Benefícios do Extrato de Semente de Uva Para Saúde

Revisado por

Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Cura Natural

Benefícios do Extrato de Semente de Uva Para Saúde
4.8 (96.67%) 6 votes

Vários compostos nutricionais, como o extrato de semente de uva, tornaram-se populares nos últimos anos, mas antes que possa aproveitar os benefícios dessas substâncias concentradas, é melhor entender sua origem, quais os benefícios e se há algum efeito colateral.

fod-317218

O que é o extrato de semente de uva?: O extrato de semente de uva é uma substância derivada das sementes de uvas. Cientificamente pertencente ao gênero Vitis, a maioria dos extrato de semente de uva é feita a partir da Vitis vinifera, assim como muitos tipos de vinho. Mas há um punhado de outras espécies que podem derivar deste extrato.

O extrato de semente de uva é produzido pela moagem das sementes encontradas no centro das uvas. Alguns dos compostos mais importantes encontrados no extrato de semente de uva são taninos, procianidinas oligoméricas, catequinas e epicatequinas, bem como Vitamina E e ácido linoleico.

O extrato de semente de uva é mais comumente usado em forma de suplemento, e a quantidade recomendada é entre 100-300 miligramas por dia. Como a única fonte de alimento para este extrato é sementes de uva, os suplementos são a forma mais lógica.

Na maioria dos casos, você encontrará o extrato de semente de uva em forma de comprimido, cápsula ou pastilha, todos os quais podem fornecer alguns dos seguintes benefícios para a saúde.

Benefícios do Extrato de Semente de Uva Para a Saúde: Os muitos benefícios do extrato de semente de uva para a saúde incluem a melhora da aparência da pele, diminuição do colesterol, ajuda na perda de peso, aumenta a função cognitiva, regula a pressão sanguínea, otimiza o equilíbrio dos fluidos, acelera a cura das feridas, reduz o inchaço após lesão e previne danos musculares. .

Perda de Peso: Algumas pesquisas constataram que os ingredientes ativos presente no extrato de semente de uva pode inibir a deposição de gordura dentro do corpo, e até diminuir o nível de absorção de gordura em nossa dieta.

Combinado com uma quantidade insignificante de calorias, este extrato pode lhe proporcionar um impulso energético e acelerar o metabolismo, o que pode lhe auxiliar nos seus esforços de perda de peso.

Aparência da Pele: A presença de inúmeros antioxidantes e compostos de flavonoides no Extrato de Semente de Uva foi associada à aparência melhorada da pele.

Esses compostos são capazes de buscar e neutralizar os radicais livres na pele que ameaçam a elasticidade e durabilidade da pele.

Ao eliminar o estresse oxidativo e melhorar a elasticidade, esse extrato pode reduzir a presença de rugas, manchas da idade e outras manchas, ao mesmo tempo que promove o crescimento de células novas e saudáveis que o mantêm jovem.

Saúde do Coração: Os flavonoides que são encontrados em quantidades elevadas no extrato de semente de uva são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e pela melhoria do equilíbrio entre o colesterol HDL e LDL.

Isso pode reduzir os perigos da deposição de placa nas artérias e vasos sanguíneos, o que reduzirá o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doença cardíaca coronária e outros problemas cardiovasculares.

Pressão Sanguínea: Uma pesquisa descobriu que as procianidinas oligoméricas neste extrato são capazes de proteger os vasos sanguíneos e as artérias contra danos, o que pode levar à hipertensão arterial e a outros problemas cardiovasculares.

Além disso, os compostos no extrato de semente de uva são capazes de estimular a atividade da Vitamina C no organismo, o que aumentará a produção de colágeno e acelerará o processo de reparo em vasos sanguíneos danificados.

Antienvelhecimento: Amplamente conhecido como um segredo antienvelhecimento, o consumo deste extrato pode inundar o corpo com antioxidantes, o que irá combater os efeitos do estresse oxidativo em seus órgãos, bem como na pele e cabelo.

Esses compostos também reduzirão o risco de doença crônica, o que se torna muito mais uma ameaça à medida que envelhecemos.

Sistema Imunológico: Como mencionado, os flavonoides neste extrato estimulam a Vitamina C já presente no corpo, mas também há uma quantidade moderada de Vitamina E neste extrato, o que pode aumentar a função do sistema imunológico para proteção contra bactérias e patógenos virais.

