Os 22 Benefícios da Água Para Saúde

Tudo Sobre os Benefícios da Água Para Saúde e Beleza

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios da Água são variados e muito importantes para a saúde, pois a Água é uma substancia vital para a saúde. Além disso, a Água é indispensável para a vida humana, pois compõe todos os fluidos corporais e auxilia no transporte, absorção de nutrientes e excreção.

Se dois terços do corpo humano é composto por ela, é fato que bebê-la diariamente é fundamental para o pleno funcionamento do organismo humano.Benefícios Água

Mais do que um poderoso hidratante natural, ela mantém o bom funcionamento de todos os órgãos e tecidos, como pele, cabelos e previne o envelhecimento precoce da pele. A justificativa para isso é que quanto mais jovem a pessoa, maior a quantidade de Água que a constitui. Prova disso é que aproximadamente 75% do peso do corpo de uma criança é formado por esse líquido, enquanto o homem tem apenas 53% e as mulheres, 46%.

Muitos problemas de saúde podem ser evitados com o hábito de beber, no mínimo, 2 litros de Água por dia, se manter hidratado e com a pele vistosa. Além disso, ela é uma forte aliada para quem deseja emagrecer, o seu consumo induz a sensação de saciedade.

Fonte de vida, a Água ajuda a regularizar quase todas as funções do nosso organismo. Ela interfere na digestão, absorção e transporte de nutrientes, filtra as toxinas, facilita o processo de excreção do corpo, emagrece e combate acne, celulite e estrias. Já a sua falta pode ocasionar desidratação, fadiga, cansaço, intestino irregular, câimbras, pressão sanguínea irregular, pele seca e problemas nos rins.

A falta desse líquido no organismo pode causar desidratação, fadiga, cansaço, intestino irregular, câimbras, pressão sanguínea irregular, pele seca e problemas nos rins. É importante que a pessoa sempre carregue uma garrafinha cheia na bolsa.

Muitos falam que não gostam dela pura, então experimente pingar gotas de limão ou deixar morangos e rodelas de laranja imersas nela. Então, confira agora Os 22 Benefícios da Água Para Saúde:

1. Acaba com as Caspas:

Nosso couro cabeludo e raízes possuem terminações nervosas fotosensíveis e economizadoras de energia que recebem e transmitem sinais. Ela energiza as terminações nervosas para aumentar a vitalidade natural da pele e raízes do cabelo. A Água potável também ajuda a eliminar problemas de cabelo como a caspa e Dermatite Seborreia.

2. Reduz as Inflamações:

Uma compressa de Água fria também pode ajudar a reduzir a inflamação sob o olho. À medida que ela se evapora da pele, a superfície fica mais fria. Salpicar Água fria nos olhos também pode reduzir a inveja dos olhos. Há uma abundância de géis oculares ricos em Água que você pode usar para uma solução a longo prazo.

3. Mantenha o Sistema Digestivo Normal:

A Água ajuda no processo digestivo, pois ajuda a manter o rim funcionando normalmente. Se houver sua falta no corpo, isso irá resultar em constipação. Então, aqueles com problemas de constipação devem beber bastante esse líquido para manter seu sistema digestivo bem.

4. Para ter Cabelos Brilhantes:

A Água é um ingrediente milagroso natural que apóia o consumo de vitaminas e auxilia no crescimento eficiente e saudável do cabelo. Ela faz quase ¼ do peso de uma corda de cabelo, portanto, beba dois litros desse líquido todos os dias para obter tranças brilhantes e saudáveis.

5. Rejuvenesce a Pele:

Um bom banho frio e um banho relaxante acalmam os nervos e reduzem os danos causados pelo estresse à pele. Mergulhe todo o seu corpo em Água fria por 2 a 3 minutos para rejuvenescer a pele. A exposição prolongada da pele ela pode eliminar os óleos naturais, por isso não estique a duração do banho ou do banho.

