Os 25 Benefícios do Azeite de Oliva Para a Saúde

Tudo Sobre Os 20 Benefícios do Azeite de Oliva Para a Saúde!

Os 25 Benefícios do Azeite de Oliva Para a Saúde
4.8 (95%) 76 votes

Benefícios do Azeite de Oliva que você precisa conhecer. Além disso, entre os óleos comestíveis comercializados mundialmente, o Azeite de Oliva é um dos mais importantes e antigos do mundo e muito utilizado na culinária mediterrânea.

beneficios do azeite de oliva É rico em ácidos graxos monoinsaturados, principalmente o oleico (ômega-9), que possuem propriedades de reduzir concentrações sanguíneas de LDL (ou “mau” colesterol) e aumentar o HDL (“bom” colesterol).

O Azeite de Oliva também é rico em polifenois, responsáveis pelo seu sabor característico, e que possuem ação antioxidante, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, protegem contra alguns tipos de câncer, e tem papel importante na produção de compostos que mediam a inflamação no organismo.

Além disso, o teor de antioxidantes determina a estabilidade do azeite, ou seja, sua conservação e sua resistência.

Então, confira → Os 20 Benefícios do Azeite de Oliva Para a Saúde:

Benefício do Azeite de Oliva Para Perder Peso:

O Azeite de Oliva extra virgem pode ser de grande ajuda para as pessoas que desejam baixar de peso. Isso se deve a que ele contribui com uma sensação de saciedade e contém gorduras saudáveis que podem estimular a perda de peso.

Nesse caso, é recomendado consumi-lo com moderação, já que pode ter um efeito laxante no organismo.

Benefícios do Azeite de Oliva Para Aliviar Dores:

Por seus conteúdos de oleocanthal, o Azeite de Oliva tem uma ação anti-inflamatória que pode ajudar a reduzir dores associadas com as articulações e os músculos.

Várias investigações concluíram que as pessoas que consomem regularmente o Azeite de Oliva adoecem menos do que aquelas que não o consomem.

Benefícios do Azeite de Oliva Para Saúde Mental:

Por seus altos conteúdos de gorduras saudáveis monoinsaturadas, o Azeite de Oliva pode atrasar ou impedir a deterioração mental, o que está vinculado com doenças mentais, como o Alzheimer.

Benefícios do Azeite de Oliva por Fortalecer o Sistema Imunológico:

O sistema imunológico é muito importante para a saúde, já que é o responsável por atuar contra os vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem provocar doenças comuns e crônicas.

O Azeite de Oliva é rico em antioxidantes e outros nutrientes essenciais que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e oferecer proteção contra as doenças.

Benefício do Azeite de Oliva por Diminuir a Pressão Arterial:

Só três colheradas diárias de Azeite de Oliva podem ajudar a diminuir os níveis altos de pressão arterial. Segundo vários estudos, as gorduras saudáveis do Azeite de Oliva poderiam ajudar a reduzir a pressão arterial diastólica e sistólica.

Benefício do Azeite de Oliva Para Saúde da Pele:

Um dos melhores hidratantes naturais para a pele é o Azeite de Oliva. Embora no mercado existam muitos cremes hidratantes para usar todos os dias, o Azeite de Oliva é uma excelente alternativa que permite a você umedecer profundamente a pele, suavizá-la, prevenir os signos do envelhecimento precoce e protegê-lo dos danos ocasionados pelo sol.

beneficio do azeite de oliva

Benefício do Azeite de Oliva Saúde do Coração:

O consumo de azeite ajuda a manter o coração jovem. Com o tempo, o coração, artérias e veias também sofrem um processo de envelhecimento. Pesquisadores espanhóis descobriram que o azeite ajuda a manter a função cardíaca na velhice.

Pode ainda prevenir infartos. Um estudo com mais de 7000 pessoas acima de 65 anos na França, demonstrou que o grupo com maior consumo de azeite apresentou risco 41% menor de ter ataque cardíaco.

Benefício do Azeite de Oliva Para Tratar o Diabetes Tipo II:

Um estudo científico demonstrou que a dieta mediterrânea, rica em azeite, foi capaz de reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo II em 50% em relação a dietas de baixa gordura, derrubando por terra uma antiga teoria de que uma alimentação rica em gordura é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.

azeite de oliva beneficioIsso demonstra que mais importante que a quantidade de lipídeos na dieta é o tipo e qualidade dessas gorduras. Sendo uma fonte de gorduras extremamente saudáveis o azeite pode, assim, também ser extremamente benéfico na adoção de uma alimentação mais saudável e prevenção do diabetes.

Benefício do Azeite de Oliva por Diminuir o Risco de Depressão:

Estudo publicado por uma universidade da Espanha indicou que o azeite tem papel protetor contra o desenvolvimento de depressão.

Durante seis anos 12000 voluntários foram acompanhados e o grupo que consumiu Azeite de Oliva como fonte principal de gorduras teve risco 48% menor em desenvolver depressão do que o grupo que consumiu altas quantidades de gorduras trans, sendo que a quantidade de gordura trans estava diretamente ligada à probabilidade de ter a doença.

Benefício do Azeite de Oliva Para o Cabelo:

O Azeite de Oliva no cabelo também oferece muitos benefícios, pois atua como hidratante, aumentando a umectação natural dos fios. Por ser fonte de vitamina E, retarda o envelhecimento e ressecamento do cabelo.

Agora, confira → Outros Benefícios do Azeite de Oliva Para a Saúde:

  • Previne a arteriosclerose;
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;
  • Facilita a digestão;
  • Reduz o colesterol;
  • Acelera as funções metabólicas;
  • Produz efeito protetor e tônico da epiderme;
  • Serve como estimulante do crescimento;
  • Melhora a absorção de cálcio e minerais;
  • Reduz o colesterol ruim, por ser rico em gorduras monoinsaturadas. Veja como usar o azeite para este caso;
  • Previne aterosclerose e protege o coração, por ser rico em compostos fenólicos e vitamina E, que são fortes antioxidantes;
  • Previne doenças como câncer e diabetes tipo 2, por conter antioxidantes e por agir no hipotálamo, estimulando a saciedade;
  • Atua como anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico, por conter uma substância anti-inflamatória, o oleocanthal;
  • Reduz a pressão arterial, por facilitar a circulação sanguínea, já que estimula a dilatação dos vasos.

Além de reduzir o colesterol, o azeite ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Isso é devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. O Azeite é também uma fonte rica de vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.

Qual o Melhor Azeite de Oliva?

Os Azeites de Oliva extravirgem são considerados os melhores para consumo devido à baixa acidez. No momento da compra, deve-se preferir aqueles com embalagem de vidro e escuros, pois a incidência de luz pode oxidar o óleo. Em casa, também devem ser armazenados em local escuro, longe do calor.

Como Consumir Azeite?

O Azeite pode ser utilizado apenas na finalização dos pratos ou refogados simples, que não ficam muito tempo expostos ao calor, já que altas temperaturas alteram as características e Benefícios do Azeite de Oliva. Apenas uma ou duas colheres de sopa ao dia já oferecem todos os seus benefícios.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continue acompanhando nossas informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os 15 Benefícios do Chá de Amora Para Saúde

beneficios do suco de tangerina

Os 30 Benefícios do Suco de Tangerina Para Saúde