Além disso, os antioxidantes neste extrato são considerados 30-50 vezes mais potentes do que a Vitamina C em termos de proteção do organismo contra agentes patogênicos.

Equilíbrio de Fluido: Evidências anedóticas argumentam que o uso de extrato de sementes de uva é capaz de prevenir edema no organismo. Este excesso de armazenamento de fluido no corpo pode ser doloroso e desagradável, mas pode ser facilmente remediado com um suplemento que regula a transferência de fluido e o equilíbrio entre as células e os tecidos.

Função do Cérebro: As procianidinas oligoméricas foram pesquisadas extensivamente e constatou-se que os compostos podem estimular a função cognitiva, o que pode lhe auxiliar em pontos como concentração, retenção, formação de memória e humor. Isso também é importante para as pessoas que sofrem ou estão em alto risco de doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Visão: Com uma quantidade notável de carotenoides e antioxidantes, esse extrato tem sido conhecido como um meio para melhorar a visão. Os antioxidantes são capazes de combater o estresse oxidativo na retina e diminuir suas chances de desenvolver degeneração macular.

Câncer: Uma pesquisa descobriu que o extrato de sementes de uva é capaz de minimizar a gravidade do câncer de pele e até mesmo retardar o crescimento da formação de tumor da pele, permitindo que o sistema imunológico do corpo controle a doença de forma muito mais eficaz.

Cicatrização de Feridas: As procianidinas presente neste extrato têm um efeito estimulante direto sobre o crescimento endotelial, que é fundamental para o processo de cicatrização de feridas. O consumo deste extrato acelerará a coagulação do sangue e aumentará as chances da ferida cicatrizar sem deixar cicatriz.

Alergias: Graças à presença de resveratrol, um dos compostos altamente elogiados no vinho, o extrato da semente de uva também pode minimizar o impacto das reações alérgicas, devido à sua natureza anti-inflamatória. Isso também é bom para dores, seja por lesões agudas ou por problemas mais crônicos, como artrite ou gota.

Infecções por Fungos: O extrato de sementes de uva é muito eficaz contra uma variedade de infecções fúngicas, particularmente as do gênero Cândida. Isso pode ajudar as pessoas que sofrem regularmente de infecções fúngicas, tordo oral, pé de atleta e outras infecções fúngicas populares.

Efeitos Colaterais do Extrato de Semente de Uva: Embora os benefícios do consumo deste extrato sejam claros, há alguns efeitos colaterais que você deve estar ciente, incluindo distúrbios hemorrágicos, interações medicamentosas, complicações com gravidez, reações alérgicas, dor de estômago e tonturas.

Interações Medicamentosas: Dependendo dos medicamentos que esteja tomando, o extrato de semente de uva pode causar alguns efeitos colaterais indesejados, incluindo quando consumidos com medicamentos para coagulação do sangue ou colesterol.

Por exemplo, esse extrato pode diminuir a coagulação do sangue e reduzir o colesterol, de modo que pode complicar o uso de remédios anticoagulantes e medicação que supressão de colesterol.

Gravidez: Como um remédio herbal, o extrato da semente de uva pode haver proporcionar algumas flutuações hormonais inesperadas. Para as mulheres grávidas, isso pode estimular a menstruação ou ser perigoso para o feto. Fale com o seu médico antes de usar este ou qualquer outro remédio herbal caso esteja grávida.

Distúrbios Hemorrágicos: Conforme mencionado, a natureza anticoagulante do extrato de semente de uva pode causar sangramento interno e externo, por isso não consuma esse extrato dentro de 1-2 semanas após uma grande cirurgia.

Reações Alérgicas: A concentração de compostos orgânicos neste extrato pode causar reações alérgicas em certas pessoas, mesmo que não sejam alérgicas a uvas. Os sintomas incluem dor no estômago e diarreia, bem como inflamação da pele, erupções cutâneas ou urticária. Consumir uma quantidade excessiva de extrato de sementes de uva também pode causar dor abdominal e desconforto.

Tonturas: Algumas pessoas relataram tonturas e confusão cognitiva ao usar este extrato, particularmente quando consumido com mais outro suplemento. Tal como acontece com qualquer medicamento à base de plantas, use este extrato com moderação e fale com o seu médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar da Costa Junior

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Cura Natural" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *