Os 30 Benefícios do Sal Marinho Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 30 Benefícios do Sal Marinho Para Saúde
4.8 (95.45%) 132 votes

Os Benefícios do Sal Marinho Para Saúde que todos devemos conhecer. Além disso, o sal marinho é conhecido como o sal que é produzido pelo processo de evaporação de corpos de água salgada. O que torna o sal marinho diferente do sal da mesa é a presença de minerais mais escuros e nutrientes mais ricos. Sabemos que o sal de mesa refinado envolve processamento pesado, que muitas vezes rouba seus minerais, exceto o sódio e o cloreto.

Benefícios do Sal MarinhoAlém disso, tem diferentes sabores e texturas também. Neste ponto, o sal marinho tem sabores naturais que tornam este sal muito mais saboroso para cozinhar. Além disso, é sabido que o sal marinho está disponível em cor branca, rosa, preta ou cinza, enquanto o sal da mesa tem apenas cor branca.

Além disso, existem muitos tipos de sal marinho, incluindo o sal marinho do Himalaia, o sal marinho celta, o sal marinho Flake, o sal marinho havaiano e o sal marinho italiano.

Propriedades Nutricionais do Sal Marinho:

Como resultado, o sal marinho é conhecido como a fonte de nutrientes traços essenciais. Contém minerais naturais que ajudam a promover a função do corpo com certeza. De fato, o sal marinho contém minerais vitais, como Potássio, Sódio, Cálcio, Magnésio, cloreto, Ferro, Cobre e Zinco. Agora, veja Os 30 Benefícios do Sal Marinho Para Saúde.

Benefícios do Sal Marinho Para Combater a Depressão:

Como o sal marinho ajuda a preservar importantes hormônios em nosso corpo, este elemento tem se mostrado muito eficaz no auxílio ao tratamento de depressão. Neste caso, estamos falando especificamente da serotonina e melatonina, que nos trarão a sensação de bem-estar, relaxamento e garantirão um sono tranquilo.

Benefícios do Sal Marinho Para Espasmos Musculares:

O sal marinho possui pequenas quantidades de Potássio que são essenciais para o funcionamento da musculatura corporal. Além disso, o sal marinho auxilia o corpo a absorver melhor todos os outros nutrientes, por isso é um importante aliado para evitar espasmos musculares e até mesmo câimbras.

Benefícios do Sal Marinho Para Tratar Diabetes:

Por ser capaz de diminuir os níveis de insulina, o sal marinho é de grande ajuda no tratamento de diabetes, pois mantém os níveis de açúcar regulares no corpo humano. Portanto, geralmente os nutricionistas recomendam a moderada ingestão do sal marinho para aqueles que sofrem de diabetes e outros males sanguíneos.

Benefícios do Sal Marinho Para Saúde do Coração:

Por ajudar a reduzir níveis elevados de colesterol ruim, o sal marinho faz bem para a saúde do coração. Regula a pressão arterial e também auxilia no batimento irregular do coração. Desta forma, o sal marinho é largamente conhecido como um eficaz medicamento natural contra a aterosclerose, derrames e até mesmo ataques cardíacos.

Benefícios do Sal Marinho Para Problemas na Pele:

Tomar banho em água do mar ou mesmo água que contenha o sal marinho poderá trazer grandes benefícios para a pele. Isso porque o sal marinho abre os poros e melhora a circulação dos vasos sanguíneos sob a pele, aliviando psoríase e eczemas.

Benefícios do Sal Marinho Para Perder de Peso:

Por ajudar a aumentar a produção de sucos digestivos, o sal marinho é altamente recomendado para pessoas que procuram perder peso. Isso significa que os alimentos são digeridos de forma mais rápida, facilitando que o organismo também os elimine mais rapidamente, geralmente também evitando a constipação.

Benefícios do Sal Marinho Para Prevenir Osteoporose:

Consumir sal marinho com moderação e beber grandes quantidades de água é de muita valia para combater a osteoporose. Isso acontece porque ¼ do sal que ingerimos é alocado nos ossos, fortalecendo-os e prevenindo esta doença que os afetam.

Benefícios do Sal Marinho Contra Asma:

Benefícios do Sal Marinho

Por ser extremamente eficaz contra as inflamações do sistema respiratório, o sal marinho é também muito indicado em tratamentos de asma. O sal marinho facilita os processos respiratórios, favorecendo a inspiração de ar para quem sofre com esta mazela.

Benefícios do Sal Marinho Para Ajudar a Manter o Balanço Eletrolítico:

Como já vimos anteriormente, o sal marinho contém cerca de 80 minerais e nutrientes essenciais que são literalmente indispensáveis para a manutenção do equilíbrio eletrolítico no organismo. E para que serve esse balanço?

Uma estabilidade nos níveis de minerais que conduzem a eletricidade (como o sódio) é necessária para garantir a transmissão de informação entre o cérebro e as células nervosas, o que por sua vez influencia:

  • a pressão arterial;
  • frequência cardíaca;
  • tensão muscular.

Benefícios do Sal Marinho Para Saúde Renal:

Brasileiros estão consumindo quase duas vezes mais sal do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Como resultado, problemas como insuficiência renal e pedras nos rins tornam-se cada vez mais comuns.

Com teor menor de sódio, o sal marinho acaba sendo uma melhor opção para manter o balanço eletrolítico sem sobrecarregar os rins.

Benefícios do Sal Marinho Para Alcalinizar o Corpo:

Cientistas já sabem que muitas doenças – entre elas o câncer – necessitam de um ambiente ácido para se desenvolverem.

O sal marinho pode ajudar a combater o risco de desenvolvimento de uma série de condições porque promove a alcalinização dos fluidos corporais – efeito contrário ao do sal refinado, que foi exposto a altas temperaturas e recebeu uma série de ativos químicos.

Benefícios do Sal Marinho Para Regular as Taxas de Glicose no Sangue:

O Sódio facilita a absorção de glicose pelas células, efeito que colabora para a manutenção de níveis adequados de açúcar no sangue e reduz a necessidade de insulina.

Temos então que o sal (em pouca quantidade) é um aliado de quem está com risco elevado para ou então sofre de diabetes.

Benefícios do Sal Marinho Para Fortalecer o Sistema Imunológico:

Os minerais que o sal marinho conserva ajudam nossas defesas para nos dar mais vida e vigor. Por isso, é bom consumi-lo no fim do verão. Você enfrentará melhor as consequências das mudanças de temperatura.

Benefícios do Sal Marinho Para Melhorar a Circulação Sanguínea:

Benefícios do Sal Marinho

O sal marinho facilita o fluxo de sangue pelo nosso organismo. Como sabemos, o sangue é o encarregado de transportar o oxigênio de que o nosso corpo precisa para funcionar com a intensidade e força adequadas.

Se isso não acontece, nosso organismo tem que trabalhar em dobro e, portanto, se desgasta mais cedo. Assim, esta é uma propriedade que justifica o consumo desse sal por si só.

Benefícios do Sal Marinho Para o Sistema Respiratório:

O Sal Marinho é também benéfico para o sistema respiratório, e pode desacelerar a secreção de fleuma ou mucosas durante asma e reduzir a inflamação. Como um resultado, com o Sal Marinho torna muito mais fácil para respirar.

Benefícios do Sal Marinho Contra Infecções:

O teor de Cálcio do Sal Marinho pode ajudar em limpar os poros entupidos da pele. Se tiver pele propensa à acne, optar pelo limpador de poro de Sal Marinho, isso mantém a pele limpa e clara, por reduzir as chances de infecções da pele.

Benefícios do Sal Marinho Para o Cabelo:

O Sal Marinho é um remédio natural bom para as pessoas com cabelo oleoso. O Sal Marinho pode absorver o excesso de óleo dos cabelos e torná-los lisos e lindos.

Benefícios do Sal Marinho Para Prevenir o Envelhecimento Precoce:

Já que o Sal Marinho pode impelir todas as toxinas para fora do corpo, a pele se torna macia e saudável. E foi observado que os banhos de Sal Marinho podem melhorar a tonalidade da pele em grande medida. O Magnésio presente no Sal Marinho pode evitar a retenção do fluído da pele mantendo-a flexível, firme e jovem.

Benefícios do Sal Marinho Para Eliminar os Espasmos e Câimbras:

Você já notou que os tenistas comem Banana durante as partidas? Isso acontece porque essa fruta tem muito Potássio e este é um dos principais componentes dos músculos.

Pois bem, um dos benefícios do sal marinho é que ele funciona de maneira similar.

Excelente para a concentração e expansão muscular, estimulo dos nervos, bom funcionamento das glândulas suprarrenais e em outros processos biológicos;

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Sal Marinho:

Outros Benefícios do Sal Marinho Para Saúde:

  • Nos proporciona cloreto, que serve para produzir os ácidos necessários na digestão de proteínas, enzimas e hidratos de carbono.
  • É excelente para pessoas que desejem equilíbrio do peso.
  • Por conter Magnésio, ajuda na produção de enzimas, transmissão nervosa, formação óssea, resistência a doenças cardíacas e criação de esmalte para os dentes.
  • Deve ser consumido por crianças pequenas, pois ajuda no desenvolvimento cerebral.
  • Ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos e serve para regular a pressão arterial ou frear os níveis altos.
  • Elimina os depósitos de sódio prejudiciais ao corpo.
  • Permite um sono mais profundo, relaxante e longo (se ingerido com água quente antes de dormir).
  • Limpa a mucosa, congestão nasal e seios nasais.
  • Mantêm os eletrólitos no corpo, essenciais para o processamento da comunicação entre as células do cérebro.
  • Combate a retenção de água e ajuda a dissolver cálculos renais.

Sal Marinho – Para que Serve:

O sal marinho serve para temperar os alimentos com menor quantidade de sal porque tem um sabor mais forte que o sal refinado e é uma forma simples de aumentar o consumo de minerais. Além disso, o sal marinho é uma excelente solução caseira para garganta, quando está inflamada ou irritada.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *