Dieta e Nutrição

Boro – o que é, benefícios e deficiências!

boro

O boro é um mineral que sempre fora utilizado por aqueles que cultivam plantas para o seu desenvolvimento. Mas, depois de estudos mais recentes por volta dos anos 1980, descobriu-se a importância da presença no nosso organismo.  Além disso, os benefícios do boro envolvem especialmente manter a saúde dos ossos porque ele influencia a atividade e absorção de nutrientes, como o cálcio, magnésio e vitamina D, que são nutrientes essenciais para se ter ossos fortes.

boro
boro

O que é boro?

O boro é um mineral que pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal como banana, couve-manteiga, nozes , soja, feijão, lentilha e ervilha, por exemplo. Além dessas comidas, o nutriente também pode ser fornecido ao organismo por meio da utilização do suplemento.

Além disso, a principal função desse mineral é regular os níveis dos outros minerais dentro do nosso corpo, como o cálcio, magnésio e o fósforo. Daí vem sua importância para a nossa saúde óssea, uma vez que além de controlar os seus níveis, o boro ainda ajuda na absorção do cálcio, nutriente essencial para o bom desenvolvimento dos ossos.

Benefícios do boro para saúde:

1. Prevenção da artrite:

O boro é uma opção de tratamento bem-sucedido para a artrite e em mais de 95% dos casos. Uma melhoria significativa foi observada com aumento da eficácia da integração do cálcio para a cartilagem e osso. Com o aumento da idade, os ossos podem tornar-se frágil e permeável. Ele pode conter esta deterioração, garantindo que os níveis de cálcio são maximizados e utilizados de forma eficaz.

2. Inibir enzimas:

Além disso, ele também pode evitar a formação e o efeito de enzimas perigosas enquanto que, serve simultaneamente como um co-fator para outras reações de enzimas benéficas.

3. Reduz artrite reumatoide:

O boro reduz grandemente as condições alérgicas e inflamatórias que estão tipicamente associados à artrite reumatoide.

4. Reduz infecções fúngicas:

Os benefícios do boro protege o corpo de ataques de parasitas hostis como os Candida Albicans e outras infecções fúngicas.

Veja também: Como Eliminar Mau Cheiro Vaginal em Apenas 3 Dias!

5. Construção do corpo:

O boro é capaz de aumentar os níveis de testosterona em homens. Esta qualidade é cada vez mais aproveitada por construtores de corpo masculino e atletas.

Embora alguns levantadores de peso preferem tomar suplementos de boro para melhorar os seus níveis de testosterona, não houve nenhuma evidência concreta ou explicação do mecanismo pelo qual ajuda a torná-los mais bem-sucedido.

6. Saúde dos ossos:

As capacidades de construção óssea são muitas vezes ignorados em favor de cálcio. No entanto, o boro, na verdade, funciona em uníssono com o cálcio para fortalecer os ossos. Ela desempenha um papel muito importante na minimização dos riscos de osteoporose e artrite.

Ele também ajuda no metabolismo dos minerais que estão envolvidas no desenvolvimento de osso, tal como cálcio, magnésio e Cobre. Além disso, ele afeta várias hormonas, incluindo estrogênio e testosterona, que também estão relacionadas com a saúde geral dos ossos do corpo.

7. Produção de estrogênio:

O boro pode melhorar a produção de estrogênio em mulheres na menopausa e pode trazer de volta o seu desejo sexual dentro de alguns dias de tratamento. Ele aumenta o nível de hormônios sexuais naturais no corpo, reduzindo assim a necessidade de terapia de substituição hormonal ou outras soluções farmacêuticas.

8. Desenvolvimento embrionário:

O boro é essencial para a reprodução e para o desenvolvimento do feto, embora não há muitas informações disponíveis sobre esta propriedade e a investigação esteja em curso.

9. Pós-menopausa:

O boro pode aliviar os sintomas como ondas de calor e suores noturnos que são normalmente associados com a menopausa. Isto garante que os níveis de minerais permaneçam em níveis adequados, uma vez que as mulheres na pós-menopausa, muitas vezes, sofrem de desequilíbrios hormonais que podem distorcer muitos dos sistemas mais importantes do corpo.

boro benefícios
boro benefícios

10. Terapia do câncer:

Agentes de captura de neutrões de boro são utilizados para a terapia do câncer e no desenvolvimento de inibidores da enzima fortes. Os compostos são também utilizados como imitadores de anticorpos que podem identificar facilmente os sacarídeos biologicamente importantes.