6.Mantem os Rins Saudáveis:

A Água mantém as células da pele hidratadas e funcionando bem para beber Água para manter as rugas afastadas. Ela enxerta as células da pele, tornando-as a parecer menos enrugadas. Além disso, ele limpa as impurezas e as toxinas do sistema, mantendo seu rosto fresco e limpo e, assim, ajuda na redução das fugas e da acne.Benefícios da Água

7. Água Evita os Danos no Cabelo:

A Água clorada e salgada pode tornar os cabelos crespos. Para evitar o dano, enxágue os cabelos antes de mergulhar na piscina. Os fios absorverão ela limpa para que não remova demais. Após o mergulho, enrole o cabelo com o condicionador para proteção extra.

8. Evita o Envelhecimento Precoce:

Ela é uma substituição perfeita para os seus caros tratamentos anti-envelhecimento. Mantém a pele bem hidratada e brilhante, aumentando a pele. Para a pele macia e flexível, beber uma quantidade adequada de Água é mais importante do que a aplicação de cremes tópicos.

9. Mantenha os Fluidos Corporais estáveis:

Nosso corpo é composto por 60% desse líquido. Assim, a Água desempenha um papel vital na manutenção do nosso corpo. Estes fluidos corporais que consistem em Água ajudam na digestão, circulação, absorção, produção de saliva, transporte de nutrientes em todo o corpo. Ela também ajuda a manter a temperatura corporal no normal.

A sua ingestão ajuda seu corpo a continuar funcionando bem. Nosso cérebro é de até 90% de Água, enquanto nossos tecidos e músculos são de até 75%. Então, quando o nosso corpo não tem fluido, nosso cérebro deixa de funcionar e temos enxaquecas e dores de cabeça devido à desidratação.

Então, é melhor manter uma garrafa cheia para que você possa reabastecer os líquidos perdidos. Quando suamos, perdemos muito conteúdo de Água no processo, mas isso não é sem qualquer causa. O suor ajuda a baixar a temperatura do corpo para que o corpo não superaqueça.

Então, quando você estiver fora e suando excessivamente, beba bastante esse líquido para ajudar a manter a desidratação. Qualquer tipo de bebida serviria para o propósito, chá, café, suco de frutas, exceto o álcool, pois isso causa a desidratação.

10. É Ótima Para o Cabelo:

A Água do oceano rica em nutrientes apóia os produtos botânicos marinhos que consertam, limpam e detangem os fios. Ela ainda contém algas vermelhas e alface marinha que limpam os cabelos sem secar. Também fortalece e acrescenta brilho aos cabelos.

11. Mantém a Pele Saudável:

Ela é essencial para manter a umidade ideal da pele e fornecer nutrientes essenciais às células da pele. Ele reabastece o tecido da pele e aumenta sua elasticidade. Isso ajuda a atrasar a aparência de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.

12. Ajuda na Perda de Peso:

Quando há uma perda de Água, o rim não pode funcionar na melhor forma, tornando o excesso de carga sobre o fígado. O fígado ajuda a queimar a gordura na energia, mas quando deve fazer o excesso de trabalho do rim, não pode queimar muita gordura em energia como deveria, resultando em depósito de gordura. Pegue Água em boa quantidade para evitar o depósito de gordura e para se manter saudável. Então, você pode dizer que perder peso é uma das vantagens de bebe-la.

13. Mantem o Cabelo Bonito:

Você também pode misturar o óleo de jojoba ou qualquer outro óleo essencial com ela destilada para fazer um soro de cabelo deixado para fora. Isso lhe dará cabelos brilhantes e lustrosos em nenhum momento.Benefícios Água

14. Evita as Rugas:

Beber bastante Água combate distúrbios da pele como psoríase, rugas e eczema. Também aumenta a taxa metabólica e melhora o sistema digestivo para eliminar toxinas do corpo. Isso, por sua vez, dá-lhe uma pele saudável e brilhante.

