Temperos e Especiarias

30 benefícios do quiabo para saúde!

Benefícios - Quiabo

O quiabo é o fruto da Abelmoschus esculentus, uma planta da família da malva (Malvaceae). Além disso, o quiabo é uma hortaliça de clima quente e originária da África, tendo sido trazida para o Brasil pelos escravos. Desde então, a hortaliça passou a fazer parte da culinária brasileira.

Na verdade, ele é uma cápsula fibrosa cheia de sementes que é colhida antes de chegar à fase de maturação. No entanto, geralmente, a hortaliça é verde, possui uma forma de cápsula, é seca e apresenta um líquido viscoso em seu interior.

benefícios do quiabo
benefícios do quiabo

O quiabo é uma grande fonte de vitaminas, principalmente a Vitamina A, Vitamina C e B1. Também se destaca por possuir cálcio, que possui papel importante no fortalecimento dos nossos ossos.

Além disso, existem relatos na literatura de pacientes que se alimentaram desse fruto e tiveram melhoras em problemas como colesterol, refluxo, úlcera e asma. No entanto, nesse último caso, o benefício está associado ao elevado teor de Vitamina C. Portanto, popularmente, o quiabo também é usado no tratamento de depressão e ansiedade.

Benefícios do quiabo para saúde:

1. Proteger a visão:

O quiabo contém betacaroteno (precursor da vitamina A) e os antioxidantes luteína e zeaxantina, portanto, sendo, ótimo para prevenir problemas oculares como glaucoma e catarata.

2. Evita a obesidade:

As fibras do quiabo diminuem a compulsão alimentar, além de favorecer a desintoxição do organismo, dificultando o acúmulo de gordura corporal.

3. Controlar o colesterol:

O quiabo contém fibras que não só ajuda na eliminação de fezes, mas também no controle do mau colesterol.

4. Cura Úlceras:

No entanto, ele é anti-inflamatório e fornece uma camada protetora temporária para o trato digestivo, acelerando a cicatrização de úlceras pépticas.

5. Fortalecer os ossos:

Ele contém folatos, cálcio, magnésio, Vitamina K e, por isso, fortalece os ossos, previne a osteoporose e restaura a densidade óssea.

6. Reduz o colesterol:

Além disso, a fibra solúvel  ajuda na redução do soro (mau) colesterol e previne a aterosclerose.

7. Limpar a Pele:

O quiabo é rico em Vitamina C e é muito bom para tratar psoríase, acne, prevenir a pigmentação da pele, e outras condições da pele.

8. Gravidez e desenvolvimento fetal:

O quiabo é ótimo para as futuras mamães, pois ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto e age na prevenção de abortos espontâneos.

9. Combater doenças nos órgãos genitais:

Ele trata distúrbios genitais, como a sífilis, menstruação excessiva, leucorreia, disúria (dificuldade de urinar), gonorreia. Além disso, aumenta a potência sexual.

10. Para asma:

O ele pode reduzir os sintomas da asma graças à sua elevada quantidade de Vitamina C, seus antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias.

11. Prevenir o câncer de cólon:

O quiabo com a sua fibra insolúvel limpa o trato intestinal, diminuindo o risco de câncer de cólon-retal.

quiabo
quiabo

quiabo

12. Fortalecer a imunidade:

Os antioxidantes ajudam o sistema imunológico a lutar contra os radicais livres e outras ameaças.

13. Melhorar a Digestão:

No entanto, ele e suas fibras, como a pectina, facilitam o trabalho dos órgãos responsáveis pela digestão.

14. Rica em fonte de proteína:

Ele é excelente fonte de proteína vegetal de primeira linha e de aminoácidos como triptofano.

15. Benefícios para o cabelos:

Além disso, o quiabo é um grande condicionador dos cabelos, combate a caspa e piolho, hidrata o couro cabeludo.

16. Melhorar a disposição:

O quiabo aumenta a energia e combate a fraqueza e a exaustão.

17. Combater a prisão de ventre:

O alto teor de fibras e a “baba” ajudam a facilitar os movimentos intestinais, funcionando como um laxante suave.

18. Propriedades probióticas:

As boas bactérias do intestino prosperam com o quiabo, beneficiando a saúde do trato intestinal.

19. Prevenir o diabetes:

O quiabo ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

20. Facilita a circulação:

Além disso, esta hortaliça ajuda a melhorar a estrutura dos capilares sanguíneos.

benefícios do quiabo
benefícios do quiabo

21. Combate doenças respiratórias:

para o tratamento de bronquite e pneumonia faça uma decocção de folhas e flores. Sua “baba” qualidade é um excelente remédio para o tratamento de gripe e resfriado.

22. Combater a anemia:

O quiabo é fonte de ferro, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e na prevenção e combate à anemia.

23. Problemas respiratórios:

O quiabo é bom para tratar bronquites e pneumonia, fazendo uma decocção de folhas e flores. Portanto, ele também atua contra a gripe e resfriados.

24. Alimento probiótico:

Grandes organismos microscópicos (probióticos) da flor age extraordinariamente no trato intestinal. Isso ajuda a biossíntese de vitamina B, e ajuda o sistema digestivo.

25. Combate a Anemia:

O ferro contido no quiabo ajuda a formação de hemoglobina, ácido fólico e Vitamina K para a coagulação do sangue e na criação de plaquetas vermelhas, combatendo assim, a anemia.

26. Desintoxicante:

Além disso, ele contém fibras que ajuda a fezes trabalho e absorve colesterol e ácidos biliares.

27. Combater de úlceras:

O quiabo contém ajuda a neutralizar os ácidos e proporciona uma cobertura defensiva temporária no trato digestivo, acelerar a recuperação das úlceras pépticas.

Então, confira os Benefícios da Quiabo Para Saúde e Beleza:

28. Fortalecer os ossos:

A Vitamina K presente neutraliza fortalece os ossos e osteoporose e restauração da densidade óssea.

29. Saúde dos olhos:

Ajuda a prevenir problemas oculares, como o glaucoma, a catarata, é que, como ele contém beta caroteno, e todas as propriedades de reforço celular da a luteína e a xantina.

30. Combater as Caspa:

O quiabo melhora a condição geral do couro cabeludo e combate a caspa. Ele hidrata o couro cabeludo e mantém a caspa longe do couro cabeludo.

ATENÇÃO: Além disso, como vimos, o consumo é considerado seguro para todos. No entanto, cabe o bom senso de consultar um médico ou profissional de saúde para obter informações mais precisas se este vegetal pode ou não ser adicionado à sua dieta.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] Toranja contém um bom nível de vitamina A e flavonoides antioxidantes que ajudam a tratar a o envelhecimento. Além disso, a Toranja ajuda a […]

Deixe um comentário