Temperos e Especiarias

6 benefícios da pimenta calabresa para saúde!

benefícios da pimenta calabresa que você nem imagina

A pimenta calabresa não apenas faz com que nossos alimentos sejam mais saboroso, mas também trazem um grande número de benefícios contra inflamações. Assim como em outras variedades das pimentas, a pimenta calabresa possui propriedades anti-inflamatórias.

Por meio de substâncias ativas, como a capsaicina, que atua combatendo a dor, ela pode auxiliar no tratamento da enxaqueca em seu estado inflamatório.

benefícios da pimenta calabresa que você nem imagina
benefícios da pimenta calabresa que você nem imagina

O que é a pimenta calabresa?

A pimenta calabresa é produzida a partir de pimentas originárias do Peru. É produzida no processo de desidratação da pimenta malagueta. Um coringa na cozinha, a calabresa pode ser utilizada desde os pratos mais simples até os mais elaborados.

Bastante utilizada na preparação de pratos mexicanos, ela também valoriza pratos cotidianos, como peixes, queijos, cremes, sopas e salteada sobre a pizza.

Quais os benefícios da pimenta calabresa?

1. Ajuda a prevenir as doenças cardíacas:

Estudos desenvolvidos em países com grande consumo de pimenta calabresa têm demonstrado que pessoas habituadas a consumir o fruto diariamente apresentam uma incidência menor de doenças relacionadas à coagulação do sangue.

Esse efeito, combinado com a ação da capsaicina sobre as inflamações, a circulação e os níveis de colesterol, tornam a calabresa uma boa adição para a dieta de quem está preocupado com a saúde do coração.

2. Combate o câncer:

A pimenta calabresa atua na prevenção do câncer de próstata, de ovários e de mama, entre outros. Cientistas já sabem que existem determinados mecanismos que podem induzir as células tumorais a se “suicidarem” através da programação bioquímica de alguns processos moleculares.

3. Ajuda a curar as feridas e machucados:

Como passa por um processo de ressecamento, a pimenta fica com sabor realçado. O ardor também é mais forte, por isso é necessário consumi-la com cuidado e moderação.

No entanto, o consumo diário da calabresa pode reduzir a formação de coágulos no sangue e aumentar a resistência física, agilizando o processo de cicatrização de machucados e feridas.

4. Para perder peso:

O consumo diário da calabresa pode contribuir para o controle do peso. Esse é um dos benefícios da pimenta mais procurados e que inclusive já é usado em suplementos alimentares.

São basicamente quatro os motivos pelos quais a calabresa ajuda a emagrecer: aumento da temperatura corporal, controle do apetite, metabolismo das gorduras e ação anti-inflamatória dos antioxidantes.

5. Ajuda a melhorar o humor:

Na próxima vez que estiver de mau humor ou muito estressado, experimente trocar o doce por um pouco de pimenta calabresa. Além de ser menos calórico, o fruto ainda estimula a produção de serotonina no cérebro.

6. Saúde dos olhos:

Luteína também presente na couve e no espinafre, é mais abundante nas pimentas verdes que são adicionadas a calabresa a partir da desidratação e flocagem das calabresa. Seu consumo está associado à saúde dos olhos.

pimenta calabresa
pimenta calabresa

Como usar pimenta calabresa:

Ovos Recheados:

Ingredientes:

  • 4 ovos cozidos
  • 1/4 de xícara de maionese
  • 2 colheres de parmesão ralado
  • 100g de bacon dourado
  • pimenta calabresa
  • sal

Modo de Preparo:

  • Cozinhe os ovos e corte-os ao meio para separar as gemas.
  • Corte uma base na clara, para que fique assentada no prato com a concavidade para cima.
  • Esfarele as gemas com uma colher e misturar a maionese e o queijo ralado.
  • Tempere com sal e a pimenta a gosto.
  • Com um saco de confeiteiro e bico pitanga, molde a gema de volta na concavidade do ovo.
  • Polvilhe bacon e sirva de aperitivo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] capsaicina reduz o nível de glicose sanguínea e aumenta as taxas de […]

Deixe um comentário