Dieta e Nutrição Wanessa Mattos

Os 30 Benefícios do Sal Marinho Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os Benefícios do Sal Marinho Para Saúde que todos devemos conhecer. Além disso, o sal marinho é conhecido como o sal que é produzido pelo processo de evaporação de corpos de água salgada. O que torna o sal marinho diferente do sal da mesa é a presença de minerais mais escuros e nutrientes mais ricos. Sabemos que o sal de mesa refinado envolve processamento pesado, que muitas vezes rouba seus minerais, exceto o sódio e o cloreto.

Benefícios do Sal MarinhoAlém disso, tem diferentes sabores e texturas também. Neste ponto, o sal marinho tem sabores naturais que tornam este sal muito mais saboroso para cozinhar. Além disso, é sabido que o sal marinho está disponível em cor branca, rosa, preta ou cinza, enquanto o sal da mesa tem apenas cor branca.

Além disso, existem muitos tipos de sal marinho, incluindo o sal marinho do Himalaia, o sal marinho celta, o sal marinho Flake, o sal marinho havaiano e o sal marinho italiano.

Propriedades Nutricionais do Sal Marinho:

Como resultado, o sal marinho é conhecido como a fonte de nutrientes traços essenciais. Contém minerais naturais que ajudam a promover a função do corpo com certeza. De fato, o sal marinho contém minerais vitais, como Potássio, Sódio, Cálcio, Magnésio, cloreto, Ferro, Cobre e Zinco. Agora, veja Os 30 Benefícios do Sal Marinho Para Saúde.

Benefícios do Sal Marinho Para Combater a Depressão:

Como o sal marinho ajuda a preservar importantes hormônios em nosso corpo, este elemento tem se mostrado muito eficaz no auxílio ao tratamento de depressão. Neste caso, estamos falando especificamente da serotonina e melatonina, que nos trarão a sensação de bem-estar, relaxamento e garantirão um sono tranquilo.

Benefícios do Sal Marinho Para Espasmos Musculares:

O sal marinho possui pequenas quantidades de Potássio que são essenciais para o funcionamento da musculatura corporal. Além disso, o sal marinho auxilia o corpo a absorver melhor todos os outros nutrientes, por isso é um importante aliado para evitar espasmos musculares e até mesmo câimbras.

Benefícios do Sal Marinho Para Tratar Diabetes:

Por ser capaz de diminuir os níveis de insulina, o sal marinho é de grande ajuda no tratamento de diabetes, pois mantém os níveis de açúcar regulares no corpo humano. Portanto, geralmente os nutricionistas recomendam a moderada ingestão do sal marinho para aqueles que sofrem de diabetes e outros males sanguíneos.

Benefícios do Sal Marinho Para Saúde do Coração:

Por ajudar a reduzir níveis elevados de colesterol ruim, o sal marinho faz bem para a saúde do coração. Regula a pressão arterial e também auxilia no batimento irregular do coração. Desta forma, o sal marinho é largamente conhecido como um eficaz medicamento natural contra a aterosclerose, derrames e até mesmo ataques cardíacos.

Benefícios do Sal Marinho Para Problemas na Pele:

Tomar banho em água do mar ou mesmo água que contenha o sal marinho poderá trazer grandes benefícios para a pele. Isso porque o sal marinho abre os poros e melhora a circulação dos vasos sanguíneos sob a pele, aliviando psoríase e eczemas.

Benefícios do Sal Marinho Para Perder de Peso:

Por ajudar a aumentar a produção de sucos digestivos, o sal marinho é altamente recomendado para pessoas que procuram perder peso. Isso significa que os alimentos são digeridos de forma mais rápida, facilitando que o organismo também os elimine mais rapidamente, geralmente também evitando a constipação.

Benefícios do Sal Marinho Para Prevenir Osteoporose:

Consumir sal marinho com moderação e beber grandes quantidades de água é de muita valia para combater a osteoporose. Isso acontece porque ¼ do sal que ingerimos é alocado nos ossos, fortalecendo-os e prevenindo esta doença que os afetam.

Benefícios do Sal Marinho Contra Asma:

Benefícios do Sal Marinho

Por ser extremamente eficaz contra as inflamações do sistema respiratório, o sal marinho é também muito indicado em tratamentos de asma. O sal marinho facilita os processos respiratórios, favorecendo a inspiração de ar para quem sofre com esta mazela.

Benefícios do Sal Marinho Para Ajudar a Manter o Balanço Eletrolítico:

Como já vimos anteriormente, o sal marinho contém cerca de 80 minerais e nutrientes essenciais que são literalmente indispensáveis para a manutenção do equilíbrio eletrolítico no organismo. E para que serve esse balanço?

Uma estabilidade nos níveis de minerais que conduzem a eletricidade (como o sódio) é necessária para garantir a transmissão de informação entre o cérebro e as células nervosas, o que por sua vez influencia:

  • a pressão arterial;
  • frequência cardíaca;
  • tensão muscular.

Benefícios do Sal Marinho Para Saúde Renal:

Brasileiros estão consumindo quase duas vezes mais sal do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Como resultado, problemas como insuficiência renal e pedras nos rins tornam-se cada vez mais comuns.

Com teor menor de sódio, o sal marinho acaba sendo uma melhor opção para manter o balanço eletrolítico sem sobrecarregar os rins.

Benefícios do Sal Marinho Para Alcalinizar o Corpo:

Cientistas já sabem que muitas doenças – entre elas o câncer – necessitam de um ambiente ácido para se desenvolverem.

O sal marinho pode ajudar a combater o risco de desenvolvimento de uma série de condições porque promove a alcalinização dos fluidos corporais – efeito contrário ao do sal refinado, que foi exposto a altas temperaturas e recebeu uma série de ativos químicos.

Benefícios do Sal Marinho Para Regular as Taxas de Glicose no Sangue:

O Sódio facilita a absorção de glicose pelas células, efeito que colabora para a manutenção de níveis adequados de açúcar no sangue e reduz a necessidade de insulina.

Temos então que o sal (em pouca quantidade) é um aliado de quem está com risco elevado para ou então sofre de diabetes.

Benefícios do Sal Marinho Para Fortalecer o Sistema Imunológico:

Os minerais que o sal marinho conserva ajudam nossas defesas para nos dar mais vida e vigor. Por isso, é bom consumi-lo no fim do verão. Você enfrentará melhor as consequências das mudanças de temperatura.

Benefícios do Sal Marinho Para Melhorar a Circulação Sanguínea:

Benefícios do Sal Marinho

O sal marinho facilita o fluxo de sangue pelo nosso organismo. Como sabemos, o sangue é o encarregado de transportar o oxigênio de que o nosso corpo precisa para funcionar com a intensidade e força adequadas.

Se isso não acontece, nosso organismo tem que trabalhar em dobro e, portanto, se desgasta mais cedo. Assim, esta é uma propriedade que justifica o consumo desse sal por si só.

Benefícios do Sal Marinho Para o Sistema Respiratório:

O Sal Marinho é também benéfico para o sistema respiratório, e pode desacelerar a secreção de fleuma ou mucosas durante asma e reduzir a inflamação. Como um resultado, com o Sal Marinho torna muito mais fácil para respirar.

Benefícios do Sal Marinho Contra Infecções:

O teor de Cálcio do Sal Marinho pode ajudar em limpar os poros entupidos da pele. Se tiver pele propensa à acne, optar pelo limpador de poro de Sal Marinho, isso mantém a pele limpa e clara, por reduzir as chances de infecções da pele.

Benefícios do Sal Marinho Para o Cabelo:

O Sal Marinho é um remédio natural bom para as pessoas com cabelo oleoso. O Sal Marinho pode absorver o excesso de óleo dos cabelos e torná-los lisos e lindos.

Benefícios do Sal Marinho Para Prevenir o Envelhecimento Precoce:

Já que o Sal Marinho pode impelir todas as toxinas para fora do corpo, a pele se torna macia e saudável. E foi observado que os banhos de Sal Marinho podem melhorar a tonalidade da pele em grande medida. O Magnésio presente no Sal Marinho pode evitar a retenção do fluído da pele mantendo-a flexível, firme e jovem.

Benefícios do Sal Marinho Para Eliminar os Espasmos e Câimbras:

Você já notou que os tenistas comem Banana durante as partidas? Isso acontece porque essa fruta tem muito Potássio e este é um dos principais componentes dos músculos.

Pois bem, um dos benefícios do sal marinho é que ele funciona de maneira similar.

Excelente para a concentração e expansão muscular, estimulo dos nervos, bom funcionamento das glândulas suprarrenais e em outros processos biológicos;

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Sal Marinho:

Outros Benefícios do Sal Marinho Para Saúde:

  • Nos proporciona cloreto, que serve para produzir os ácidos necessários na digestão de proteínas, enzimas e hidratos de carbono.
  • É excelente para pessoas que desejem equilíbrio do peso.
  • Por conter Magnésio, ajuda na produção de enzimas, transmissão nervosa, formação óssea, resistência a doenças cardíacas e criação de esmalte para os dentes.
  • Deve ser consumido por crianças pequenas, pois ajuda no desenvolvimento cerebral.
  • Ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos e serve para regular a pressão arterial ou frear os níveis altos.
  • Elimina os depósitos de sódio prejudiciais ao corpo.
  • Permite um sono mais profundo, relaxante e longo (se ingerido com água quente antes de dormir).
  • Limpa a mucosa, congestão nasal e seios nasais.
  • Mantêm os eletrólitos no corpo, essenciais para o processamento da comunicação entre as células do cérebro.
  • Combate a retenção de água e ajuda a dissolver cálculos renais.

Sal Marinho – Para que Serve:

O sal marinho serve para temperar os alimentos com menor quantidade de sal porque tem um sabor mais forte que o sal refinado e é uma forma simples de aumentar o consumo de minerais. Além disso, o sal marinho é uma excelente solução caseira para garganta, quando está inflamada ou irritada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.