovasculares:

Um pequeno número de estudos sugeriram que a dieta atkins aumenta a lipoproteína de alta densidade e diminui a pressão arterial, reduzindo assim o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

2. Diabetes:

Além disso, a dieta atkins também pode ajudar na redução dos níveis de glicose e insulina no sangue. Os picos frequentes na glicemia após uma refeição pesada de carboidratos podem causar resistência à insulina, o que pode levar à diabetes tipo 2. Perder peso pode ajudar na redução do risco de diabetes.

3. Álcool:

As bebidas alcoólicas são totalmente proibidas na dieta atkins.  como a cerveja, vinho e todas as outras bebidas alcoólicas contêm carboidratos que aumentam as calorias. Até mesmo as bebidas livres de carboidratos retardam o processo de queima de gordura.

4. Saciedade:

A dieta atkins pode efetivamente mantê-lo cheio por mais tempo. O teor de proteína e gordura fornecido nesta dieta atkins leva mais tempo para serem digeridos do que os carboidratos, mantendo-o cheio por mais tempo.

Contra indicação da dieta atkins:

Cortar grupos de alimentos, especialmente todo o segmento de grãos e produtos lácteos, pode levar a deficiência em nutrientes como fibra, Potássio, Magnésio e Cálcio.

A respiração pode ter um cheiro distinto devido às cetonas que o corpo produz. A primeira fase da Dieta Atkins pode ser um desafio, já que apenas uma quantidade limitada de alimentos é permitida.

Você também pode ignorar seus alimentos e guloseimas favoritas nesta fase. Preparar uma variedade de refeições em casa pode ser tedioso para algumas pessoas.

dieta atkins beneficios
dieta atkins benefícios

Riscos de saúde que a dieta atkins pode fazer:

Além disso, a dieta atkins até agora não relatou riscos para a saúde, mas você pode experimentar algumas reações que incluem:

  • Náusea
  • Tontura
  • Prisão de ventre
  • Irritabilidade

Esta dieta não é recomendada para pessoas que sofrem de problemas renais. Adolescentes e diabéticos devem consultar seu médico antes de prosseguir com a dieta atkins.

Recomendamos a dieta atkins a todas aquelas pessoas que desejam manter sua saúde no bom caminho.

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Cura Natural" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Deixe um comentário