Veja Também: Os 20 Alimentos Que Ajudam a Combater o Câncer!

11. Funções da membrana celular:

Os benefícios do boro desempenham um papel importante na manutenção de funções celulares e de órgãos de membrana e na estabilização dos receptores hormonais de modo que os processos corporais passam sem problemas.

12. Prevenção coágulos de sangue:

Acredita-se que o boro pode influenciar alguns dos fatores de coagulação do sangue no corpo. No entanto, mais estudos precisam ser feitos para autenticar este achado, o que tornaria um grande aliado na luta contra o coração doença!

13. Prevenção insuficiência cardíaca congestiva:

O boro pode aliviar significativamente as dificuldades causadas por condições de insuficiência cardíaca congestiva.

14. Bom funcionamento da membrana celular:

O boro cumpre um importante papel na manutenção das funções das membranas celulares e orgânicas, além de estabilizar os hormônios receptores para que os processos do corpo ocorram de forma equilibrada.

15. Para a musculação:

Os benefícios do boro são capazes de aumentar a taxa de testosterona nos homens. Ainda que muitos levantadores de peso prefiram tomar suplementos à base para aumentar seus níveis de testosterona, não existe evidência concreta ou explicação para esse mecanismo.

16. Reduz os níveis de lipídios plasmáticos:

O boro ajuda a reduzir o acúmulo de lipídios e promove a remoção do colesterol de várias formas, reduzindo, desta forma, as chances de desenvolver condições como Aterosclerose e coágulos sanguíneos, além de proteger o corpo contra ataques cardíacos e derrames.

17. Melhora a performance cognitiva e funcionamento cerebral:

estudos mostram que o boro melhora o funcionamento do cérebro, a coordenação olho-mão, memória de curto prazo e a habilidade de concentração.

18. Inibe reações enzimáticos:

O boro pode inibir algumas enzimas prejudiciais de formação ou na qualidade, enquanto que, simultaneamente, serve como um cofator para outras reações enzimáticas benéficas.

19. Aumenta a produção de hormônios:

Como o boro também pode aumentar a produção de hormônios, como a testosterona, alguns praticantes de musculação utilizam suplemento de boro na forma quelado, em cápsulas, porém a dosagem necessária ainda não está bem estabelecida e, por isso, é importante consultar o médico ou nutricionista antes de tomar qualquer suplemento.

20. Ajuda a regular os níveis de minerais no organismo:

Os minerais são excretados do nosso corpo majoritariamente pela urina, e o boro evita que eles sejam desperdiçados e liberados antes de aproveitarmos tudo do que eles tem a oferecer. Entre esses minerais estão o cálcio e o magnésio, essenciais para o bom desenvolvimento dos nossos ossos.

Deficiências do boro:

Quando é obtido normalmente por meio da alimentação, não existe preocupação em relação à toxicidade do mineral. Entretanto, quando consumimos um suplemento de boro, é preciso tomar cuidado com as doses.

Isso porque a ingestão de porções altas do produto pode trazer reações como náusea, irritabilidade, tremores, convulsão, fraqueza, desconforto gástrico, vômito, diarreia, problemas de pele, palpitações no coração, ansiedade e depressão.

O boro não deve ser consumido simultaneamente ao estrogênio, sob o risco de causar o excesso do hormônio no organismo. Isso causa efeitos como diminuição da libido, impotência, disfunção erétil, calvície, ginecomastia (crescimento de mamas em homens), aumento da massa de gordura, crescimento da próstata, câncer dos testículos e câncer de próstata.

Além disso, o suplemento de boro pode diminuir os níveis de fósforo no sangue de algumas pessoas. O produto também pode reduzir a quantidade de magnésio que é eliminado por meio da urina, o que tem como consequência o aumento dos níveis de magnésio no sangue.

O excesso de magnésio no organismo pode causar sintomas como diarreia, hipotensão (diminuição da pressão arterial) e fraqueza e fadiga muscular.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe um comentário