15. Retenção de Água:

Quando você bebe menos Água, o cérebro é uma ameaça de sobrevivência e começa a armazenar mais Água no corpo criando pés, mãos e pernas inchadas. Beba mais esse líquido para que seu corpo volte ao normal.

16. Mantém a Saúde da Pele:

Nosso cabelo prospera em ambiente rico em umidade e a Água é uma das melhores maneiras de saciar sua sede. Assim como a nossa pele, o cabelo também precisa de lubrificação de dentro para fora. A desidratação tem um impacto direto no crescimento do cabelo.

A falta de umidade resulta em cabelos secos e quebradiços. Pode até deixar de aumentar a taxa genética máxima, se você não beber Água suficiente para atender às suas necessidades diárias. As raízes dos cabelos são o meio pelo qual ela é transportada do corpo. Eles absorvem a Água e fornecem hidratação para o resto da cordão do cabelo.

17. Ajuda a Abrir os Poros:

O banho de Água fria elimina a vermelhidão da pele e define a pele para uma melhor aplicação da maquiagem. Depois de abrir os poros, lavando-os com Água morna, pode selá-los espirrando com Água fria. Ela tonifica os poros e impede que eles fiquem entupidos. Reduz a aparência da acne.

18. Mantendo os Músculos Saudáveis:

Os músculos são compostos por até 75% de Água, por isso é necessário fornecer Água suficiente. Te-la o suficiente ajudará a manter sua contração normal e evitar cãibras musculares; Isso irá ajudá-lo a exercer mais, tornando-o mais forte e saudável.

19. Mantém o Cabelo Brilhante:

O enxaguamento de Água fria deixa o cabelo brilhante. A temperatura fria constrange as cutículas do cabelo para tornar os fios mais suaves e mais reflexivos. Também evita que a sujeira se acumule no couro cabeludo e faça o cabelo mais forte.

20. Ajuda a Moldar os Fios:

Acredite ou não, mas a Água é a loção de ajuste mais natural para o cabelo. Cada uma das vertentes é constituída por ligações de hidrogênio que se separam quando o cabelo está molhado. Se você estilo seu cabelo enquanto está molhado, a ligação de hidrogênio irá reformar para dar uma nova forma.

Para alcançar ondas suaves, misture esse líquido com o cabelo e separe-se em quatro seções.
Torça cada seção em um coque pequeno e segura com um alfinete. Enrole e depois desdobre-se para obter ondas suaves.

Ela não contém nenhum produto químico severo encontrado em produtos para pentear pelos que podem fazer seu cabelo seco e danificado.

21. Tonifica a Pele

Em tempos anteriores, as pessoas na Europa Oriental visitaram as casas de banho para desintoxicar e tonificar a pele. O processo envolve uma sessão de vapor, seguida de uma queda de Água fresca para tonificar a pele.

22. Ajuda a Manter a Cor do Cabelo:

O banho de Água macia deixa o cabelo mais manejável devido à presença de baixo teor de sal mineral e moléculas nele. Se você conseguir um abastecimento desse líquido forte em casa, instale um filtro de chuveiro que a suaviza. Isso também impedirá a queda da cor do cabelo.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios da Água para a saúde:

Efeitos Colaterais da Água:

A sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue. De qualquer forma, o risco de sofrer de hiponatremia é baixo e, na maioria dos casos, a condição pode ser tratada e, desta forma, as situações perigosas são facilmente evitadas.

Os principais sintomas associados à ingestão excessiva de Água são:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Cólicas;
  • Confusão mental;
  • Fadiga.

A ingestão excessiva de Água pode também levar a uma sobrecarga renal ou a um edema cerebral. Contudo, para estas situações extremas ocorrerem uma pessoa saudável precisa de consumir cerca de sete litros em muito pouco tempo.

Para não correr riscos é necessário ter em consideração a Água presente nos alimentos e também dados pessoais, como idade, peso, nível de atividade física, clima, função renal e grau de hidratação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *