Temperos e Especiarias

19 benefícios do pinhão para saúde e beleza!

beneficios do pinhao

Os benefícios do pinhão são diversos, pois, é a semente da Araucária, árvore símbolo do Paraná, muito consumido na época fria do ano ele é uma semente de sabor acentuado, macia, e muito apreciada.

beneficios do pinhao
benefícios do pinhão

Essas sementes foram consumidos como alimento desde o período Paleolítico e hoje são mais consumido como um ingrediente em molho.

Valores nutricionais:

Cada 135g de pinhão contém:

  • Calorias: 909 k calorias
  • Proteínas: 31g
  • Carboidratos: 18g
  • Gordura Total: 91g
  • Fibra: 5 g
  • Colesterol: 0 g
  • Sódio: 3 mg
  • Magnésio: 251 mg
  • Cálcio: 16 mg
  • Vitamina E: 9,33 mg
  • Vitamina B3: 4,387 mg
  • Açúcares: 3,59 g
  • Ferro: 5,53 mg

Como você pode conferir, essa semente é um alimento que contém a maioria dos nutrientes vitais exigidos pelo nosso corpo. Além disso, ele também é uma boa fonte de zinco, vitamina B2 e potássio.

Benefícios do pinhão para saúde e beleza:

1. Previne a anemia:

O pinhão previne a anemia pois é rico em ferro e cobre.

2. Saúde do coração:

A semente é rica em gorduras monoinsaturadas, que colaboram com a prevenção de doenças cardiovasculares.

3. Perder peso:

Ele contribui com a perda de peso porque libera ácido linoleico no organismo. Além disso, essa substância, por sua vez, atua como supressor da fome, ou seja, diminui a vontade de comer e prolonga a saciedade.

4. Melhora o funcionamento do intestino:

O pinhão é uma fonte de fibras, por isso pode ser um poderoso aliado do intestino. Além disso, com o trânsito intestinal funcionando corretamente, a pessoa não sofre com prisão de ventre ou inchaço abdominal.

5. Contra o envelhecimento:

Essa semente tem poderosas propriedades antioxidantes, por isso combate o envelhecimento.

6. Saúde dos olhos:

Essa semente faz bem para a saúde dos olhos porque tem quantidades significativas de luteína, um antioxidante que previne degeneração ocular.

7. Para memória:

Além disso, o pinhão melhora a memória, graças aos carboidratos que ela fornece.

8. Reduz o colesterol:

O consumo regular de pinhão é um muito adequado para reduzir o colesterol alto. Além disso, graças à sua riqueza em ácidos graxos essenciais.

9. Fortalece o sistema imunológico:

Ele é rico em vitamina E e zinco, que são alguns dos nutrientes ideais quando precisamos fortalecer nosso sistema imunológico de forma natural.

10. Controlar a pressão arterial:

Além disso, essa semente é uma excelente fonte de magnésio e potássio que é importante para manter uma pressão arterial normal.

11. Aumenta a fertilidade:

São excelentes para casais que querem para ter filhos, graças à sua riqueza de zinco. Além disso, um elemento essencial para o bom funcionamento do esperma, bem como para sua qualidade.

12. Contra o câncer:

A fibra da semente também ajuda na eliminação de agentes cancerígenos, bem como seu teor de ácido fólico dá-lhe a capacidade de prevenir a leucemia.

13. Aumenta a energia:

Se você está com a energia baixa, ele pode ajudar a fornecer um impulsos de energia natural, de modo fácil e rápido. Além disso, é devido ao seu alto teor de proteína e magnésio.

14. Para pele:

Ele ajuda a reduzir uma série de problemas de pele como prurido, psoríase, espinhas, eczema, sarna e feridas. Dão à pele a aparência revitalizada e fresca.

15. Alivia a cólica:

O seu Omega 6, torna um alimento útil para tratar alguns sintomas negativos da síndrome pré-menstrual, como cólica, inchaço ou irritabilidade.

pinhao
pinhão

16. Rico em ferro:

Além disso, os Pinhões são uma grande fonte de ferro, que é um nutriente essencial para muitos processos do corpo, incluindo a circulação e regulação do nervo.

17. Saúde do cabelo:

O pinhão é uma rica fonte de Vitamina E, uma vitamina conhecida por impulsionar o crescimento do cabelo. Além disso, também mantém o couro cabeludo em boas condições.

18. Dores musculares:

O pinhão também contêm magnésio, que ajuda a tratar cãibras musculares, fadiga e tensão.

19. Para o fígado:

Além disso, eles também são as únicas nozes com maior concentração de ácido oleico. Além disso, o ácido oleico é uma gordura mono-saturada que ajuda o fígado a eliminar os triglicerídeos nocivos do corpo.

Efeitos colaterais:

Pessoas com alergias ao amendoim ou alergias a outras nozes podem ter uma reação alérgica á essas sementes.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário