Orégão – O que é, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Orégão – O que é, Benefícios e Como Usar!
5 (100%) 5 vote[s]

Orégão – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, A planta Orégão também conhecida no Brasil como orégano é uma planta da família botânica das Lamiaceae e em latim chama-se Origanum vulgare L. Os Orégões são também conhecido por outros nomes: Orégão vulgar, manjerona brava e manjerona selvagem.

Oregao Os Orégões são difundido por toda a Europa, em terrenos de altitude média, soalheiros, secos e pedregosos. Naturalizado no continente americano.

Orégão o Que é:

O Orégão é uma planta vivaz, cujos caules erectos atingem até 60 cm de altura. As folhas são pequenas, de cor rosa púrpura proporciona vários Benefícios Para Saúde.

O Orégão é muito semelhante à manjerona, embora, ao contrário desta, costume encontrar-se em estado silvestre. É oriundo do Médio Oriente, e foi introduzido na Europa no século XVI.

Propriedades do Orégão:

Os Orégões são uma das ervas aromáticas mais populares da nossa cozinha pelo aroma e sabor que dão aos pratos, e que combinam bem com quase todos os alimentos. Mas, e tal como acontece com muitos dos temperos, o seu consumo também tem muitos benefícios para a saúde.

O Orégões Têm propriedades digestivas, isso por que ajuda nos casos de dispepsia, indigestão ou espasmos intestinais. as propriedades do Orégão ajuda também a proteger o fígado, graças à sua capacidade para eliminar as toxinas acumuladas, pelo que o seu consumo é aconselhável a pessoas com problemas hepáticos. Se tem problemas de gases, também ajudarão a facilitar a sua eliminação.

Orégões Também ajuda a melhorar os sintomas da síndrome pré-menstrual, como dores de cabeça, de estômago, irritabilidade e retenção de líquidos. As suas propriedades do Orégão anti-inflamatórias ajudam a aliviar os problemas nas costas e pescoço, como contracturas musculares, artrite, reumatismo, entorses ou distensões. Para isso, o melhor é utilizar azeite com Orégões e massajar a zona afectada.

Se estiver constipado, tiver tosse ou bronquite, irão ajudar a limpar os brônquios, por terem uma acção expectorante e anti-inflamatória das vias respiratórias. A isto junta-se o seu uso como anti-séptico, que o converte num potente antibacteriano.

Esta acção antibacteriana permite a sua utilização na forma tópica para desinfectar e ajudar a cicatrização de feridas e hematomas.

Os Orégões Também contribuem para melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda a prevenir problemas cardíacos e a formação de trombos.

Têm uma grande quantidade de antioxidantes, pelo que ajudam a prevenir o envelhecimento do organismo e aumentam a resistência para com as doenças degenerativas.

Benefícios do Orégão:

Combatem as Bactérias:

Os Orégões são um bom aliado contra a atividade microbiana. O Óleo de Orégão, por exemplo, é um potente agente antimicrobiano, dado que contém um composto essencial chamado carvacol.

Oregoes As suas propriedades são tão intensas que podem até mesmo matar o Staphylococcus aureus resistente à meticilina e a outros antibióticos.

Ajudam no Tratamento de Transtornos Gastrointestinais:

Os Orégões podem ser utilizados para tratar transtornos gastrointestinais, dores menstruais, dores de ouvido, bronquite, dores musculares, dores de dentes, alergias, fadiga, dores de cabeça e distúrbios do trato urinário. Também podem ser aplicados topicamente para ajudar a tratar uma série de doenças da pele, tais como o acne e a caspa.

Auxiliam na Prevenção Contra o Câncer da Mama:

Uma equipa de biólogos da Universidade dos Emirados Árabes Unidos explicou na revista PLoS ONE que a atividade anti-cancerígena dos Orégões promove a detenção do ciclo celular e a apoptose (ou seja, a morte das células cancerígenas) em pacientes com cancro da mama.

Têm uma Ação Anti-inflamatória:

Investigadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, e da ETH de Zurich identificaram um ingrediente ativo nos Orégões, conhecido como beta-cariofilina (E-BCP) – que pode ser útil contra doenças como osteoporose e arteriosclerose.

Como Usar o Orégão:

Verrugas:

  • Aplique uma gota de manhã e noite usando um cotonete.

Problemas de Pele:

  • misture 3 a 5 gotas do óleo.
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite.
  • Aplique na área afetada.

Inflamações Internas:

  • Para combater e prevenir o aparecimento de alergias, gripes e outras infecções junte
  • 1 a 2 gotas do óleo
  • 1 copo de água
  • tome 3 vezes por semana.

Gripes e Constipações:

  • junte 1 a 2 gotas do óleo
  • 1 copo de água e tome.

Artrite:

  • Misture 5 gotas do óleo
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite
  • Aplique na área afetada.

A planta não deve ser consumida por mulheres gestantes, segundo o especialista em ervas F. Binker, que publicou uma pesquisa no MotherNature.com, quando consumido em excesso, o orégão pode causar abortos em gestantes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *